Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Anu-preto, ave que adora tomar sol, também se banha na poeira

Acompanhar trajetos de tratores e subir no lombo de bois são algumas das estratégias do anu-preto para alimentar-se. O anu-preto sempre anda em bando. Utiliza-se do apoio dos colegas para alimentar-se e sobreviver às intempéries do clima, principalmente as de baixas temperaturas. É uma ave de voo fraco, sendo arrastada para trás ao contato com uma simples brisa.

A ave anu-preto está espalhada em todo o território nacional e também se encontra em países da América do Sul, Central e do Norte. É possível avistá-la tanto em áreas rurais como em trechos urbanos, pois apreciam espaços amplos para se acomodarem.

O que é anu-preto?

Anu-preto é uma ave da família Cuculidae, de nome científico Crotophaga ani. Conforme a região do país, é conhecida por outros nomes.

Por exemplo, no Rio de Janeiro, é chamada de “anum”. No Rio Grande do Norte, é conhecida como “anu-pequeno”. Já na região da Amazônia central, é referida como “coró-coró”.

Os locais que costuma se instalar são ambientes úmidos, campos abertos, paisagens repletas de moitas e capões entre pastos e jardins.

É o pássaro mais comum em lavouras abandonadas e o que normalmente se observa às margens de rodovias.

Como o Brasil é rico em cenários que atendem as características preferenciais do anu-preto, a ave se encontra espalhada por todo o país. É também muito presente em países vizinhos, principalmente Argentina, e também na América do Norte, em especial na Flórida.

É uma ave de porte médio e de voo fraco, sendo facilmente contrariada pela força de uma simples brisa. Por este motivo, desenvolveu boas habilidades de corrida no solo, principalmente por entre a grama.

Exala um odor acentuado e característico, perceptível a metros de distância, tanto por homens como animais, especialmente os carnívoros.

No entanto, o anu-preto conta com a força do bando para dispensar os predadores e avisar a chegada destes com cantos específicos, assunto que merecerá maiores detalhes mais a frente.

O seu nome científico vem do grego “krotõn”, que significa “carrapato”, e de “phagos”, que significa “comer”. Logo “chotophaga” = “comedor de carrapatos”.

Características físicas do anu-preto

Em média, o anu-preto mede entre 35 e 36 centímetros de comprimento e chega a pesar até 222 gramas.

Sua plumagem é predominantemente preta. Tem bico forte, alto e curto. A cauda é longa e graduada.

Os machos costumam ser mais pesados que as fêmeas.

Alimentação do anu-preto

O anu-preto é um pássaro carnívoro. Assim, se alimenta de insetos como carrapatos, gafanhotos, aranhas, percevejos e também de aranhas, roedores, camundongos e até peixes.

No caso deste último, se dispõe mesmo a fazer caçadas na água para conquistar a caça do dia.

No entanto, o anu-preto também se alimenta de frutas e sementes. Não é o menu de preferência, mas recorre a esse tipo de alimentação quando há falta de artrópodes, principalmente nas épocas de seca.

A ave realiza caça em bando, promovendo caçadas coletivas no campo.

Uma das estratégias é se posicionar no solo, formando um semicírculo, com cada ave se distanciando de 2 a 3 metros da outra. Ficam imóveis, silenciosas, até o surgir de um inseto.

O anu-preto que estiver mais próximo encarrega-se de fazer o primeiro ataque.

Outra estratégia é acompanhar o progresso de tratores no campo, pois acabam revelando esconderijos, desorientando insetos ou matando-os no caminho, facilitando o trabalho de caça.

Também costumam subir em lombos de bois para ter melhor visualização do local de caça.

Reprodução do anu-preto

Apesar de andar em bandos, o anu-preto abandona temporariamente o grupo para construir e habitar o ninho junto à parceira. O macho costuma dançar próximo à fêmea quando está no solo.

É importante apontar que as fêmeas contam com ninhos individuais, mas acabam se associando a mais de um casal e filhotes de posturas anteriores para formar o ninho coletivo.

O macho tem por hábito levar comida ao anu fêmea, quando a visita em seu ninho. O ninho, aliás, é capaz de comportar de 6 a 10 aves e até 20 ovos.

A incubação dos ovos é relativamente curta, variando entre 13 a 16 dias. A ave é capaz de botar até 7 ovos por gestação.

Os ovos pesam até 14% do peso de um pássaro anu-preto adulto. Apresentam aspecto azul-esverdeado com uma crosta calcária, ocasionada pela constante raspagem da superfície em razão do processo de virá-los durante a incubação.

Os filhotes de anu-preto têm três sinais amarelos na boca vermelha.

Os pássaros anu-pretos não são muito apegados aos filhotes, podendo abandoná-los poucos dias após o nascimento.

Quando o ninho de um anu-preto é abandonado, é também comum que outras aves se aproveitem da estrutura para acomodarem a si e a seus filhotes.

Hábitos do anu-preto

A ave anu-preto é extremamente sociável, andando sempre em bandos, caçando sempre em bandos e também se protegendo de condições climáticas adversas ao se colocar em fileiras tumultuosas com outros de sua espécie para se aquecer, sendo muitas vezes necessário uma ave andar nas costas da outra para embrenhar-se na aglomeração.

Gosta de tomar sol e literalmente banhar-se na poeira, na terra, por isso muitas vezes apresenta coloração típica desse elemento ou aspecto cinza e de carvão.

Durante a manhã ou após período de chuva, tem o hábito de pousar com asas abertas para acelerar o processo de secagem de suas asas.

Emite, pelo menos, uma dúzia de sons. Para avisar aos colegas de bando sobre uma possível ameaça, por exemplo, emite dois tipos de avisos sonoros:

  1. Um que convoca todas as aves do bando para se juntarem e avaliarem a situação;
  2. Outro para avisar da chegada inequívoca de uma ameaça, como um gavião.

Com este sinal, em poucos instantes todas as aves do grupo desaparecem no matagal.

Mas o canto que emite não serve apenas para emitir alertas. Também gosta de se divertir reproduzindo sons baixinhos e variados, como que parecendo tentar imitar as vozes de outras aves.

Tipos de anu

A família Cuculidae conta com vários tipos de anu. Abaixo estão os tipos mais populares.

Anu-branco

Anu-branco é uma ave da família Cuculidae e de nome científico Guira-guira. Mede 38 centímetros de comprimento, sendo 20 cm destinados apenas ao rabo.

As penas de sua cabeça são arrepiadas e a plumagem de seu corpo é branca, mas pendendo ao tom amarelo.

Saci

Seu nome científico é Tapera naevia, mede 30 cm e pesa entre 40 e 55 gramas. Seu ventre é esbranquiçado e a cauda tem tom acastanhado e é longa.

Assim como o anu-preto, tem presença em praticamente em todo o território nacional.

Sair da versão mobile