Benefícios da uva incluem prevenção à doenças e hidratação da pele

Inicio » Agronegócio » Benefícios da uva incluem prevenção à doenças e hidratação da pele
23/07/2020 Por
Benefícios da uva incluem prevenção à doenças e hidratação da pele

Entenda os principais benefícios da uva para a saúde

Os benefícios da uva hoje são bem conhecidos, tanto no mercado interno quanto internacional. Segundo historiadores, a uva começou a ser cultivada cerca de 7000 anos atrás. Assim, já existiam indícios dessa excelente fruta em 5000 a.C.

No Brasil, a uva é bastante produzida nos solos brasileiros. Em especial no Rio Grande do Sul, visto o seu clima propício que favorece a produção de derivados da fruta. Assim, permite que os benefícios da uva estejam cada vez mais em evidência.

Benefícios da uva

O que é uva?

Uva é a fruta da videira que apresenta diversos benefícios para a saúde. Atualmente, a uva é frequentemente utilizada para produzir sumo, vinho, passas e sucos. Além disso, os benefícios da uva também podem ser encontrados ao consumir a fruta de forma natural.

Originalmente, o cultivo de uva no Brasil começou ainda no período colonial. Segundo historiadores, o cultivo da primeira videira ocorreu ainda em São Vicente, oficialmente a cidade mais antiga do Brasil.

Tipos de uva

Como diversas frutas, os tipos de uva variam bastante entre sua aparência e benefícios. Atualmente, estima-se que possam existir mais de 5 mil variações da fruta espalhadas em diversas partes do mundo. Grande parte é dedicada à produção de vinho, também conhecida como vinicultura.

No Brasil, diversas variantes da uva ganham uma produção em grande escala. Em especial, as que são famosas por serem utilizadas na em vinhos e sucos.

Dentre as espécies mais cultivadas no território brasileiro, se destaca a Vitis labrusca, também chamada de uva rústica. No entanto, podemos achar com mais facilidade outras variedades como:

  • Itália;
  • Thompson;
  • Rubi;
  • Benitaka;
  • Crimson;
  • Niágara rosada.

Benefícios da uva

Benefícios da uva Itália

Atualmente, a uva Itália é muito conhecida em território brasileiro, principalmente pela sua vasta história e por estar presente desde o Brasil Colônia. Mesmo assim, a uva Itália surgiu originalmente na Ásia. Vale lembrar que grande parte das frutas conhecidas na Europa era originalmente oriental como a manga.

Apesar de vir de longe, os benefícios da uva Itália já podiam ser encontrados com muita rapidez nos primeiros anos de seu cultivo no Brasil. Segundo historiadores, essa variedade de uva se adapta com muita rapidez aos biomas brasileiro. Mesmo assim, a uva Itália só ganhou verdadeiro valor após ser cultivada em grandes quantidades na região Nordeste.

Já em questões nutricionais, a uva Itália destaca-se por sua ótima quantidade de fibras alimentares. Além disso, essa variedade apresenta um baixo valor calórico e pouca quantidade de sódio em suas propriedades. Assim, é altamente recomendada em dietas mais restritivas que buscam incentivar a diminuição do consumo de sal.

Benefícios da uva rubi

Como a uva Itália, a rubi acabou ganhando bastante espaço entre os agricultores da região Nordeste e nas refeições dos brasileiros. Contudo, essa variação apresenta sua maior diferença na coloração avermelhada.

Em questão de propriedades, os benefícios da uva rubi apresentam funções antioxidantes, ótimas para a nossa visão. Tal componente evita o desgaste da retina e pode prevenir casos de catarata ou outras doenças oculares. Além disso, a fruta também pode aumentar a hidratação da pele e ser eficaz no contra inflamações.

Já nos micronutrientes, a uva rubi apresenta uma alta quantidade de vitamina C e K em sua composição. Assim, auxilia para que o corpo humano não produza uma grande quantidade de radicais livres.

Suco de uva

O suco de uva está presente em diversos supermercados, atualmente sendo vendido com uma imensa variação de marcas e tabelas nutricionais.

No entanto, a origem do suco de uva ocorreu ainda na Roma Antiga, lugar de diversas descobertas envolvendo essa fruta. Dente eles, a produção de vinhos, acontecimento responsável por garantir um grande número de exportação de uva ou, em alguns casos, do próprio vinho apropriado para o consumo.

Atualmente o suco de uva é extremamente recomendado para diversos públicos, principalmente quando feito totalmente natural. Contudo, esse suco deve ser evitado em casos em específicos como a diabetes, visto que essa fruta apresenta cerca de 16g de açúcar a cada 100g.

Benefícios da uva

Benefícios do suco de uva

Segundo especialistas, os benefícios do suco de uva envolvem diversos fatores. No entanto, esse alimento apresenta grandes quantidades de flavonoides, um líquido integral responsável por combater os radicais livres.

Assim, auxilia na recuperação das células e, conseguintemente, ajuda na prevenção de doenças relacionadas à saúde da mulher.

Propriedades da uva

Apesar de simples, as propriedades da uva são essenciais para que o nosso organismo funcione corretamente.

Em sua composição, a uva apresenta vitaminas A, C, E e K. Assim, torna-se um alimento bem completo nutricionalmente.

Além disso, a uva apresenta um baixo número de calorias, mais especificamente 37 kcal a cada 100 gramas da fruta.

Nutrientes da uva

Os nutrientes da uva comprovam que esta é, com certeza, uma das frutas mais ricas nutricionalmente.

Com uma grande quantidade de vitaminas e minerais, as uvas hoje são de ótima ajuda para regular a pressão arterial, principalmente por suas excelentes quantidades de fósforo e potássio em sua composição.

Benefícios da uva para saúde

Desde a sua origem, os benefícios da uva para saúde são extremamente valorizados. Dentre as suas principais funções, podemos destacar suas ações anti-inflamatórias e antioxidantes, grandes diferenciais dessa fruta.

Além disso, a uva recebe destaque nos seus macronutrientes que apresentam valores calóricos bem baixos se consumidos em quantidades certas, tornando-se uma excelente opção para pessoas que querem perder alguns quilos.

Já nos micronutrientes, a uva fornece uma gama de vitaminas e minerais que auxiliam no funcionamento correto do organismo. Além disso, essa fruta também pode ajudar na hidratação da nossa pele.

Por outro lado, devido à sua grande quantidade de açúcar, a uva pode ser extremamente prejudicial para pessoas que tenham diabetes, como dissemos. Portanto, não é recomendado que ocorra a ingestão do suco de uva ou de qualquer derivado da fruta.

Uva no agronegócio

A uva no agronegócio recebe uma valorização diferente de outras frutas no mercado. De acordo com diversos comerciantes, a uva é muito consumida em épocas festivas. Assim, apresenta os benefícios da uva para o mercado principalmente em datas comemorativas como Natal e Ano Novo, sendo uma das poucas frutas que recebem um destaque nesse período.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo