Broto de alfafa ganha cada vez mais espaço na culinária brasileira

Inicio » Agricultura » Broto de alfafa ganha cada vez mais espaço na culinária brasileira
25/10/2020 Por
Broto de alfafa ganha cada vez mais espaço na culinária brasileira

O broto de alfafa é da mesma família do feijão, e é cada dia mais popular e usado na culinária brasileira. Seja em saladas, sanduíches ou chás, é extremamente delicioso e possui nutrientes que ajudam a vitaminar vários aspectos do corpo humano.

Outrossim, o broto de alfafa, inclusive, causa muita curiosidade nas pessoas, já que muitos indivíduos ainda acham que este broto é algum tipo de comida animal e não de consumo humano. Para saber mais, confira o artigo!

Broto de alfafa

O que é broto de alfafa?

Broto de alfafa é uma espécie de broto comestível. Os brotos comestíveis extremamente ricos em vitamina A, C, E e D. Isso significa que é um alimento essencial para garantir o bom equilíbrio e saúde no organismo. Além de ser muito utilizado como alimento, também serve como erva medicinal.

Logo, por estar se popularizando tão rápido, este broto também exige um nível de produção muito maior de produtores do agronegócio para que supram a quantidade de pessoas que possuem interesse no alimento.

Com esse crescimento tão repentino, muitos empresários que não produziam o alimento, passam a cogitar seriamente essa hipótese. Afinal, é uma ótima chance de lucro, mais ainda quando as pessoas estão tomando consciência de todos os benefícios que o broto de alfafa oferece ao negócio agro.

Como preparar broto de alfafa

Antes de aprender como fazer broto de alfafa, é preciso higienizá-lo muito bem na água fria e depois deixar escorrendo por uns minutos. Enquanto o broto está escorrendo, pegue-o e balance-o para retirar o acúmulo de água e auxiliar na limpeza.

Para saber como preparar broto de alfafa inicialmente, é possível seguir uma receita extremamente simples, mas que traz muitos benefícios ao corpo e também é muito saborosa:

  • Meio kg de broto de alfafa;
  • Vinagre de vinho tinto;
  • Mostarda;
  • 3/4 azeite (de oliva, de preferência);
  • 2 colheres de shoyu;
  • 2 xícaras de queijo branco em cubos;
  • Pimenta a gosto;
  • Peito de frango.

Broto de alfafa

Pique o peito de frango em cubos e coloque em uma frigideira com sal, páprica e demais temperos que quiser. Deixe fritar e reserve.

Para iniciar a salada, basta bater o vinagre com a mostarda e, ainda enquanto estiver batendo, acrescente a medida de 3/4 de azeite. Vá batendo dessa forma até que a mistura chegue em ponto de maionese. Ao atingir esse ponto, coloque o shoyu e a pimenta. Deixe reservado.

Em seguida, selecione o broto e coloque um pouco mais de azeite em cima. Em seguida, coloque em um prato junto aos cubinhos de queijo. Se preferir, é possível colocar em uma tigela específica para saladas.

De qualquer forma, misture o frango também junto à alfafa e ao queijo. Para comer, é válido servir junto ao molho de soja. Essa receita é considerada uma das melhores receitas com broto de alfafa.

Como lavar broto de alfafa?

Saber como lavar esse tipo de broto um pouco mais complicado. Por se tratar de um alimento muito delicado e pequeno, a sua higienização precisa ser muito delicada e atenciosa, a fim de não estragar nenhuma parte.

Logo, inicie escolhendo os melhores brotos de alfafa, que são aqueles que aparentam estar crocantes e novos. Evite a qualquer custo os brotos que possuírem uma espécie de gosma. Depois, separe um coador ou um escorredor de massa, dependendo da quantidade de brotos.

De qualquer forma, deixe o coador na pia e a água escorrendo sobre ele. Após terminar de lavar, balance muito bem os brotos de alfafa para retirar as impurezas que sobraram depois da lavagem. Os brotos de alfafa geralmente precisam ser secos.

Justamente por isso, sempre deixa duas ou três camadas de papel toalha ao lado da pia ou em um balcão seco. Sobre as toalhas de papel, coloque o broto da alfafa e deixe escorrendo a água. Depois, cubra novamente os brotos com um papel toalha para que todas as camadas, sem exceção, estejam secas.

E essa é a melhor forma de como lavar broto de alface.

Como plantar broto de alfafa?

Para saber como plantar broto de alfafa, é preciso analisar algumas características básicas, como:

  • Cultivo de sementes;
  • Características gerais de clima, solo e temperatura;
  • Plantio.

No início, muitos especialistas afirmam que a alfafa crioula é melhor do que o broto de alfafa. De qualquer forma, caso ainda assim opte pelo broto, então é muito importante que venham com uma bactéria Rhizobium meliloti.

Essa bactéria é extremamente importante para fixar nitrogênios para o bem-estar e saúde do broto. Além disso, é preciso também analisar que o broto de alfafa é tipicamente de climas temperados. Porém, isso não vai interferir em seu desenvolvimento em climas tropicais, por exemplo.

O fato é que este tipo de broto se dá super bem em qualquer região, seja alta ou baixa. Outra grande característica é que o broto de alfafa pode ser cultivado tranquilamente em solos intemperizados. Porém, lembre-se sempre de que é preciso manter cuidados maiores com o broto de alfafa para que ele não sofra.

Em seguida, a melhor época de plantio é sempre de abril a junho. Utilizar herbicidas é uma ótima solução para que seja possível notar um bom desenvolvimento do broto de alfafa.

Broto de alfafa

Benefícios do broto de alfafa para a saúde

Este tipo de broto, muito subestimado por grande parte das pessoas, possui grandes poderes de trazer vitaminas ao corpo humano e deixá-lo livre de substâncias e doenças nocivas. Dessa forma, é possível consumir um alimento de simples preparo, mas de grande qualidade.

Inclusive, o broto de alfafa é muito requisitado em restaurantes dos mais variados locais do território brasileiro. O broto, inclusive, produz grande saciedade e tem um efeito antioxidante que atua na pele feminina retardando o envelhecimento.

Assim, como tudo o que o corpo humano precisa está dentro de casa, na comida, fica difícil pedir determinados alimentos através de aplicativos. Afinal, todos os nutrientes necessários podem e devem ser ingeridos com o broto e diversos outros alimentos.

Importante frisar que o broto de alfafa pode ser consumido da maneira que achar melhor, então, utilize sua imaginação e prepare receitas deliciosas e surpreendentemente saborosas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo