Yara Brasil é uma grande empresa de fertilizantes

Inicio » Agronegócio » Yara Brasil é uma grande empresa de fertilizantes
15/01/2021 Por
Yara Brasil é uma grande empresa de fertilizantes

Empresa tradicional do ramo agrícola, a Yara Brasil integra o grupo Yara, com mais de 100 anos de fundação e forte atuação no Brasil.

Dessa forma, a Yara Brasil atua para auxiliar o produtor rural na busca por produtividade e qualidade, através de seus produtos como os fertilizantes. A presença da empresa no país se estende sobre grande parte dos estados produtores de grãos.

yara brasil

Empresa Yara Brasil

A Yara Brasil é uma grande empresa de fertilizantes, ligada a gigante Yara, com origem na Noruega. A Yara por sua vez, é uma multinacional que conta com operações de vendas, produção, serviço, pesquisas e suporte nas Américas, África, Europa e Ásia. Fundada em 1905, a Yara hoje conta com cerca de 16 mil colaboradores e atua com vendas para mais de 160 países.

O uso de fertilizantes no Brasil é concentrado principalmente em culturas como a soja, milho e café. Assim, o Brasil tem um papel fundamental nos negócios da Yara, sendo um dos principais responsáveis pelo sucesso da empresa hoje.

O país representa cerca de um quarto do faturamento global da empresa, integrando 1/3 do quadro de colaboradores e das operações da empresa no mundo. Com isso, são mais de 25 mil produtores rurais assistidos pela Yara Brasil. Por isso, a empresa vem investindo em soluções para os mais variados tipos de solos e culturas encontrados no Brasil.

A sede brasileira da empresa está localizada em Porto Alegre, mas conta com escritórios em São Paulo e Paulínia. Além disso, a empresa está presente nos maiores polos de produção agrícola no país. Possui fábricas de produção e vinte e quatro unidades misturadoras de fertilizantes. Ademais, também conta com duas unidades de produção de soluções ambientais, cinco unidades de mineração e duas unidades portuárias.

Fertilizantes Yara Brasil

No ano 2000, – ainda sob o nome de Hydro – a empresa buscou melhorar sua posição no Brasil e adquiriu a empresa de fertilizantes Adubos Trevo. Em 2013 realizou outra aquisição, dessa vez da Bunge Brasil.

Contudo, mais recentemente, seguindo na linha de investimentos no país, a Yara Brasil inaugurou em 2018 em Sumaré, São Paulo, a primeira fábrica de fertilizantes foliares e micronutrientes da linha YaraVita no Brasil. Aliás, essa é a segunda unidade no mundo. O processo de fabricação dos fertilizantes utiliza tecnologia europeia de formulação e padrões internacionais na seleção de matérias-primas.

A utilização de fertilizantes se reflete na nutrição das plantas e influencia o rendimento, a qualidade e sanidade de todas as culturas. Dessa forma, a empresa apresenta soluções para cultivos como:

  • algodão;
  • banana;
  • batata;
  • cana-de-açúcar;
  • citros;
  • milho;
  • soja;
  • café;
  • tomate;
  • trigo.

yara brasil

Yara Brasil complexo de Rio Grande

Outro grande investimento da multinacional é a modernização do Complexo de Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul. Assim, esse será o maior complexo da América Latina em fertilizantes. Lá serão produzidos basicamente dois produtos: o superfosfato simples (SFS) e o YaraBasa.

Com a ampliação do complexo de Rio Grande, previsto para 2021, a empresa pretende aumentar a capacidade de produção de fertilizantes. De 650 mil toneladas produzidas ao ano, a meta é atingir 1,2 milhão de toneladas anuais.

Ademais, para aumentar a extração do fosfato e reduzir a dependência de importações, a empresa investe em um Complexo na Serra do Salitre em Minas Gerais. Depois de pronto, o projeto terá capacidade de produção de cerca de um milhão de toneladas de rocha fosfática por ano.

Dessa forma, por meio de projetos e investimentos, a Yara Brasil segue contribuindo para o desenvolvimento da agricultura sustentável no país, sendo um dos destaques do ramo de fertilizantes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo