Presente em diversas regiões do país, a banha de porco ganha importância na economia
Muito utilizada na preparação de doces e massas, a banha de porco já esteve presente na alimentação de muitos brasileiros. Apesar da polêmica que questiona se o elemento faz bem ou mal à saúde, muitas pessoas ainda utilizam este recurso nas receitas. E a alta procura fez com que o item aparecesse até em versão enlatada nos supermercados.
O que muitos não sabem é que a banha conta com uma produção simples e está extremamente valorizada economicamente. Conheça todos os detalhes sobre este item e saiba como utiliza-lo da melhor forma.
O que é banha?
Banha é a gordura do animal. Este recurso pode ser aplicado em diversos segmentos culinários e até serve como manteiga para o pão.
Por muito tempo, houve a especulação de que este alimento era extremamente prejudicial para a saúde, mas foi comprovado que ele conta com altos índices de gordura saturada (que não é prejudicial ao coração).
Por se tratar de um item de origem animal, a banha de porco é rica em ácidos graxos, mais precisamente o láurico e o palmítico. O ácido oleico também está fortemente presente, assim como em todo óleo ou gordura. O elemento não é maléfico se consumido da maneira correta.
Banha de porco na economia
Apesar de haver outros tipos de banha, como a banha de carneiro, a banha vegetal e a banha de galinha, é a de porco que ganha cada vez mais espaço na economia nacional.
A alta procura fez com que o produto se valorizasse em grande parte do Brasil. Hoje, é comum pagar em 800 gramas do item o equivalente a quase 3 vezes mais do que o quilo da carne de porco.
Nos últimos dois anos, houve uma supervalorização do suíno. A peça da arroba mais do que dobrou de preço. E a facilidade para a produção também é um destaque, pois apenas um suíno é capaz de produzir, em média, 8 quilos do produto derivado da gordura.
Além disso, todo esse cenário também valorizou o toucinho, que pode atuar como matéria-prima.
Um dos grandes benefícios diz respeito ao fato de não ser um processo de produção industrializado. Basta obter a gordura do animal, cortar em pedaços e derreter levando ao fogo. Você pode realizar o processo tanto de forma seca como na água, mas vale destacar que esta opção vai influenciar no sabor.
Benefícios do produto
Consumida da forma correta e sem exageros, a banha pode proporcionar uma série de benefícios ao corpo. Entre os elementos proporcionados por ela, podemos destacar a vitamina C, A, complexo B, betaína, colina e folato.
Muitas pessoas afirmam que a gordura de porco pode substituir o óleo vegetal, mas é importante dizer que não é totalmente uma verdade.
Ele pode ajudar no momento da realização de frituras, mas o óleo vegetal conta com uma infinidade de nutrientes e benefícios a mais. Outro destaque é que a banha resiste bem às altas temperaturas, não liberando nenhuma substância tóxica.