Capim tanzânia é uma forrageira utilizada na alimentação de plantel

Inicio » Meio Ambiente » Capim tanzânia é uma forrageira utilizada na alimentação de plantel
01/08/2019 Por
Capim tanzânia é uma forrageira utilizada na alimentação de plantel

O capim tanzânia é resistente, tem alta produção e pode complementar a dieta dos animais

O capim tanzânia se desenvolve bem em solos nutritivos e pode ser uma excelente opção para compor a dieta de animais como gado, caprinos e ovinos.

Um dos benefícios do capim tanzânia é a sua palatabilidade, por isso pode ser uma boa escolha para o plantel. Entretanto, alguns cuidados são necessários para a produção da pastagem. A planta exige bons índices de fósforo e potássio para o crescimento e desenvolvimento, por exemplo.

capim tanzânia

O que é capim tanzânia?

O capim tanzânia é uma forrageira bastante utilizada para a alimentação dos animais. Ela deve ser produzida em áreas de solo fértil e, assim, torna-se mais uma opção de plantio para o produtor rural.

Uma das formas de se utilizar o capim é através do manejo de pastagem. Dessa forma o capim pode ser plantado em consórcio com outras forrageiras, garantindo assim os nutrientes e o melhor uso da terra.

Quais as vantagens do capim tanzânia?

O uso do capim proporciona alguns benefícios para o produtor, pois é resistente a alguns tipos de praga e apresenta alta produtividade.

Algumas vantagens do capim tanzânia, então, são:

  • Diversidade: o capim torna-se uma opção a mais para os produtores de carne. Assim, o produtor rural pode trabalhar de forma estratégica pensando na intensificação da produção.
  • Substituta: em áreas de solo degradado o capim tanzânia pode substituir algumas plantas, como a braquiária, por exemplos.
  • Resistência: o cultivar pode ser mais resistente do que outras forrageiras em relação às pragas. A planta é resiste bem à cigarrinha-das-pastagens.
  • Rendimento:a espécie é bastante produtiva e oferece maior ganho de peso quando oferecida ao gado

Capim como fonte de alimento para os animais

Gado de leite e de corte, ovelhas e cabras são alguns exemplos de animais que precisam da ingestão de verde para o crescimento e engorda. Assim, oferecer o capim tanzânia para os ovinos, assim como os outros animais, pode ser uma boa escolha na fazenda.

capim tanzânia

É importante manter os cuidados sobre o pasto, já que a vegetação de qualidade vai afetar diretamente no desenvolvimento dos animais. Por isso a pastagem deve ser nutritiva e saudável.

Se observarmos as ovelhas, então, nota-se que os animais preferem vegetais com maior quantidade de proteína. Geralmente escolhem opções mais finas e, consequentemente, menos fibrosas. Portanto, além do cultivar, existem outras opções de pastagem para os animais. As gramíneas Bermuda e Vaquero e alguns tipos de Braquiárias, também podem ser boas opções.

Como plantar o capim?

Você sabe como plantar o capim tanzânia? Algumas dicas podem ajudar na hora de produzir a vegetação. Um ponto importante, então, é a época de plantio. O recomendado é que a plantação seja realizada no início da época de chuvas, já que o clima é mais favorável ao seu desenvolvimento.

A semeadura deve ser homogênea e, portanto, é necessário o preparo do solo. A limpeza da área, adubação e preparo da terra são etapas importantes para que as sementes germinem com saúde.

O plantio pode ser realizado em forma de lanço, ou linha. Contudo, independente da escolha, as sementes do capim tanzânia devem ficar na profundidade máxima de dois centímetros.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo