Caramuru Alimentos: produção, industrialização e comércio de produtos

Inicio » Agronegócio » Caramuru Alimentos: produção, industrialização e comércio de produtos
29/08/2019 Por
Caramuru Alimentos: produção, industrialização e comércio de produtos

A Caramuru Alimentos nasceu no Paraná e hoje faz parte da história brasileira na produção de alimentos e derivados

A empresa Caramuru Alimentos é uma das maiores organizações quando o assunto é processamento e beneficiamento de produtos. Uma das grandes conquistas do grupo são as ações realizadas com base no processamento de grãos e sementes. Além de ser muito amplo, o trabalho desenvolvido é importante também para milhares de famílias agricultoras.

A Caramuru Alimentos atua sobre a fabricação, comércio e logística de produtos desenvolvidos para consumo humano, assim como animal. Além da alimentação, a produção de biodiesel também é um dos objetivos do conglomerado.

caramuru alimentos

O que é caramuru alimentos?

Caramuru Alimentos é uma empresa que atua sobre o beneficiamento, industrialização e comercialização de produtos agrícolas. A empresa Caramuru foi fundada em 1964 e, de lá para cá, cresceu exponencialmente. Dessa forma, hoje é um dos mais importantes conglomerados alimentícios do país.

A empresa Caramuru Alimentos nasceu na cidade de Maringá, no interior do Paraná. Durante sua história, portanto, um dos destaques da empresa foi ter explorado nichos de mercado e aberto fronteiras para muitos produtos.

Atualmente o grupo atua fortemente no processamento de grãos e sementes, entre eles estão:

  • Soja
  • Milho
  • Girassol
  • Canola

Onde fica a Caramuru Alimentos?

O Grupo Caramuru teve sua origem no Paraná, mas não se restringiu apenas ao estado. Hoje a empresa está presente também em Goiás, Mato Grosso e São Paulo. Assim, uma série de alimentos fazem parte de sua linha de trabalho. A empresa atua tanto no segmento animal como o industrial.

Além disso, a logística, produção de biodiesel e os produtos para consumo também são uma especialidade do grupo.

caramuru alimentos

Sendo assim, alguns produtos Caramuru conhecidos em todo o Brasil, são:

  • A marca Sinhá: sal, macarrão instantâneo, azeite de oliva, óleo de soja, milho, polenta, ervilha e farofa pronta são alguns exemplos dos alimentos produzidos pela indústria. A marca tem mais de 35 anos de atuação e exporta produtos para diversos países.
  • Bontrato: alimentos para aves como painço, alpiste e girassol também fazem parte de sua linha de produção
  • Alimentação animal: a nutrição animal faz parte das ações do grupo, que investe na produção de farelos, melaço e milho. O objetivo, então, é atender a demanda de produtores dos produtores de bovinos, suínos, avicultores, além de proprietários de animais de estimação.
  • Alimentos industrializados: o grupo também é proprietário de diferentes marcas que oferecem diversos alimentos como biscoitos, bolachas, etc.

Caramuru Alimentos e agricultura familiar

Um dos envolvimentos do grupo está relacionado ao Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, desenvolvido pelo Governo Federal. Uma das determinações do programa, então, institui que ao menos uma parte da matéria-prima utilizada na produção do biodiesel seja proveniente da agricultura familiar.

caramuru alimentos

Sendo assim, a empresa possui relações econômicas com muitos pequenos agricultores. Além disso, o grupo estimula e auxilia no desenvolvimento de cooperativas entre estes agricultores, trabalho também desenvolvido em parceria com organizações do Governo Federal.

A Caramuru Alimentos desenvolve, ainda, o acompanhamento técnico das famílias com o auxílio de engenheiros e técnicos que atuam no campo. Um dos objetivos da ação, portanto, é de oferecer treinamentos e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido na agricultura familiar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo