Pedologia estuda os solos em seu ambiente natural

Inicio » Agricultura » Pedologia estuda os solos em seu ambiente natural
01/11/2020 Por
Pedologia estuda os solos em seu ambiente natural

Pedologia é uma ciência pouco conhecida, mas essencial. Na terminologia moderna, a pedologia é o ramo da ciência do solo que integra e quantifica a formação, morfologia e classificação de solos como corpos naturais da paisagem.

A pesquisa pedológica básica também é direcionada à reconstrução de ambientes passados ​​da superfície terrestre, integração de bancos de dados de recursos naturais e até mesmo a extensão dos conceitos de desenvolvimento do solo a sistemas extraterrestres. Saiba mais sobre a pedologia no artigo de hoje.

Pedologia

O que é pedologia?

Pedologia é um ramo da ciência do solo. De fato, ela está intimamente relacionada à edafologia e consiste no estudo dos solos encontrados na natureza. A pedologia pesquisa as origens do solo (pedogênese), bem como a morfologia dos solos e depois as classifica.

As contribuições dos pedologistas podem ser trazidas para a ciência dos sistemas terrestres de maneira especialmente poderosa e empolgante através da análise de sistemas de informações geográficas. Os solos são valiosos para o estudo da evolução biológica e físico-química na Terra, afinal de contas.

Existem isótopos estáveis ​​para vários elementos químicos comumente encontrados no solo e na água, e a raridade natural de alguns deles é usada como marcadores ambientais ou “assinaturas” de processos pedológicos de grande interesse.

A aplicação de estudos de isótopos estáveis ​​à pesquisa da pedologia expandiu-se bastante à medida que a consciência de sua utilidade aumentou entre os cientistas básicos do solo.

Curso de pedologia

Além disso, no curso de pedologia, os pedologistas estudam as relações entre a pedosfera (o solo) e o clima em suas muitas facetas, bem como as relações dos organismos no solo (incluindo plantas e animais), bem como as composições minerais e os efeitos do solo na paisagem e na geografia.

Durante o ciclo de vida do solo as camadas são formadas, criando profundidade e horizontes na composição do solo que podem ser analisados ​​e estudados em busca de pistas sobre as origens e os valores nutricionais do solo.

Os pedologistas combinam a análise natural do solo e de seus ambientes com preocupações e consequências agrícolas, reunindo todo o campo das ciências do solo. Além das aplicações práticas que o solo deixa para os agricultores e para quem anda na Terra, os pedologistas podem interpretar a história do solo para fazer previsões sobre como coisas como aquecimento global e poluição afetarão o solo no futuro.

Há muito conhecimento histórico que entra em pedologia, além de conhecimentos sobre clima, biologia, hidrologia, geologia, ecologia e outras ciências ambientais essenciais. Como você pode imaginar, quase tudo na Terra afeta ou é afetado pelo solo, muitas vezes por ambos!

O conhecimento de eventos passados ​​na história da Terra, como terremotos, vulcões e ataques de meteoros, também são essenciais ao interpretar o solo e adivinhar a história dessa amostra em particular.

Pedologia

Estudo do solo

O estudo do solo pode ser categorizado em padrões usando os horizontes ou as camadas de som em uma amostra.

À medida que o solo envelhece, torna-se mais homogêneo; portanto, uma amostra relativamente nova do solo pode ter muitos horizontes, enquanto uma amostra que não foi perturbada por muitos (muitos) anos será parecida em grande parte.

Além disso, fatores como o número de horizontes do solo, a posição e a idade da amostra são usados ​​para determinar o que aconteceu com o solo no passado, onde ele se originou e o que poderia acontecer com ele no futuro.

De fato, o solo está constantemente corroendo e mudando e é muito diferente de um lugar para outro. Ambientes e climas (por exemplo, um deserto versus um pântano) conteriam solos que são quimicamente e composicionalmente muito diferentes um do outro.

De fato, essas diferenças podem ser usadas para rastrear a história de uma amostra de solo de um lugar para outro ou para caracterizá-la como sendo de um local específico. Com o tempo, os solos são alterados, criados e destruídos, dificultando essa ciência de maneiras concretas.

Os pedologistas entendem a importância de saber de onde o solo vem para determinar o que pode acontecer com ele no futuro. Por exemplo, como a humanidade mudou a composição dos solos em diferentes locais do mundo e muito mais.

Isso é extremamente difícil de determinar, no entanto, devido ao longo período geológico e à relativa falta de amostras adequadas de “solo velho” que podem ser analisadas em comparação com amostras mais novas para criar uma linha do tempo de pedogênese ao longo dos milênios.

O estudo contínuo do solo e de como o solo é criado, seus padrões e o futuro de suas interações com todos os seres vivos e não-vivos é incrivelmente importante.

O que é um pedologista?

Pedologista é alguém que, em virtude do ensino superior especializado, treinamento e experiência com solos – esse grupo de corpos naturais ocupando a porção não consolidada da superfície da Terra e possuindo propriedades físicas e químicas devido ao efeito combinado do clima e dos organismos vivos, como modificado pela topografia e pelo tempo – é capaz de:

  • Identificar os solos como unidades naturais da paisagem;
  • Diferenciar os tipos de solo e unidades de paisagem e documentar sua localização em fotografias aéreas ou outro mapa-base adequado;
  • Descrever suas características e propriedades e reconhecer suas limitações para vários usos da terra;
  • Promover sua utilização sábia;
  • Desse modo, a pedologia é um dos principais ramos da ciência do solo, que trata da formação, descrição e classificação de solos.

Pedologia

O que faz um cientista certificado do solo?

  • Mapeia e descreve solos;
  • Observa solos no campo;
  • Identifica solos com base em um conjunto estabelecido de características morfológicas;
  • Estuda amostras e análises de solos;
  • Realiza amostragem e análise de campo.

Além disso, interpreta os dados químicos e de engenharia de laboratório obtidos usando métodos padrão e classifica os solos com base em:

  • Textura;
  • Cor;
  • Material principal;
  • Umidade;
  • Química;
  • Temperatura;
  • Mineralogia.

Investigações no local por cientistas certificados da pedologia ainda podem determinar a adequação de uma propriedade para todos os seguintes usos da terra:

  • Campos de filtro de fossas sépticas;
  • Habitações;
  • Estradas e ruas;
  • Agricultura;
  • Áreas de acampamento e piquenique;
  • Playgrounds;
  • Trilhas para caminhadas e passeios a cavalo;
  • Preservação de áreas úmidas.

Desse modo, conclui-se que a pedologia tem muitas aplicações importantes e indispensáveis.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo