Avelã e os benefícios deste fruto
Avelã é um dos produtos que fazem parte dos cultivos e plantios da agricultura. Este alimento é encontrado em abundância em alguns lugares do mundo e é muito benéfico para o bom funcionamento do organismo e para a saúde do corpo.
A avelã pode ser consumida de inúmeras maneiras e todas elas destacam grandes benefícios e altas propriedades do fruto. A indústria alimentícia costuma usá-la na composição de alimentos como leite, chocolate, manteiga, biscoitos e a famosa pasta de avelã – a Nutella.
O que é avelã?
Avelã é o nome dado ao fruto da árvore aveleira. Ela tem um formato arredondado com uma casca forte em seu entorno. A parte comestível deste fruto é a semente que está em sua parte interna, e é um pouco adocicada e também oleaginosa. A aveleira pode ser encontrada facilmente em quase todos os países da Europa, na Ásia Menor e na América do Norte. Este fruto pode ser consumido naturalmente ou usado na composição de alguns alimentos, como na fabricação de chocolates.
A avelã é cultivada pelos homens há muito tempo. É um alimento rico em nutrientes (como vitaminas, minerais, gorduras saudáveis, fibra e proteínas) saudável e versátil; que pode compor o café da manhã e os lanches da tarde e, além disso, serve como uma boa substituição à uma série de alimentos industrializados.
A aveleira
A chamada aveleira – árvore que dá avelã – tem o tamanho de um arbusto. Suas folhas têm formato oval e instáveis. As flores não têm invólucro externo; já as folhas que as envolvem possuem de quatro a 8 órgãos sexuais masculinos – os estames. Por outro lado, seu conjunto de flores (as inflorescências) é composto por muitos órgãos femininos – os pistilos.
Essa árvore costuma sobreviver de forma eficaz em temperaturas menos elevadas. No entanto, no período em que as flores estão em desenvolvimento elas devem evitar regiões que possuem -10°C. Sua disseminação é feita por meio de sementes de vara de videira, que devem ser colocadas sobre a terra para que as raízes sejam criadas, ou através de renovos que surgem em seus troncos.
Valor nutricional da avelã
A avelã é um fruto composto por muito nutrientes que são benéficos à saúde. As porcentagens desses nutrientes são:
- Água;
- Proteínas: 17,4 gramas;
- Gordura: 62,6 gramas;
- Hidratos de carbono: 7,2 gramas;
- Minerais: 1,3 gramas;
- Celulose: 3,17 gramas;
- Vitamina B1: 0,46 miligramas;
- Caroteno: 0,265 miligramas;
- Vitamina C: 6 miligramas.
Vale citar que uma porção de aproximadamente 100 gramas de avelã possui cerca de 680 calorias.
Propriedades da avelã
Este alimento seco – um dos tipos de avelã – contém fitosteróis. Eles são substâncias que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, possuem gorduras boas que também auxiliam na redução dos níveis de LDL, o colesterol ruim. Por isso, as avelãs são consideradas ótimas e benéficas para a saúde de um dos principais órgãos: o coração.
A avelã também comporta certa quantidade de ácido oleico. Este tipo de ácido é eficiente para aumentar os níveis de HDL, também conhecido como o bom colesterol.
Além disso, o fruto também tem alta quantidade de magnésio. Ele é um mineral responsável por controlar os níveis de cálcio presente nos músculos, possibilitando que eles funcionem normalmente e se contraíam sem complicações. Também ajuda a garantir o bem-estar das articulações, do coração e dos ossos.
As enzimas digestivas são ativadas pelo manganês presente nas avelãs. Ele facilita a síntese do colesterol e dos ácidos graxos, além de promover o metabolismo dos carboidratos e das proteínas.
A quantidade de fibras no fruto também é importante para a saúde do sistema digestivo, facilitando o trânsito intestinal e eliminando as toxinas que o corpo não precisa.
Os sais minerais presentes na avelã são de quantidades variáveis e muito benéficos para o corpo, como, por exemplo:
- o potássio
- o cálcio
- o magnésio
- o selênio
- o cobre
- o zinco
- o ferro
O cobre é importante pois forma enzimas antioxidantes. Já o ferro é eficaz na prevenção contra a anemia.
Propriedades da avelã: vitaminas
A avelã está entre as frutas mais ricas em vitamina E, assim como as amêndoas. Cerca de 100 gramas do fruto contêm uma quantidade aproximada de 86% de vitamina E que o corpo necessita diariamente. Ela é responsável por proteger a pele contra os raios ultravioleta, contra o envelhecimento precoce e contra o câncer, principalmente o câncer de bexiga. As enzimas antioxidantes que são produzidas pelas mitocôndrias celulares também contêm manganês, o que reforça o efeito anticancerígeno e é eficaz para proteger o organismo contra o câncer.
Este fruto é rico em vitamina B6, que é importante para o sistema nervoso, pois fornece aminoácidos importantes para fazer com este sistema funcione normalmente. Por outro lado, é também importante na criação de mielina, que aumenta a eficácia e a velocidade de impulsos nervosos. Além disso, a vitamina B6 faz parte da síntese de melatonina, epinefrina e de serotonina, que os são neurotransmissores do sistema nervoso.
Além disso, a avelã é também rica em vitamina B1, B2, B3 e B9 (ácido fólico). Todas as vitaminas do complexo B são importantes no processo de extração de energia das gorduras, dos carboidratos e das proteínas no corpo. O corpo a utiliza para manter a saúde do sistema nervoso e para melhorar a produção de serotonina – um dos neurotransmissores.
- Vitamina B2: auxilia na saúde dos glóbulos vermelhos;
- Vitamina B3: garante o bom funcionamento do sistema digestivo e do sistema nervoso;
- Vitamina B9: é contribuinte para a síntese de hormônios.
Benefícios da avelã
De acordo com as propriedades nutritivas deste fruto, a avelã possui muitos benefícios para o bom funcionamento do organismo e da saúde do corpo. Entre os mais variados benefícios da avelã, podemos citar os seguintes:
- Alimento antioxidante;
- Ativador de enzimas digestivas;
- Ajuda na saúde da pele;
- Auxilia a manter o peso;
- Ajuda a combater o envelhecimento precoce e as rugas;
- Auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso;
- Promove o metabolismo das proteínas e dos carboidratos;
- Previne tipos de câncer;
- Previne algumas doenças cardiovasculares;
- Previne anemia;
- Fortalece músculos e ossos;
- Mantêm os níveis de colesterol;
- Suplemento rico em minerais naturais;
- Reduz a tensão muscular, cansaço e cólicas;
- Regula a funcionamento do intestino.
Entretanto, vale lembrar que muitos destes benefícios são conquistados através do consumo in natura. Assim, por causa da alta quantidade de gorduras e proteínas, a avelã tem capacidade para substituir uma refeição por inteiro.
A avelã pode ser muito mais aproveitada quando triturada, moída ou ralada. Além disso, é muito importante na produção de alguns produtos como a pasta de avelã, o leite de avelã, os biscoitos e a manteiga.