9 benefícios da cebola para você não deixá-la de fora de nenhum prato

Inicio » Agronegócio » 9 benefícios da cebola para você não deixá-la de fora de nenhum prato
23/07/2020 Por
9 benefícios da cebola para você não deixá-la de fora de nenhum prato

Além de um tempero natural, os benefícios da cebola também podem ser indispensáveis para fortalecer nosso organismo

Entre os que gostam e entre os que a odeiam, é sábio dizer que os benefícios da cebola não podem ser negados. Afinal, mesmo que muitas pessoas não cozinhem com a hortaliça, sua ingestão por meio de receitas deixa qualquer um com sede por mais saúde.

De qualquer forma, mesmo que muitos não aproveitem os benefícios da cebola, esse tempero natural é ideal para garantir aquele toque a mais em qualquer prato. Até porque sua versatilidade e toque único são conhecidos há milhares de anos.

benefícios da cebola

O que é cebola?

Cebola é um tipo de hortaliça com características marcantes, devido ao seu aroma e gosto serem um pouco fortes. Apesar disso, ela é amplamente usada como tempero para inúmeros alimentos. Ela começou a ser empregada em regiões asiáticas regularmente, sendo usada como tempero no preparo de tipos de pratos regionais.

Mas a cebola é muito mais que qualquer alimento, pois ela é especial por estar presente em diversos tipos de pratos e culturas. Embora o uso como tempero seja mais tradicional em saladas, ela já foi até empregada na antiguidade para tratar enfermidades.

Pesquisadores dizem que culturas antigas valorizavam não apenas os benefícios da cebola, mas também seu aroma e sabor. Sem contar que sua resistência vai muito além de simples locais áridos ou áreas chuvosas. Até porque ela é capaz de suportar variações intensas de temperaturas, de verões a invernos rigorosos.

Prova disso era o culto da cebola pelos egípcios, que além de conviverem num clima quente, já esculpiram uma cebola em ouro para demonstrar o valor da hortaliça. Além do mais, eles acreditavam que as camadas de uma cebola eram símbolos de eternidade.

De qualquer forma, enquanto uma cultura dá uma importância quase divina ao alimento, muitas pessoas nem gostam de chegar próximas à cebola. Seja pelo odor forte ou sabor, o grande engano está em não aproveitar cada um dos benefícios da cebola.

Eles são variados, embora seu gosto cru não seja tão agradável assim. Enfim, o vegetal tem amplo uso na culinária como forma de tempero, fazendo uma dobradinha especial com o alho na hora de realçar o sabor de qualquer prato.

Conheça os nutrientes da cebola

Primeiro, saiba que os nutrientes da cebola podem variar entre cada tipo, mas quase todas apresentam os mesmos benefícios.

Como exemplo, temos a cebola roxa, que costuma ser mais rica em antioxidantes. Além do mais, é a substância da sua coloração que auxilia no combate ao acúmulo de gordura. Dessa forma, essa hortaliça é uma forte aliada nos processos de emagrecimento e na prevenção de doenças cardíacas.

Assim como outras variedades, confira abaixo a lista de nutrientes presentes no alimento:

  • Vitamina C;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Vitamina A;
  • Vitamina B;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Sódio.

Enfim, entre outros benefícios da cebola estão suas potentes ações antioxidante e anti-inflamatória. Com isso, ela comprova que é essencial para a manutenção do sistema imunológico e até para combater radicais livres.

benefícios da cebola

Santa Catarina é o estado brasileiro que mais produz cebola

Foi no ano de 2017 que o estado de Santa Catarina apresentou números impressionantes: uma safra recorde de 630 mil toneladas. Tal produção foi possível graças ao investimento realizado em tecnologias.

A média da produtividade mostrou números altos: foram quase 30 toneladas por hectare. Apesar disso, muitos produtores conseguiram resultados ainda maiores, ou seja, quase 50 toneladas por hectare.

Tudo isso é possível porque Santa Catarina conta com cerca de 36% de toda a área plantada de cebolas em nosso país: são quase 20 mil hectares totalmente destinados ao cultivo da hortaliça.

As propriedades da cebola

Como grandes propriedades da cebola, saiba que esse vegetal é rico em vitaminas C e A, antioxidantes e vitaminas do complexo B. Por outro lado, os benefícios da cebola também são encontrados na sua alta concentração de fibras e água.

Assim, confira abaixo alguns dos grandes benefícios da cebola:

  • A presença de baixas calorias: além de acelerar o metabolismo e a queima de gorduras, uma pequena porção de cebola apesenta poucas calorias, sendo uma ótima opção para dietas;
  • Ajuda nos processos de desintoxicação: a partir de seus aminoácidos, ela pode auxiliar na eliminação de metais nocivos do nosso organismo, como cádmio, chumbo e mercúrio;
  • Melhora a proteção do coração: com a presença de antioxidantes, a cebola ajuda a elevar o colesterol bom e reduzir o colesterol ruim. Além do mais, ela melhora o fluxo sanguíneo, evitando possíveis obstruções arteriais;
  • Contribui para melhor controle da glicemia: a presença de cromo na hortaliça aumenta a tolerância a células de glicose, evitando resistência à insulina;
  • Auxilia nos processos digestivos: por ser rica em fibras, um dos benefícios da cebola é melhorar a digestão e ainda ajudar no funcionamento coreto do intestino;
  • Ajuda a resolver processos de intoxicação: a cebola também ajuda na eliminação de toxinas em excesso, evitando casos de inflamações e possíveis acúmulos de gordura;
  • Benefícios da cebola na perda de peso: assim como ela ajuda o intestino a funcionar adequadamente, suas fibras retardam a digestão e garantem saciedade por mais tempo.

Os benefícios da cebola para a saúde

Entre os grandes benefícios da cebola para a saúde, além de ser uma alternativa com baixas calorias para temperos e ótima para o tempero de receitas, a hortaliça também tem consumo certo para:

  • Facilitar a perda de peso;
  • Evitar tipos de cânceres;
  • Controlar a glicemia;
  • Estimular a síntese do colágeno;
  • Estimular o funcionamento dos rins;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Melhorar a circulação;
  • Prevenir o envelhecimento precoce cutâneo;
  • Combater radicais livres.

benefícios da cebola

As características da cebola

Como uma das grandes características da cebola, saiba que ela é apenas uma das partes comestíveis de uma planta que cresce de forma subterrânea. Mesmo que não seja tão profundo assim, é o suficiente para seu desenvolvimento completo.

Embora sejam localizadas entre caule e raiz, esse tipo de vegetal chega a ser chamado de “legume de bulbo”. Nesse sentido, suas características mais marcantes são o sabor, o aroma e a disposição em várias camadas.

Em relação ao ciclo biológico, a planta dura cerca de dois anos e tem em sua base um caule subterrâneo que é rodeado por folhas. A propósito, elas são formadas por duas partes: a superior e a basal. Como proteção, essas folhas sobrevivem por serem cobertas por uma camada de cera.

Enfim, um ponto interessante sobre os benefícios da cebola é que essa hortaliça está quase o tempo todo abaixo da terra, o que consiste em um excelente mecanismo de defesa. Assim, a cebola não sofre ameaças nem de herbívoros nem mesmo de variações climáticas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo