O broto de bambu é comestível e pode ser vendido em diversas versões, sendo usado em receitas ou consumido em conserva
O broto de bambu é um dos alimentos mais populares quando se trata da culinária da Ásia. E, no resto do mundo, também vem ganhando cada vez mais popularidade; já que é versátil e combina com diferentes estilos e sabores.
Além de muito usado na cozinha, o broto de bambu tem propriedades medicinais reconhecidas e comprovadas; incluindo desde o auxílio para a perda de peso até a ajuda no controle de problemas como o da hipertensão.
O que é broto de bambu?
O broto de bambu, nada mais é do que um alimento milenar chinês. O produto conta com uma produção em larga escala na China. Além de que, é exportado mundo afora.
O alimento é tão popular, devido a presença de nutrientes, como proteínas, gorduras, aminoácidos, açúcar e sal inorgânico. Consequentemente, são inúmeros os seus benefícios para a saúde.
Benefícios do broto de bambu
O alimento é benéfico para nosso organismo, porque auxilia na digestão, perda de peso, além de que combate hipertensão, hiperglicemia e câncer. Logo, conclui-se que o vegetal é pouco calórico e muito cominutivo.
O alimento é fonte de vitaminas do complexo B e, em virtude desta composição, é fundamental nas funções metabólicas do organismo. O vegetal também é rico em cobre, manganês, ferro, cálcio, potássio e fósforo. Sendo assim, tem propriedades na produção de glóbulos vermelhos do sangue, respiração celular e controle da pressão arterial.
Como preparar broto de bambu?
O vegetal é altamente utilizado na culinária, inclusive substituindo o palmito em saladas, caldos e refogados. Portanto, é indispensável ter conhecimento sobre as suas formas de preparo.
Primeiramente, o alimento deve ser lavado para, logo em seguida, ser cortado em rodelas ou cubos. Por fim, o vegetal é fervido duas vezes, trocando a água durante o processo. Isso é necessário a depender da sua idade e rigidez.
Além disso, a fervura promove um gosto suave e uma textura mais macia. Depois de ferver, o broto descansa em água fria até o momento de conserva ou consumo.
Vale ressaltar que tanto a fervura quanto o esfriamento do produto são procedimentos importantes. Isso porque ajudam a eliminar substâncias que atrapalham a digestão em determinadas espécies.
Quando maior a quantidade de fervura que o broto de bambu é submetido, maior sera suavidade e maciez. Além disso, o processo também ajuda na quebra da sua acidez. Na hora de comprar o alimento, a dica é optar por aquele que apresenta ponta amarela e casca mais firme.
Receitas com o broto
O alimento é muito tradicional na culinária asiática, sendo as seguintes algumas receitas com broto de bambu bastante conhecidas:
- filé mignon com o broto de acompanhamento
- broto de bambu com molho tarê e kombu
Ademais, ele pode ser refogado e assim servido, ou ainda, integrar prato com tiras de carne. Mas, além disso, existe também a conserva feita com o alimento.
Como fazer a conserva do vegetal?
O vegetal pode ser encontrado cru, pré-cozido ou em conserva. O cozimento é importante porque, in natura, tende a amargar facilmente. Se a intenção é colocar o broto de bambu em conserva, ainda será necessário passar pelas etapas de fervura e resfriamento.
Para conservar o broto de bambu, use um pote de vidro para colocar duas partes de água para uma de vinagre, uma pitada de sal e manter na geladeira. Uma dica interessante é adicionar uma colher de bicarbonato de sódio na água da conserva.