Alho é o tempero mais usado na culinária brasileira
Parte da culinária brasileira faz uso do alho como um dos principais temperos dos pratos. A partir disso, o alimento, além de saboroso, é responsável, portanto, por diversos benefícios para a saúde.
Além de ser um item importantíssimo de produção para o agronegócio, que impulsiona o cultivo desta especiaria por meio de suas sementes; o alho é uma ótima fonte de benefícios para a saúde de quem o consome e de renda para quem o cultiva.
Propriedades nutritivas do alho
Mais que apenas um tempero, o alho é responsável, desde sempre, por fatores benéficos à saúde. Ainda que não seja muito agradável de se consumir cru, principalmente em razão do seu cheiro forte, é cheio de vantagens.
Dentre os benefícios, podemos mencionar a composição de enxofre, que tem liberação ao passo que o alimento seja picado, mastigado ou, ainda, esmagado. Além disso, o alimento funcional é cheio de nutrientes para o organismo e é composto por pouca quantidade de calorias.
Um quantitativo de 28g do alho é composto por somente 42 calorias. Deste total, 1,8g é constituído por proteínas e 9g por carboidratos. A mesma quantidade, portanto, é composta por 23 % do consumo diário indicado para manganês. Além dos seguintes números:
- 17 % do consumo diário indicado para vitamina B6;
- 15 % de vitamina C;
- 6 % de selênio;
- quantitativos significativos do cobre, potássio, cálcio, vitamina B1 e ferro.
Benefícios do alho para a saúde
Demais benefícios do alho também estão disponíveis,portanto, para que as pessoas possam aprimorar a saúde e fazer a manutenção da mesma, diariamente. Entre eles, podemos citar:
- combate a bactérias, vírus e fungos, porque é fonte de alicina;
- combate ao câncer de cólon, em razão da presença de sulfureto de alila;
- prevenção da aterosclerose, porque diminui os triglicerídeos e o colesterol alto;
- proteção cardíaca, em razão da redução do colesterol;
- reduz a hipertensão e a prevenção da trombose, em virtude de tornar mais fácil a circulação do sangue;
- age como uma substância anti-inflamatória;
- acaba com os sinais da asma e facilita o processo da respiração;
- combate à intoxicação através de metais pesados, ainda mais em relação ao chumbo;
- melhora a saúde dos ossos, de maneira a minimizar a perda da estrutura.
Além de todos esses fatores, é responsável por promover o aumento da longevidade. A razão disso é que o alho combate infecção, reduz chances de doenças cardíacas, aumenta a imunidade e conta com demais vantagens listadas.
Alho em Conserva
Uma das formas mais apreciadas de consumir o alimento é em conserva. Isto porque, ao contrário do que muitos pensam, ao conservá-lo, o seu gosto ganha suavidade e delicadeza. Em determinadas receitas, costuma, inclusive, ganhar um gosto adocicado, a depender dos elementos que são utilizados em conserva.
Com pouquíssimas calorias, é capaz de promover o estímulo do metabolismo e fortalecer a imunidade do corpo. Além do controle do colesterol, reduz a hipertensão, desintoxicando o organismo.
É possível consumir a opção em conserva como um tipo de entrada em pratos específicos e comuns, colaborando, portanto, para ser um acréscimo nas saladas.
Tipos de Alho
Estes alimentos são designados como plantas. Os seus tipos podem ser classificados como:
- alho-do-mato ou alho-da-campina;
- alho das vinhas;
- alho do campo;
- alho de Espanha;
- alho francês ou alho poró;
- alho mágico;
- alho negro;
- alho rocambole;
- alho rosado;
- alho silvestre;
- alho sem mau cheiro.
Plantação de alho
Assim como apresenta diversos benefícios para a saúde humana, este alimento apresenta um cultivo super fácil em pomares, jardim e hortas. De modo geral, o plantio é procedido em época outonal. Nas regiões em que há maior frio, podem ter o plantio ao final do verão, início do outono ou começo de primavera.
Nas áreas com inverno ameno, o plantio do alho é realizado em tal estação ou, ainda no outono. Cultivar o alimento nas áreas de maior calor, portanto, requer armazenamento sob congelador entre 0°C a 10°C. O prazo de congelamento deve ser entre 30 a 60 dias, antes de plantar definitivamente.
O cultivo do alho pode ser procedido por meio de suas sementes. No plantio comercial, é indicado fazer a separação dos dentes a partir da dimensão e tamanho, porque o plantio dos dentes de tamanho equivalente apresentam a tendência da produção de bulbo com maior uniformidade. Nas plantações pequenas e domésticas, isto não tem tanta importância.
É preciso que se evite o plantio de dentes de alho muito fininhos, com danificação ou sintomas de alho apodrecido. Para a garantia de uma boa plantação, há a necessidade de:
- fazer o plantio de cada dente numa área definitiva a, pelo menos, 3 cm a até 5 cm de profundidade;
- colocar a parte fina dos dentes viradas para cima;
- espaçar entre 25 centímetros e 30 centímetros as linhas do plantio;
- espaçar entre 10 centímetros cada planta.
Cuidados com o plantio do alho
Os dentes podem ter o plantio em sementeiras, bandejas ou, ainda, germinados alheios à terra, tendo transplante depois de criar raiz ou surgirem os brotos. Nas plantações menores, portanto, sem que haja linha, esse espaçamento pode ser caracterizado por 15cm a até 18cm entre cada planta.
A dica para ter cabeças de alho maiores é espaçar mais. Porém, a produção nesta área acaba sendo reduzida – o que não é um problema, se for plantação doméstica.
Colheita de Alho
Essa colheita acontece entre dezesseis a até 36 semanas depois da plantação. Isso depende do local de uso, da área da plantação e da estação anual.
Para fazer a identificação do melhor momento para que aconteça a colheita, é importante fazer a observação das folhas mais velhas. Se elas começam a secar ou ficar amarelas, é sinal de que já estão prontas para serem colhidas.
A colheita mais adequada acontece da seguinte forma:
- arrancando a planta por inteiro e sem que destaque as folhas;
- a preferência é por dias de sol e secos.
Receitas com alho
Para finalizar, que tal fazer uma das muitas opções de receitas saborosas com alho assado e chamar os amigos para conferir?
- uma cabeça de alho grande;
- azeite;
- sal;
- orégano.
Para fazer essa receita, corte a cabeça do alho como se fosse um tipo de tampa, de maneira a deixar todos os dentes à mostra. Depois disso, é preciso passar sal no topo dos dentes, molhando no azeite. Polvilhar o alimento com o orégano. Envolver cada cabeça num papel alumínio, colocando no fogão, em temperatura alto por aproximadamente meia hora. Retirar do forno e servir.