Cerveja Ale é um tipo de cerveja artesanal de grande popularidade

Inicio » Agronegócio » Cerveja Ale é um tipo de cerveja artesanal de grande popularidade
13/10/2020 Por
Cerveja Ale é um tipo de cerveja artesanal de grande popularidade

Uma bebida milenar, apreciada no mundo todo, a cerveja hoje é encontrada em várias versões. Uma delas, a cerveja Ale, dá origem a um estilo.

As cervejas Pale Ale por exemplo, têm origem na cerveja Ale, que estão entre algumas das mais apreciadas no mundo.

Cerveja Ale apresenta cor clara

O que é cerveja Ale?

A cerveja Ale é produzida a partir de cevada maltada utilizando uma levedura que atua em temperaturas mais altas.
Praticamente toda a safra de cevada do Brasil é voltada para a produção de cerveja. Quando colhida, a cevada vai para a maltaria, onde passa por alguns testes antes de ser transformada em malte para compor a cerveja.

Os grãos ficam num ambiente controlado e quando começam a germinar e os grãos brotam, este processo é interrompido e os grãos, que a esta altura já são malte, são secos ou até mesmo torrados. É de acordo com a intensidade da torra que o malte vai adquirir suas características de cor e aroma, que vai desde caramelo, frutas secas, café, entre outras.

Qual a diferença entre a cerveja Ale e a Lager?

As cervejas do tipo Ale tem uma fermentação diferente. Aliás, o que difere uma cerveja Ale de uma Lager é o processo de fermentação. A fermentação é mais alta na Ale e mais baixa na Lager.

Normalmente, a fermentação da Ale se dá num ambiente com temperatura entre 15º a 24º ou até mais, levando-se em consideração que são poucos dias para todo o processo, cerca de cinco dias.

No período de alta fermentação, a levedura utilizada (Saccharomyces cerevisiae) sobe para a superfície. Esse é um dos processos mais antigos, e, provavelmente por isso, a cerveja Ale foi a única existente até parte do século XIX.

Com esse processo em alta temperatura, os sabores são realçados, já que são cervejas mais fortes ou encorpadas como falamos normalmente, mas que podem variar de acordo com cada marca disponível no mercado. As características podem variar entre ser mais adocicada, mais amarga, mais clara ou mais escura.

Cerveja Ale é artesanal

Tipos de cerveja

Confira alguns tipos de cerveja que derivam da Ale:

Normalmente, as cervejas Ale apresentam cor clara, o que explica uma tradução livre como cerveja pálida. Porém hoje, há uma grande segmentação de cervejas que surgiram a partir da Ale.
São cervejas hoje muito conhecidas, como as Pale Ale.

  • India Pale Ale: talvez conheça melhor apenas como IPA. Essa versão leva uma adição de lúpulo na composição, deixando uma coloração acobreada e dando mais intensidade no sabor;
  • American Pale Ale: é mais clara e mais suave, sendo uma das mais conhecidas do gênero Ale;
  • English Pale Ale: essa cerveja britânica também é conhecida como bitter e sua cor varia de dourado a âmbar mais escuro e sabor mais amargo;
  • Belgian Pale Ale: na versão belga, apresenta uma cor mais clara e sabor mais leve; assim como a Blond Ale, mais eleve e sabor sutil.

Agora você já sabe diferenciar a cerveja Ale e pode pedir a que melhor se encaixa ao seu paladar para apreciar essa bebida milenar!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo