Botão de ouro (Unxia kubitzkii) é uma flor perene de origem brasileira

Inicio » Agricultura » Botão de ouro (Unxia kubitzkii) é uma flor perene de origem brasileira
13/06/2020 Por
Botão de ouro (Unxia kubitzkii) é uma flor perene de origem brasileira

Botão de ouro, uma ótima flor para forragem

A botão de ouro apresenta características marcantes, principalmente devido à sua coloração extremamente forte. Além disso, a planta pode ser utilizada de diversas formas, inclusive na alimentação de animais.

Mesmo assim, a botão de ouro não se limita a grandes produções, podendo facilmente ser plantada em casa através da estaquia, processo bastante simples e rápido de plantação.

Botão de ouro

O que é botão de ouro?

Botão de ouro, ou Unxia kubitzkii, é uma flor perene. Ou seja, é de longa vida, durando cerca de 2 anos, no mínimo. Assim sendo, é uma planta que pode ser plantada em altas quantidades para forrageira.

Além disso, a botão de ouro é uma planta de origem brasileira, sendo achada em diversas partes do Brasil em muita abundância.

Ela pode ser facilmente identificada através da sua cor principal, a dourada, dando sensação de ouro, como o nome já deixa claro.

Flor botão de ouro

Nessa flor, podemos observar com facilidade sua corola – ou pétalas – amarelada, bastante característico da flor, ganhando destaque entre outras plantas.

Além disso, a flor botão de ouro é bastante famosa por atrair abelhas e borboletas dependendo do local de cultivo, podendo ser útil para produtores de mel. Assim, mostra a importância das flores no agronegócio. Contudo, recomendamos fazer uma checagem do local caso você crie unicamente para uso doméstico.

Botão de ouro

Forrageira botão de ouro

A forrageira botão de ouro é caracterizada principalmente pelo seu baixo custo. Inicialmente, utilizar a planta pode ser extremamente bom em questão estética. Contudo, pode apresentar maiores vantagens para grandes fazendeiros a longo prazo, principalmente por ser uma planta perene.

Devido à sua abundância, ela pode ser uma excelente opção para alimentação de animais, em especial, de vacas. Assim, pode substituir até um décimo da sua alimentação convencional.

De acordo com especialistas, a utilização da planta pode ser extremamente vantajosa para grandes produtores, principalmente devido ao aumento da concentração do leite, deixando sua produção com maior qualidade para o consumo.

Planta botão de ouro

A planta botão de ouro é original do Brasil, mas pode ser encontrada em outros países na América Latina e Central. Ainda assim, o Brasil é o país que apresenta maior quantidade da planta, principalmente por sua longa extensão territorial.

Sendo uma espécie tipicamente tropical, necessita de um solo fértil, bem como ser cultivada sob sol pleno. Essas condições ajudam no melhor bem-estar desta flor específica.

Mesmo assim, ainda é recomendado a utilização de fertilizantes orgânicos em seu processo e durante a vida da planta.

Além disso, ela é considera uma planta de pequeno porte, podendo chegar apenas até 40 centímetros de altura. Assim, sendo uma planta de tamanho muito reduzido, vale a pena para produtores com grandes propriedades.

Botão de ouro

Reprodução

Já no que se refere à reprodução, a flor apresenta algumas formas mais comumente utilizadas. Contudo, em grande parte dos casos, a preferência é pela utilização da estaquia ou diretamente em sementes.

A estaquia é recomendada para produções de baixo custo ou, até mesmo, para usuários que pretendem apenas embelezar a casa ou ambiente de trabalho. No caso de sementes, é preferível para grandes agricultores, principalmente os que vendem consideráveis quantidades de leite todos os dias.

Considerações finais

A flor botão de ouro é uma excelente opção para diversos públicos, mas em questão de mercado e para a agricultura, é realmente mais interessante para grandes produtores. Portanto, é preferível que ela seja plantada em grandes propriedades e, principalmente, em fazendas especializadas na produção de leite em média e alta quantidade, desse modo, recebendo grande retorno em sua qualidade no produto final.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo