Brahman é raça bovina que resulta do cruzamento de outras 4 raças

Inicio » Pecuária » Brahman é raça bovina que resulta do cruzamento de outras 4 raças
07/10/2020 Por
Brahman é raça bovina que resulta do cruzamento de outras 4 raças

Trazida da Índia, a raça Brahman possui adaptações diferenciadas para sobreviver. Isso se deve ao fato do extremo tempo climático na Índia, além de diversos insetos e parasitas que transformam o ambiente em inadequado para qualquer animal.

Porém, ainda assim, o Brahman é um animal sagrado na Índia e muitos se negam a comer sua carne, nem vender e nem permitir o abate. Todos esses fatores dificultam de forma considerável a importação desse gado para os outros lugares do mundo.

Brahman

Raça brahman

Brahman é uma raça que se originou, na verdade, nos Estados Unidos. O processo iniciou em 1835 quando houve o cruzamento das seguintes raças:

  • Nelore;
  • Gir;
  • Guzerá;
  • Krishna Valley.

Além disso, consta que houve a participação dos touros zebus originados no Brasil. O objetivo de criar a raça Brahman foi para que ela suportasse o calor, umidade, insetos, doenças e parasitas que eram típicos da região.

Além disso, as características que eram buscadas com essa criação, eram extremamente similares às características das raças inglesas. Essas características visavam, acima de tudo, transformar o touro Brahman em gado de corte.

Brahman no Brasil

Foi somente em 1994 que o gado Brahman chegou ao Brasil durante a primeira importação vinda dos Estados Unidos. Tudo isso, logicamente, sob a supervisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O diferencial dessa raça é que, desde os primeiros cruzamentos, era essencial usar animais de perfil econômico para produzir carne.

Nelore versus Zebu

Brahman Nelore: diferente do Brahmanel Zebu, o resultado da cruza entre o Brahman e o Nelore resulta no Brahmanel. O objetivo é juntar a aptidão das duas raças. Isso ocorre pois o Brahman deixa em completa evidência o jeito rústico do Nelore, já que é uma raça extremamente maternal e causa grande impacto na genética.

Além disso, é possível notar uma melhora significativa no peso e na qualidade da carne, o que potencializa os ganhos para reprodução. Os bezerros resultantes da inseminação das fêmeas Brahman e dos machos Nelore são extremamente fortes.

Brahman

Características do gado brahman

Todos esses bovinos têm uma característica e grande protuberância no topo do ombro e do pescoço. Outra característica marcante são as glândulas sudoríparas que são muito mais desenvolvidas do que no gado europeu, o que permite que essa raça transpire de forma mais desimpedida.

Além disso, o odor do suor do Brahman possui um cheiro específico que acaba repelindo moscas e insetos.

Algumas outras características que se destacam fortemente são:

Tamanho

O tamanho do Brahman gado de corte é um pouco diferenciado quando comparado com outras raças de carne. Os touros Brahman pesam de 725 a 1000 quilos, as fêmeas pesam 450 a 635 quilos e os bezerros, ao nascer, são pequenos e pesam de 27 a 30 quilos.

De qualquer forma, é uma raça que cresce rapidamente e desmama de forma ágil.

Cor

São mais vistos na cor de cinza claro, quase beirando o branco. O vermelho, quase preto, também é muito comum. Os touros de mais idade possuem uma cor mais escura, e as fêmeas possuem ombros, coxas e pescoço com áreas escuras.

Pelo

O pelo do Brahman gado é, em maioria esmagadora, curto e muito brilhante. O brilho chega ao ponto de refletir todos os raios solares, o que possibilita que essa espécie consiga pastar, dormir e fazer diversas atividades na luz solar, em pleno meio-dia, sem sofrer nenhum tipo de insolação ou outra consequência com isso.

Calor corporal

O que faz a espécie de carne de Brahman ser tão resistente ao calor é que os mesmos possuem uma quantidade menor de calor interno, mesmo em climas quentes. Isso é totalmente diferente dos gados europeus, por exemplo.

Gado brahman

Na lista das características do Brahman, sobressaem-se a docilidade, rusticidade, resistência às doenças e a grande maioria dos parasitas, qualidade de carne, conversão alimentar adequada, habilidade materna, etc. Essa raça tem recebido constantemente selos de qualidade, desde a carne até a seleção dos ancestrais para gerir a raça.

Afinal, é uma raça que reúne grande produtividade junto à qualidade, duas características que são extremamente importantes para quem atua dentro desse segmento.

Outra ótima característica é que a imunidade dessa raça é totalmente diferenciada das demais, como já visto anteriormente. Isso os torna totalmente resistente aos insetos e diversas doenças que tentam acometê-los. Essa é uma característica que gera enorme importância para a economia.

Além disso, mesmo em temperaturas altas, o Brahman consegue se reproduzir sem sofrer nenhum empecilho, diferente de outras raças. As fêmeas, que são cruzadas com machos da mesma espécie, também mantêm todas as qualidades e características, inclusive de serem extremamente maternais.

O leite é sempre produzido em abundância, independente da temperatura em que se encontram, além de sempre permanecerem com os filhotes para protegê-los de predadores.

Além disso, é uma raça totalmente tranquila para viagem, pois conseguem se locomover mesmo em terrenos complicados. Isso ocorre pois possuem uma estrutura sólida como nenhuma outra. Em questão de seca, também superam as outras raças no quesito sobrevivência.

Brahman

Comportamento do brahman

O comportamento dessa raça pode ser descrito como animais inteligentes, tímidos, dóceis e inquisitivos. Como possuem uma capacidade incrível de aptidão, são muito perceptíveis à gentileza humana e bastante receptivos quando o proprietário possui o jeito adequado para lidar com sua personalidade, conectando-se imediatamente com essa pessoa.

Além disso, são extremamente econômicos e robustos, o que faz com que os gastos com procedimentos veterinários sejam reduzidos, assim, necessitando apenas de visitas periódicas por questões de saúde e prevenção.

A raça Brahman gosta muito de afeto e sempre busca ser dócil para com o ser humano. Porém, é necessário ter muito atenção ao manuseá-los, pois possuem a habilidade de responder exatamente da maneira que forem tratados.

Se forem bem tratados, será um tipo de animal completamente manipulável e de fácil convivência. Caso contrário, os animais Brahman podem se tornar fechados e julgadores, desconfiando do proprietário e tendo dificuldades em demonstrar afeição e sentimento. Isso faz com que a criação seja mais difícil. Mas não é complicado resolver esse problema, basta que todos os cuidados sejam observados, assim, a criação será muito proveitosa.

Tags: ,

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo