Aveia em flocos é um alimento de grande espaço no mercado

Inicio » Agronegócio » Aveia em flocos é um alimento de grande espaço no mercado
20/08/2020 Por
Aveia em flocos é um alimento de grande espaço no mercado

Esse tipo de aveia é conhecido em todo o mundo e é amplamente utilizado na alimentação, pois possui propriedades benéficas que auxiliam em muitos aspectos a digestão e o metabolismo. A aveia em flocos tem sido amplamente comercializada.

Atualmente, a aveia em flocos é comumente consumida com outros cereais, compondo a famosa granola. O alimento virou sinônimo de uma alimentação saudável e também preferida por quem procura uma dieta fitness.

Aveia em flocos

O que é aveia em flocos?

Aveia em flocos consiste na própria aveia que passa por processos que facilitam o seu consumo. Você já deve ter se perguntado o que é aveia em flocos, não é mesmo?

A aveia em flocos nada mais é do que o cereal prensado, que ganha um aspecto de floco. Isso deve ser feito a fim de diminuir a rigidez do grão de aveia, melhorando a forma de seu consumo. O nome científico da aveia é Avena sativa, pertencente à família das poáceas. A aveia pode ser cultivada para alimentos de animais ruminantes, além de sua produção para grãos.

A aveia possui suas folhas alternadas e lanceoladas, formando uma panícula com espigas. A planta chega a 1 metro de altura e pode ser cultivada em solos com menor teor de matéria orgânica, considerados mais pobres para o cultivo de outras culturas.

Essa espécie tem origem no Oriente Médio, a qual foi domesticada e passou por processos de melhoramento vegetal para dar origem ao floco que consumimos atualmente. Costumeiramente, a aveia era semeada nas entressafras da soja e começou a ser introduzida no mercado.

Recentemente, a América Latina tem sido o maior produtor do cereal, ganhando destaque em sua produção o Brasil e a Argentina. Outro produto da aveia pode ser a farinha, amplamente utilizada na culinária, bem como também pode ser empregada na produção de outros alimentos e bebidas, como a cerveja.

Tipos de aveia em flocos

Existem alguns tipos de aveia em flocos, sendo divididos e classificados conforme o tamanho da partícula de aveia.

Podem ser os flocos quando o grão é integralmente prensado, sem ser triturado ou moído. Os processos de triturar e moer podem dar origem à farinha de aveia.

Já o farelo de aveia, o qual possui fibras, é feito a partir da casca do cereal. Também é possível extrair o leite de aveia, o qual consiste em uma mistura com água para dietas alternativas ao consumo do leite de origem animal.

Benefícios da aveia em flocos

Podemos pensar em todos os benefícios da aveia em flocos a partir de seu consumo diário. O cereal é fonte de vários nutrientes e vitaminas. Por este motivo, a aveia possui grande valor nutricional.

Aveia em flocos

Nutrientes presentes na aveia

  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Molibdênio;
  • Manganês;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Cobre;
  • Zinco.

Além desses elementos que complementam uma dieta rica, a aveia é fonte de fibras solúveis e proteínas, as quais auxiliam na melhora do funcionamento do intestino. Estas fibras possuem a capacidade de prolongamento da saciedade, o que auxilia em dietas para perda de peso.

A fibra beta-glucana presente na aveia auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, além de auxiliar na manutenção e controle da glicose absorvida no organismo. Não obstante, a aveia possui vitaminas do complexo B e E, e ao mesmo tempo é uma boa fonte de carboidratos.

Sabendo de suas propriedades, é possível inferir muitos benefícios que se tem a partir do uso da aveia em flocos. Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, é uma excelente fonte de energia para as células. O açúcar contido em sua composição é liberado e absorvido lentamente pelo organismo, e assim a aveia auxilia na prevenção do diabetes.

Outros benefícios da aveia

Além disso, as proteínas vegetais presentes no cereal de aveia auxiliam no ganho de massa magra. Por este motivo, o seu consumo é muito comum entre pessoas que objetivam o ganho muscular e fazem acompanhamento com nutricionistas, o que levou o alimento a ser considerado fitness.

Entretanto, o seu consumo não dispensa o uso de outras fontes de proteínas que contenham os demais aminoácidos essenciais. Para isso, a dieta pode ser complementada com o consumo de outros grãos proteicos.

Os benefícios da aveia para redução do colesterol implicam também em um controle da pressão sanguínea, o que diminui em quase 30% as chances de o paciente ter insuficiência cardíaca. Essas características também diminuem os riscos de AVC e aterosclerose.

Outrossim, as fibras presentes no grão de aveia ajudam a melhorar a digestão, promovendo melhor funcionamento do intestino e do fígado. Além disso, a aveia não contém glúten, sendo indicada para consumo por pessoas com doença celíaca e intolerantes ao glúten.

Do mesmo modo, os subprodutos da aveia podem ser a solução para pessoas que necessitam de uma dieta regrada e diferenciada, livre de glúten.

Aveia em flocos

Propriedades da aveia e como utilizar

Portanto, para entender como se dá a utilização e para que serve a aveia em flocos, devemos conhecer as suas propriedades para o preparo de alimentos.

A aveia, em contato com a água, libera os carboidratos, formando um composto mais gelatinoso, utilizado para produção de mingau. Essa propriedade também pode ser vista a partir de seu uso no preparo de alimentos que precisam de textura, como hambúrguer de moranga, o qual é uma opção vegana e muito saborosa.

Em contrapartida, a aveia pode ser consumida com frutas e outros cereais, no leite e para o preparo de alimentos como pães e biscoitos. O seu sabor é bem suave, e por este motivo fica muito fácil desenvolver receitas como sucos que contêm aveia. O seu consumo também é benéfico para a saúde da pele e pode ser utilizado com o intuito de auxiliar em desintoxicação de substâncias no organismo.

Nessa perspectiva, vale a pena incluir a aveia em flocos na alimentação diária, visto que é um alimento de grande versatilidade, fácil preparo e que ainda auxilia na melhoria da saúde de quem a consome.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo