A flora do pantanal é rica tanto em diversidade quanto em quantidade, e passa por diversas transformações ao longo do ano
A flora do pantanal sofre influência de outros biomas brasileiros, como a Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. Assim, um grande destaque do pantanal são as suas áreas alagáveis, que mudam completamente a paisagem na época de chuvas.
Sem a flora do pantanal, portanto, não haveria vida. Milhares de mamíferos e aves que vivem no ecossistema dependem da vegetação para sobreviver.
O que é flora do pantanal?
Flora do pantanal é a quantidade e a variedade de plantas que compõem o bioma brasileiro. O pantanal, portanto, fica localizado entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. A região abriga milhares de espécies da flora nacional em uma área de aproximadamente 250 quilômetros quadrados.
O pantanal, então, é considerado um Patrimônio Mundial pela Unesco. Neste ambiente vivem e proliferam os mais exuberantes tipos de vida, desde animais, insetos, aves, até vegetais.
A riqueza da biodiversidade e as exuberantes paisagens são muito apreciadas pelos turistas, que frequentam a região constantemente.
Conhecendo a flora do pantanal
A vegetação do pantanal é riquíssima e representa uma importância fundamental para o meio ambiente do Brasil. Dentro do ecossistema, então, já foram catalogadas as mais diferentes espécies.
Quer saber como é a flora do pantanal? Confira aqui:
- Mais de 3.500 espécies de plantas já foram registradas na área.
- Também existem milhares de animais vivendo no ecossistema. São mais de 650 espécies de aves, 98 tipos de répteis, mais de 150 espécies de animais mamíferos e 300 tipos de peixes.
- paisagem pode ser dividida em cinco grandes grupos: floresta, cerrado, caatinga, chaco e mata atlântica.
- As espécies convivem com períodos de seca e chuvas. Inclusive, o pantanal é conhecido como a maior planície inundável do mundo, devido às áreas de inundação.
- Existem plantas aquáticas fundamentais para manter a diversidade da vida no pantanal. São aguapés e salvínias, que formam grandes planícies verdes sobre a água.
- A paisagem do pantanal está em constante mutação, conforme os meses passam. Entre julho e agosto, por exemplo, os ipês florescem e colorem a paisagem com tons de rosa, roxo, amarelo e lilás.
A preservação das plantas do pantanal
Apesar de sua importância para o Brasil e para a manutenção da vida, existem algumas plantas do pantal em extinção.
O Mato Grosso, por exemplo, listou cerca de 30 árvores que podem entrar para a lista de vegetais que correm o risco de serem extintos. A maioria delas está apenas em situação vulnerável. Contudo, cerca de 13 plantas se encontram em situação mais delicada e, assim, já estão em perigo de extinção.
Infelizmente, o bioma vem sentindo os impactos da ação dos humanos. A exploração ilegal das matas e o avanço das áreas de pastagem estão prejudicando as espécies.
Ainda assim, o bioma se destaca entre seus pontos positivos. Comunidades indígenas e quilombolas fazem parte do ecossistema, além dos moradores que vivem através da coleta de sementes, frutos e matéria-prima. A flora do pantanal, portanto, é uma fonte de vida também para as comunidades.