Amora miura é planta conhecida pelas propriedades medicinais

Inicio » Agricultura » Amora miura é planta conhecida pelas propriedades medicinais
19/06/2019 Por
Amora miura é planta conhecida pelas propriedades medicinais

Amora miura ajuda a combater os sintomas da menopausa

A amora miura é uma espécie vegetal da família da amora preta. Essa planta que teve origem na Ásia, continente no qual aparece em maior quantidade e intensidade. A espécie chegou ao Brasil com a vinda de imigrantes japoneses, no começo do século passado, e aqui se fixou graças à sua adaptabilidade.

A amora miura pertence à familia moraceae e, curiosamente, provém de uma amoreira que não produz frutos. Além do Brasil, países de outros continentes como Europa, América do Norte e África também cultivam a espécie.

Amora Miura

O que é amora miura?

A amora miura é, em suma, uma variação da amora preta. Na medicina asiática, ela amplamente utilizada como uma fonte alternativa de tratamento de diversas doenças. A espécie é rica em potássio, cálcio e vitaminas A, B e C. Além disso, também ajuda no controle da glicose, na perda de peso, na regulação dos hormônios, melhora o sono, regula o intestino e diminui sintomas da menopausa. Contudo, outros benefícios que veremos a seguir também podem ser atribuídos a esta espécie.

Benefícios da Amora miura

As folhas dessa planta possuem comprovadas propriedades medicinais. O uso da planta é indicado, por exemplo, para prevenir e auxiliar no tratamento de doenças que acometem o organismo humano. Conheça alguns benefícios da amora miúra.

  • Reduz a taxa de glicose no organismo: as folhas da amora miura são capazes de estimular a produção de insulina, graças às substâncias que dificultam o aumento da glicose. Para este fim, você pode usar tanto os extratos puros da folha como o chá da folha.
  • Auxilia no combate à pressão alta: nas folhas de amora miura também existe outra substância de extrema importância, o ácido gama-aminobutírico, ou GABA, com a sigla em inglês. Este elemento ajuda sobretudo a regular o nível da pressão arterial.
  • Ajuda a diminuir o colesterol: estudos apontam que as folhas da amora miura possuem um estimulante que ajuda a diminuir as taxas de colesterol. Pesquisa realizada com ratos demonstra que algumas das propriedades da espécie reduzem o colesterol. Duas dessas propriedades chamaram a atenção durante o estudo, sendo elas, a quercetina e o ácido cafeico. A quercetina por possui propriedades anti-inflamatórios, anti carcinogênica – atua no sistema imunológico-, antialérgicas, antivirais ,cardiovasculares, além de outras propriedades farmacológicas. Já o ácido cafeico por atuar como antioxidante, eliminando impurezas do organismo.
  • Possui ação bactericida: uma matéria veiculada pelo programa Globo Rural em 2015 apontou diversos benefícios da folha de amora miura, dentre eles, o fato de ser bastante nutritiva. Só que, além disso, a reportagem revelou um relatório elaborado pelo Ministério de Saúde do Japão no qual foram identificadas nas folhas propriedades antibactericidas, antifungicidas e anti-inflamatórias.

Amora Miura

Amora miura e a menopausa

A menopausa, que é em suma o fim da fase reprodutiva da mulher, pode vir acompanhada de uma série de sintomas muito incômodos. Isso porque a redução da taxa de alguns hormônios, comum nessa fase, altera todo o funcionamento do organismo. Dentre os sintomas relatados pelas mulheres, estão calor excessivo, desconforto vaginal, libido reduzida, alterações bruscas de humor, fadiga muscular, entre outros.

Existem diversos tratamentos para combater os sintomas da menopausa, como o uso de hormônios sintéticos. No entanto, algumas mulheres não se adaptam ou teme os efeitos colaterais. Nestes casos, a amora miura pode ser uma excelente alternativa.

Segundo estudos, a planta possui princípios ativos que ajudam a aliviar os efeitos da menopausa justamente por atuar de forma natural no ajuste da concentração de hormônios no corpo. Portanto, as mulheres que estão passando por essa fase podem consumir o chá da planta para enfrentar as transformações de forma mais amena.

Entretanto, é importante conversar com um médico ginecologista para esclarecer todas as dúvidas.

Amora miura emagrece?

A Amora miura é um planta com quantidade significativa de fibras alimentares que ajudam a regular o intestino e combater a prisão de ventre. Além disso, conta com propriedades antioxidantes e possui substâncias responsáveis por impedir o acúmulo de gordura corporal. Por essa razão, é possível dizer que o consumo da planta pode, sim, ajudar no processo de emagrecimento.

A planta também trabalha junto com as fibras alimentares para facilitar a queima de gordura, por meio da excreção (fezes). O chá de Amora miura, por exemplo, ajuda a regular o fluxo urinário, diminuindo a quantidade de líquidos retidos que provocam inchaço.

Devido a presença do elemento, a planta é excelente também no combate à osteoporose. Sais minerais também são encontrados na planta, e são recomendados para melhoria dos ossos, rins, coração e articulações.

Como possui propriedades que garantem o bom funcionamento dos órgãos, impede que a gordura e o colesterol se acumulem em órgãos como rins e fígado. E dessa forma, você possa ter um organismo mais saudável.

Onde encontrar amora miura?

Além do chá, a amora miura pode ser encontrada em forma de cápsulas. Neste caso, ela é consumida como um suplemento alimentar. Os compridos de amora miura podem ser encontrados facilmente em farmácias, empórios e lojas de suplementos para atletas. Uma embalagem com 120 cápsulas, por exemplo, custa em média 40 reais. Os preços variam de acordo com a quantidade de cápsulas.

Já as folhas, podem ser encontradas em mercados locais, feiras livres ou desidratadas em lojas de produtos naturais.

Chá de amora miura

Conforme observamos, a folha da planta possui nutrientes que auxiliam no controle da pressão arterial até no bom funcionamento de órgãos. Aprenda agora como fazer o chá e desfrutar das propriedades medicinais da amora miura.

Antes de começar a consumir, no entanto, vale ressaltar que você deve consultar seu médico.

Ingredientes:

  • 2 litros de água
  • 1 pacote de erva de amora miura

Como fazer?
Ferva as ervas na água durante 10 minutos. Após este prazo, desligue o fogo, coe o líquido e se sirva. Vale ressaltar que, para conservar o chá, o ideal é guardá-lo na geladeira sem coar. É recomendável ainda consumir em até 3 dias, no máximo.

Amora miura

Como usar as cápsulas de amora?

Outra maneira de se beneficiar dos nutrientes desta planta é por meio de cápsulas, como foi mencionado. As cápsulas podem ser amora miura ou de amora branca.

A ingestão recomendada é de 2 cápsulas cerca de 15 minutos antes das refeições. O processo deve ser feito três vezes ao dia ou conforme orientação médica.

Grávidas, mulheres no puerpério ou em fase de lactação e crianças com até 3 anos de idade não devem ingerir as cápsulas. Ah, e não custa nada reforçar que antes de beber o chá ou ingerir o líquido, o médico deverá ser consultado.

A amora miura, portanto, pode ser uma ótima aliada na busca de uma vida mais saudável.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo