Tipos de ameixa destacam diferentes sabores e benefícios

Inicio » Agricultura » Tipos de ameixa destacam diferentes sabores e benefícios
23/10/2019 Por
Tipos de ameixa destacam diferentes sabores e benefícios

As frutas da ameixeira vermelha e amarela são alguns dos tipos de ameixa mais comumente encontrados

A ameixa é uma fruta com alto teor nutritivo. Ela é rica em nutrientes como, por exemplo, sais mineiras e vitaminas do complexo B. Mas vale ressaltar que existem diversos tipos de ameixa, sendo que cada uma delas conta com propriedades específicas e diferenciadas.

Além das propriedades, os tipos de ameixa se diferem na coloração. No entanto, existem benefícios que são comuns a todos os frutos vindos da árvore denominada ameixeira.

Tipos de ameixaQuais são os tipos de ameixa?

Dentre os tipos de ameixa existentes na natureza, as mais conhecidas e que merecem grande destaque são a ameixa amarela, a ameixa preta, a ameixa verde e a ameixa vermelha. A fruta, por sua vez, pode ser encontradas nas versões in natura ou seca.

Todas as variedades citadas contam com algumas propriedades principais, sendo elas:

  • fibras em quantidade significativa
  • potássio
  • antioxidantes
  • cálcio
  • magnésio
  • proteínas
  • vitamina C

Qual a diferença entre os tipos de ameixa?

Existe na ameixa uma substância responsável pela sua pigmentação, denominado de punicianina. Ele é o responsável por diferenciar as cores desta fruta e, pela sua presença, encontramos as seguintes cores de ameixa na natureza.

Tipos de ameixa

  • Ameixa preta: é rica em antioxidantes e dentre seus componentes destaca-se uma espécie de açúcar que estimula o intestino a trabalhar melhor, o sorbitol. Além disso, possui vitaminas do complexo A, B, C, E e K e sais minerais, tais como, fósforo, magnésio e cobre.
  • Ameixa amarela: também chamada de nêspera, ameixa-japonesa e ameixa do pará, é rica em carotenoides. Essas substâncias, por sua vez, contribuem com a saúde da pele e o bom funcionamento do sistema imunológico e da visão.
  • Ameixa vermelha: um dos tipos de ameixa mais conhecido, se destaca pela presença flavonoides, que possuem ação anti-inflamatória e, inclusive, diminuem o risco do desenvolvimento de câncer.
  • Ameixa verde: é uma variedade utilizada principalmente na confeitaria, graças a seu sabor. Além disso, traz diversos benefícios ao corpo e é pouco calórica.

Qual a diferença entre ameixa seca e in natura?

A ameixa seca já passou pelo processo de desidratação, logo, ela possui menor quantidade de água e uma concentração mais alta de açúcar. Justamente por isso, a fruta seca não é recomendada para quem tem diabetes.

A versão in natura da fruta, por sua vez, preserva todos os seus nutrientes essenciais. Mas, para aproveitá-los ao máximo, o indicado é consumir o fruto com a casca; pois ela é rica em fibras, excelentes para o intestino.

Tipos de ameixa

Os benefícios da ameixa

A ameixa é uma fruta que faz muito bem ao organismo. Entre os seus benefícios, podemos citar os seguintes:

  1. A sensação de saciedade promovida pela fruta;
  2. A ação antioxidante que combate os radicais livres do organismo;
  3. As suas propriedades anti-inflamatórias;
  4. A ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce do coração.

Tais benefícios são comuns a todos os tipos de ameixa citados. Além disso, a fruta também é benéfica para o sistema imunológico, pode adiar a manifestação do Alzheimer e inclusive, é indicada para prevenir anemia.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo