Como plantar abóbora não é segredo nos principais estados do Sudeste do Brasil
Em São Paulo e Minas Gerais, não há segredos quando o assunto é como plantar abóbora, pois são dois dos estados que mais produzem a hortaliça no Brasil. Junto a eles, seguem os estados do Paraná, Santa Catarina, Bahia e Goiás.
A demanda de abóbora é restrita ao mercado nacional e o período de maior pico de vendas ocorre no inverno. A rentabilidade do plantio da abóbora é boa, por isso, o volume de buscas a respeito de como plantar abóbora é considerável, principalmente em tempos de crise aguda e necessidade de buscar por novos caminhos.
O que é abóbora?
Abóbora é um fruto da aboboreira e pertence à família Cucurbitaceae. É classificada como uma hortaliça e, a depender da região do Brasil, é chamada por diferentes formas.
Nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, é conhecida como jerimum. Na região Sul, recebe o nome de moranga.
É originária da América e integrou a alimentação de vários povos, dos Astecas aos Maias.
A abóbora é rica em vitamina A e contém um elemento essencial para a saúde da visão, o licopeno. Além disso, apresenta vitaminas do complexo B e sais minerais como fósforo e cálcio.
Como plantar abóbora?
Para fazer uma plantação de abóbora, sem dúvida, você precisará separar, para cada cova, 3 sementes. Essas sementes podem ser encontradas em mercados, lojas agrícolas e cooperativas.
O terreno para a plantação de abóbora deve ser arenoso, profundo e ter boa drenagem.
As covas devem ser rasas, não mais que 3 cm de profundidade. Além disso, precisam ter espaçamento de 1 a 2 metros.
Entre as fileiras das covas, estabeleça uma distância de 4 metros.
Certamente, para adubar o solo, precisará de esterco de curral bem curtido, eventualmente acrescentando suplementação, se julgar necessário após avaliação do solo.
Quando a planta começar a se desenvolver e surgirem de 3 a 4 plantas, mantenha somente as que se mostrarem mais vigorosas.
Não é necessário o uso de defensores agrícolas para a frutificação, porque ela ocorre com a presença de abelhas e outros insetos polinizadores.
A irrigação pode ocorrer do início do plantio das abóboras até a fase de maturação dos frutos.
Como plantar abóbora cabotiá?
E como plantar abóbora cabotiá? Se você não ligou o nome à hortaliça, ela é também conhecida como abóbora orgânica e abóbora japonesa.
Esse tipo de abóbora pode ser plantada em qualquer espaço que tenha profundidade para suportar as suas raízes.
As covas devem ter ao menos 45 cm de profundidade e espaçamento de 1 a 2 metros entre cada espaço cavado no solo e de 2 a 3 metros entre cada fileira.
Espaçamentos e adubação
Espaçamento necessário, pois a abóbora cresce de forma muito expansiva, principalmente seus frutos que ocupam boa parte do solo.
O solo deve ser fértil e bem drenado, rico em matéria orgânica e nitrogênio. O produtor rural deve preparar o terreno de 15 a 20 dias antes do plantio.
Nesse período, tem que aplicar no solo a matéria orgânica, principalmente o adubo orgânico, caso venha a usar esterco de animais.
Como plantar abóbora em vaso?
Para saber como plantar abóbora em vaso, algumas orientações devem ser seguidas.
O vaso para plantar a abóbora precisa ter buracos, bem como 15 litros de capacidade.
Coloque uma camada de drenagem (cerca de 3 centímetros) no fundo do vaso. Sem dúvida, a melhor drenagem é a feita com argila expandida, pois fica mais leve. No entanto, também pode ser feita com pedrisco.
Coloque uma camada de areia sobre a camada de drenagem. A camada de areia também deve ter 3 centímetros.
Termine de encher o vaso com terra vegetal.
Plante 2 sementes de abóbora, uma ao lado da outra, após fazer um buraco no centro do vaso. Tampe o buraco com terra.
As abóboras começam a florescer depois de 70 dias de plantio. O plantio fica totalmente pronto entre 90 a 140 dias.
Seguindo as instruções de como plantar abóbora, certamente o plantio se torna mais fácil e produtivo.