Vitamina K é ótima para os ossos e também para o sangue

Inicio » Agronegócio » Vitamina K é ótima para os ossos e também para o sangue
15/01/2021 Por
Vitamina K é ótima para os ossos e também para o sangue

Assim como muitas outras vitaminas, a vitamina K é muito importante para o organismo humano. Ela é responsável por regular várias funções e auxiliar na melhora da saúde.

Por isso, nesse artigo, você vai conhecer as principais informações sobre vitamina K para que tenha uma saúde cada vez melhor!

Vitamina K

O que é vitamina K?

Vitamina K é uma substância necessária para o funcionamento do corpo humano e que não é fabricada pelo próprio organismo. Com isso, é preciso consumir alimentos que tenham essa vitamina.

Ademais, a vitamina K tem a principal função de regular o metabolismo ósseo e a coagulação do sangue. Isso acontece graças à participação que ela exerce nas proteínas responsáveis por essa questão.

Além disso, existem tipos de vitamina K, que são:

  • K1;
  • K2;
  • K3.

Essa vitamina foi descoberta em 1929 por Henrik Dam quando notou que a substância tinha capacidade de diminuir quadros de hemorragia por falta de gorduras na alimentação.

Em geral, a quantidade necessária para o corpo é possível extrair da alimentação balanceada. Quando é ingerida, a vitamina é absorvida pelo intestino, com isso é levada através das vias linfáticas para o corpo todo.

Ademais, o corpo retém e faz uma reserva dessa vitamina no fígado. No entanto, a reserva é rapidamente utilizada pelo organismo.

Além disso, é muito importante repor a vitamina K diariamente. Isto porque cerca de 50% da vitamina ingerida é eliminada pelas fezes e 20% pela urina. Com isso, o risco de ter deficiência dessa substância é maior.

Com isso, agora você já sabe melhor para que serve a vitamina K e o que faz a vitamina K, podendo cuidar melhor para que o organismo tenha sempre os níveis certos dessa substância.

Importância da vitamina K

A importância da vitamina K é grande, principalmente para a ativação de proteínas que são responsáveis pela coagulação do sangue e pela fixação de cálcio no corpo. Sendo assim, é uma vitamina de extrema relevância para a saúde dos ossos e cardiovascular.

Além disso, é uma vitamina importante por oferecer vários benefícios à saúde. Um dos principais é a manutenção da saúde até a velhice. Isso foi constatado através de estudo recente que foi publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Com isso, a resposta de para que serve essa substância no organismo está cada vez mais clara, pois mais benefícios são encontrados com o passar do tempo. Isso é decorrência do avanço dos estudos na área da ciência, com utilização de tecnologia de ponta e testes diferenciados que são criados a todo momento.

Vitamina K

Deficiência de vitamina K e suas consequências

Assim como todas as vitaminas, a deficiência de vitamina K gera consequências ao organismo. Em geral, quem possui essa deficiência pode apresentar alguns sintomas, como:

  • Manchas escuras pela pele;
  • Sangue na urina e nas fezes;
  • Má formação óssea;
  • Deposição de sais de cálcio pelas paredes das artérias;
  • Saída de sangue através da boca.

Além disso, as consequências da deficiência dessa substância, entre outras, são a osteoporose e possibilidade de hemorragia. Isso porque a substância não está presente no corpo auxiliando na função da vitamina K, que é a coagulação natural do sangue.

No entanto, não é tão difícil suprir a necessidade dessa vitamina no organismo. Isto porque a ingestão de pequenas quantidades já basta para que as necessidades sejam contornadas. Para mulheres na faixa dos 19 a 30 anos, a ingestão de 90 µg vit. Kg/dia já é o suficiente. Em homens, o ideal é de 120 µg vit. Kg/dia.

Ademais, é possível fazer suplementação dessa vitamina quando a alimentação não está fornecendo o suficiente. Porém, isso somente pode ser realizado com a orientação médica.

Toda vitamina só pode ser suplementada quando, de fato, está em falta no organismo. E para saber isso é necessário realizar exames laboratoriais para que a dosagem cerca possa ser estabelecida.

Isso porque o excesso dessa substância, assim como o excesso de outras vitaminas, pode acarretar problemas na saúde.

Alimentos ricos em vitamina K

O ideal é que a alimentação contenha a quantidade necessária de vitaminas para o corpo. Dentro disso, existem alimentos ricos em vitamina K.

Em geral, as fontes de vitamina K são os alimentos verde escuros. Consumindo alimentos com essa coloração, além dessa vitamina, você ingere muitos outros nutrientes que são essenciais para o organismo, como ácido fólico, vitamina A e ferro.

Sendo assim, os principais alimentos que oferecem vitamina K ao organismo são o agrião, brócolis, couve, mostarda e alface. Além disso, alimentos como chicória e acelga também são ricos nessa substância.

Ademais, o espinafre também é uma fonte dessa vitamina e tem um teor calórico bem baixo, o que já auxilia em outras questões da dieta.

O almeirão também pode conter essa vitamina, assim como a soja fermentada, vários tipos de iogurtes e os queijos fermentados.

Vitamina K

Qual fruta tem vitamina K?

Além de verduras, alguns grãos e produtos de origem animal, a vitamina K também é presente em muitos tipos de frutas.

Uma das fontes é a uva escura, que também é muito rica em vitamina C, potássio e ferro. Ademais, o figo é outra fruta que contém a substância, além das amoras. Nas amoras, a presença dessa substância está na casca, junto a outros nutrientes como antioxidantes e fibras.

Muitas outras frutas também podem fazer parte da alimentação para obter os benefícios da vitamina K, como a ameixa, que é uma das principais. O consumo de ameixa seca proporciona cerca de metade da dose diária da vitamina, o que é excelente.

Além disso, o tomate também é outra fruta que contém essa vitamina. Podemos destacar, também, o abacate, o kiwi, o mirtilo e a romã.

Dependendo da fruta, pode ser que a quantidade presente não seja tão grande quanto nas verduras. No entanto, é bom ter uma alimentação rica em variados alimentos, por isso é sempre bom consumir frutas diariamente.

Dessa forma, é importante ter uma alimentação completa e fazer exames periodicamente para constatar os níveis de vitamina K e de outros nutrientes no organismo. Com isso, sua saúde só tem a agradecer! Não deixe de cuidar do seu corpo. Ele é seu veículo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo