Bhut jolokia foi eleita a pimenta mais ardida do mundo

Inicio » Agricultura » Bhut jolokia foi eleita a pimenta mais ardida do mundo
05/12/2020 Por
Bhut jolokia foi eleita a pimenta mais ardida do mundo

Existe uma grande quantidade de pimentas no mundo, mas nem todas são fortes como a Bhut jolokia. Conhecida por ser praticamente insuportável de ingerir, está presente em diversos festivais onde pessoas ganham prêmios para comê-la.

Em suma, a Bhut jolokia está no topo das pimentas mais ardidas. No entanto, ainda assim é muito procurada por pessoas que possuem grande apreço por temperos apimentados, a fim de garantir um sabor a mais na receita.

Bhut jolokia

O que é Bhut jolokia?

Bhut jolokia é a pimenta mais forte do mundo. A origem da pimenta Bhut jolokia se deu na Índia. Conhecida também como Naga jolokia, apresenta, na escala Scoville, uma pontuação de ardência que passa de 1 milhão.

Mesmo que seja um tipo de pimenta praticamente insuportável de ingerir, a Bhut jolokia ainda conquista admiradores em todos os locais do mundo.

A sua criação se deve à mistura dos dois tipos mais fortes de pimenta já registrados e, dessa forma, conseguiu combinar o sabor de ambas e ganhar o título de pimenta mais forte do mundo.

Seja para plantar ou para experimentar, existem sites que disponibilizam a pimenta em forma de semente ou pronta para consumo. No Brasil, é um produto muito difícil de encontrar, mas não impossível. Em geral, é encontrada em casas de produtos naturais, supermercados ou feiras orgânicas.

Ardência da Bhut jolokia

Com uma ardência que pode chegar ao extremo, já que pode durar até meia hora, o gosto da pimenta pode provocar uma queimação intensa que geralmente alivia por conta. No entanto, é possível sentir sensação de sufocamento, queimação interna e diversas outras reações.

Dessa forma, para utilizar a Bhut jolokia, é preciso ter o máximo de cuidado possível, já que se trata de um alimento extremamente forte e que pode causar reações adversas. Por conta disso, é recomendado uma quantidade mínima para temperar.

O efeito assustador da pimenta inicia na língua. A partir do momento em que Bhut jolokia é mordida, ela rompe e libera imediatamente a capsaicina. Este é o composto químico ativo que está presente no alimento e que é responsável pelo ardor.

Dessa forma, a substância estimula aceleradamente todos os receptores de calor e dor ao mesmo tempo. A mesma sensação de ter a pele queimada constantemente se repete no interior do corpo humano. Em seguida, há o estímulo agressivo dos receptores opioides, responsáveis pela liberação de endorfina, que causa a sensação de bem-estar.

Além disso, por conta do composto químico e da sensação que causa, a pimenta Bhut jolokia provoca ondas extremas de calor e suor, muito mais do que outros tipos de pimenta.

A Bhut jolokia vermelha, conhecida como Bhut jolokia Scoville devido ao alto ranking que atinge, ainda é mais forte que a Bhut jolokia amarela.

Bhut jolokia

Como plantar Bhut jolokia?

Muitas pessoas têm interesse em saber como plantar Bhut jolokia, já que é uma pimenta tecnicamente rara e que pode ser altamente rentável. Porém, aprender como plantar pimenta Bhut jolokia demanda tempo e atenção.

O motivo é que, para potencializar o efeito dessa espécie, é preciso que o ambiente esteja quente, seco e com o mínimo de umidade possível. Somente dessa forma é possível fazer com que a pimenta seja, de fato, forte e picante ao extremo.

De forma geral, o cultivo da pimenta mais ardida do mundo pode ser feito em qualquer lugar da casa, desde que longe da umidade. Como não é uma pimenta muito exigente, pode ser cultivada em vasos ou floreiras.

Além disso, as sementes podem ser encontradas através da internet ou em lojas. Ainda assim, muitos profissionais responsáveis pelo cultivo da pimenta afirmam que comprá-la pela internet pode sair mais barato.

Pimentas ardidas

Além da ghost pepper, outra denominação da Bhut jolokia, é possível encontrar outras pimentas disputando o páreo de pimenta mais picante do mundo. As pimentas ardidas são as responsáveis por resultarem em molhos vermelhos perfeitos, desde que utilizadas com cautela e na medida certa.

Porém, como muitas pessoas acabam exagerando na dose, as pimentas picantes acabam agregando uma ardência fora do comum. No entanto, além da Bhut jolokia, é possível encontrar uma série de outros tipos de pimenta ardida que prometem causar uma sensação próxima a ela.

O molho de pimenta Bhut jolokia, por exemplo, é conhecido por oferecer uma sensação muito semelhante à espécie em sua forma bruta. No entanto, mesmo oferecendo um sabor extremo, ainda assim consegue ser mais suave.

Além desta, outras pimentas que são extremamente fortes e merecem destaque são:

  • Caiena – 50.000 pontos na escala Scoville;
  • Malagueta – 100.000 pontos na escala Scoville;
  • Habanero – 350.000 pontos na escala Scoville;
  • Dorset – 970.000 pontos na escala Scoville.

Muitas delas são resultados da mistura de uma pimenta com outra. Em relação ao seu local de origem, muitas divergem entre si. Já em relação às pimentas suaves, a pimenta biquinho e o pimentão são os mais aceitáveis na culinária e podem ser consumidos crus, diferente do restante.

Bhut jolokia

Variações da Bhut jolokia

Existem, até então, três variações da pimenta. Na aparência, elas se assemelham à pimenta dedo de moça, porém, bem mais larga e robusta. Com uma aparência murcha, pode dar a impressão de envelhecida, mas é assim mesmo que se apresenta.

Em relação às variações, é possível encontrar a Bhut amarela, a Bhut chocolate e a Bhut vermelha.

A Bhut amarela, como dito anteriormente, é a mais suave e fraca dentre as três. No entanto, ainda assim possui uma ardência muito forte e deve ser consumida com muita cautela.

Já a pimenta Bhut chocolate, acaba ficando próxima à Bhut vermelha em termos de ardência. O motivo é que elas pouco divergem entre si na escala Scoville, por isso, a Bhut chocolate também está entre as pimentas nucleares.

Por fim, a Bhut vermelha é a tão temida e forte pimenta ghost, a mais ardida do mundo até o momento.

Sabendo plantar, é possível determinar o nível de sabor desejado. Portanto, se a intenção é plantar a Bhut jolokia, mas sem o exagero da ardência, prefira locais com um índice maior de umidade. Caso contrário, quanto mais quente o local de plantio, mais ardida ela ficará.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo