Com receita simples, bambá de couve é prato típico mineiro

Inicio » Agronegócio » Com receita simples, bambá de couve é prato típico mineiro
20/10/2020 Por
Com receita simples, bambá de couve é prato típico mineiro

Preparado com pedacinhos de carne de porco, bambá de couve nasceu em Ouro Preto. Famosa por sua culinária típica e muito saborosa, o estado de Minas Gerais deu origem a diversos pratos apreciados nos quatro cantos do país, como o bambá de couve. O Brasil, como um todo, é famoso ao redor do mundo por sua culinária. Ademais, cada estado apresenta seus sabores e suas peculiaridades, e a culinária se torna então uma atração à parte para os turistas. Assim é com o estado de Minas Gerais, que concentra uma grande riqueza de receitas.

Os temperos mineiros também merecem destaque, pois fazem diferença em qualquer receita. O bambá de couve, com vários incrementos, é um prato ideal para dias frios.

Bambá de couve leva bacon na receita

Origem do bambá de couve

O bambá de couve, por exemplo, tem sua origem em Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, mais especificamente nas senzalas, como muitos outros pratos brasileiros. Então, como as receitas mineiras são muito incrementadas, esta receita foi sendo enriquecida com carnes e temperos, agradando a todos os paladares.

Contudo, no início, era chamado de bambá apenas em Ouro Preto, nos demais lugares, chamava-se mingau de couve.
A receita do bambá de couve leva em seu preparo pedaços de carne de porco, como linguicinha, costelinha e toucinho, de preferência magro, tudo bem frito. Ainda é possível adicionar ovo a receita.

Um detalhe para a receita sair “à lá mineira” é que a couve deve ser rasgada, e não picada. Ademais, o bambá de couve também é conhecido como caldo verde mineiro.

Receita de bambá de couve

A receita é simples e fácil. Veja a seguir um dos pratos mineiros mais apreciado.

Você vai precisar de 250 gramas de fubá, cerca de meio quilo de costelinha e bacon picados, 5 folhas de couve (que você deve rasgar), 1 litro de água, 3 colheres de sopa de óleo, temperos como sal, alho, salsinha e um tablete de caldo de carne e um ovo.

É preciso fritar a linguiça e o bacon e reservar até preparar o restante.

Bambá de couve é prato mineiro

Para o bambá, é preciso lavar bem a couve e rasgá-la, deixe-a separada também. Tempere a carne com os temperos escolhidos. A costelinha deve ser colocado numa panela com óleo e caldo de carne para refogar até dourar. Então acrescente água quente e deixe cozinhar por dez minutos.

Em outra panela, misture o fubá com 400 ml de água em fogo baixo e mexa até ficar mais grosso. Após, adicione o angu junto à costelinha e siga mexendo por mais 15 minutos. Em seguida coloque o ovo junto ao caldo e os demais temperos de sua preferência.

Então, a couve deve ser adicionada cozinhar no calor do caldo, já sem fogo. Após, por cima, coloque o bacon e linguiça fritos.

Por ser um caldo quentinho, geralmente é consumido a noite, quando faz mais frio, harmonizando muito bem com uma taça de vinho.

Agora que você já conhece o bambá de couve, que nada mais é um tipo de mingau, uma papinha com fubá, couve e pedacinhos de carne e bem temperado, pode preparar em casa essa receita simples e saborosa.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo