Alicina é substância responsável pelos benefícios e o forte aroma do alho

Inicio » Agricultura » Alicina é substância responsável pelos benefícios e o forte aroma do alho
13/10/2019 Por
Alicina é substância responsável pelos benefícios e o forte aroma do alho

A alicina, produzida quando esmagamos o alho, apresenta diversas propriedades

A alicina é um princípio ativo encontrado no alho. No entanto, também pode ser encontrada na cebola, cebolinha e em outras variedades do alimento, como é o caso do alho-poró.

A alicina é conhecida pelos seus benefícios e por ser responsável pelo aroma forte e característico do alho. Além disso, também possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes.

Alicina

O que é alicina?

A alicina é formada pela ação de esmagar ou cortar o alho. As duas ações são responsáveis pela combinação de uma enzima, a alliinase como o composto alliina, que ao se juntarem, formam a alicina.

Vantagens da alicina

As propriedades da alicina proporcionam muitos benefícios ao nosso organismo, no entanto, ainda existem muitos debates a respeito do assunto.

Mesmo com pesquisas realizadas com animais entre 1995 e 2005 concluírem que a substância pode reduzir depósitos de gorduras e a pressão sanguínea, alguns cientistas acreditam que o corpo não consegue absorver a substância. E devido a isso, ela não resultaria tantos pontos positivos para o organismo.

Fora isso, outros estudos relataram que a substância apresentava propriedades antibacterianas, antifúngicas e antiparasitárias. No entanto, como a alicina é muito instável, muitas das pesquisas não foram para frente, isso porque da mesma forma que ela é produzida rapidamente, ela se decompõe quando combinada a outros compostos.

Benefícios da alicina para a saúde

Os benefícios da alicina não se resumem apenas as suas propriedades anti-inflamatórias, mas também há outras vantagens. Confira porque a alicina é vantajosa para o organismo:

Alicina

  1. Ela ajuda a reforçar o sistema imunológico, porque atua como antibiótico e incentiva a produção de glóbulos brancos;
  2. Ela possui propriedades antiplaquetárias, segunda pesquisa desenvolvida em 2000. Devido a elas, a espessura do sangue fica mais fino, o que evita a formação de coágulos, e em consequência de AVC´s e ataques cardíacos;
  3. A alicina previne a contaminação por gripes e resfriados, uma vez que é rica em agentes patogênicos;
  4. Possui efeito antioxidante, o qual auxilia na remoção de toxinas e daqueles radicais livres que provocam prejuízos ao nosso corpo;
  5. O princípio ativo do alho auxilia no controle de colesterol, isso porque a alicina diminui as taxas de colesterol ruim e triglicérides. Mas, por outro lado, aumentam os níveis de colesterol bom;
  6. Ela auxilia também no combate de doenças do coração, como por exemplo, aterosclerose (inflamação na parede das artérias do coração);
  7. Antigamente, seu uso era associado ao tratamento do câncer de útero e de outros cânceres. No entanto, atualmente, pesquisas comprovam que em locais onde há o consumo de alho, a manifestação da doença é menor.

Como armazenar o alho para aproveitar os benefícios da alicina?

Tendo em vista que essa substância pode ser descrita como um princípio ativo do alho, fica claro que para aproveitar os seus benefícios é preciso compreender qual a melhor forma de conservar o alimento.

Alicina

O ideal é conservar o alho em locais secos, arejados e frescos, além disso, quando for comprar o alimento, escolha os que apresenta cabeça redondas, cheias e sem manchas. Outro ponto a se observar e se os dentes de alho estão bastante firmes e presos.

Isso porque a substância pode trazer benefícios ao nosso corpo. Dessa forma, se prestarmos atenção as características do alho, quanto melhor a sua aparência, maiores as suas vantagens para o organismo.

De maneira resumida, a alicina é uma substância anti-inflamatória, antioxidante, antiplaquetária e antifúngica. E para aproveitar suas propriedades, o ideal é consumir de meio a três dentes de alho diariamente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo