Cerveja puro malte possui apenas o malte como sua fonte de açúcar

Inicio » Agronegócio » Cerveja puro malte possui apenas o malte como sua fonte de açúcar
06/10/2020 Por
Cerveja puro malte possui apenas o malte como sua fonte de açúcar

A cerveja puro malte vem conquistando cada vez mais brasileiros amantes de uma cerveja com sabor diferenciado. A cerveja puro malte, de sabor mais amargo que a tradicional pilsen, vem ganhando a cada dia mais espaço no mercado interno brasileiro.

Com preços médios que podem variar entre R$ 2,99, lata de 350 ml, a mais de R$ 19,99, garrafa de 600 ml, a cerveja puro malte apresenta em sua composição lúpulo e água, além de fermento e malte.

Cerveja puro malte

O que é cerveja puro malte?

Cerveja puro malte, diferentemente de outras cervejas que apresentam em sua composição outras fontes de carboidratos como, por exemplo, o milho, possui apenas o malte como fonte de açúcar.

Constituída por lúpulo, água, fermento e malte, a puro malte apresenta não só um sabor mais amargo que a tradicional pilsen, como também uma coloração bem diferenciada.

Embora muitos acreditem que o malte é um cereal, na realidade ele é fruto de uma germinação artificial em que cereais como cevada, trigo e centeio passam por um processo de malteação.

O malte, como resultado, é utilizado na produção de cervejas, de outras bebidas alcoólicas como o whisky, além de inúmeros produtos como, por exemplo, achocolatados.

Lei da Pureza Alemã

Voltando um pouco na história, a Lei de Pureza Alemã de 1516, ou seja, a Reinheitsgebot, instituída pelo Duque Guilherme IV, da Baviera, tinha como objetivo manter a tradição na fabricação de cerveja alemã.

A lei tinha como propósito garantir que a fabricação da puro malte utilizasse tão somente quatro ingredientes: água, lúpulo, fermento e, obviamente, malte. Aliás, é bom mencionar que o fermento, ou seja, as leveduras, eram desconhecidas na época e foram introduzidas apenas no século XVII.

Na época, a lei foi primordial para que os cervejeiros produzissem uma bebida de extrema qualidade. Enfim, a lei serviu como base, assim como nos dias atuais, para a produção de uma cerveja puro malte de qualidade ao redor do mundo.

Como é feita a cerveja puro malte?

Como dissemos anteriormente, o malte é o fruto de uma germinação artificial de cereais como, por exemplo, cevada e trigo.

O processo é relativamente simples: o cereal é mergulhado em água fria, aproximadamente 10 °C, e logo que ocorrer a germinação o mesmo é submetido à secagem, torrefação ou defumados, dependendo do tipo de bebida a ser elaborada.

Assim, dependendo do nível de secagem ou mesmo da torrefação, o malte proveniente, seja da cevada ou do trigo, é que atribui cores, texturas, bem como sabores diferenciados à bebida.

A mistura de água mineral, lúpulo, fermento e 100% malte de cevada resulta na verdadeira puro malte.

Marcas de cerveja puro malte

No Brasil, a legislação permite que as cervejarias utilizem até 45% de cereais não maltados na fabricação das cervejas, ou seja, adjuntos no lugar do malte como, por exemplo, milho e arroz, o que barateia o produto final.

Por conseguinte, a puro malte é considerada uma bebida de maior qualidade em relação às outras.

O mercado brasileiro oferece várias marcas de puro malte. Acompanhe a seguir as mais consumidas pelos brasileiros.

Cerveja puro malte

Skol Puro Malte

Produzida com 100% de malte de cevada e uma das mais populares do Brasil, conquistou rapidamente o paladar dos cervejeiros de plantão. A bebida foi desenvolvida através de uma parceria com os belgas.

Skol Hops

Bebida leve, com notas cítricas, puro malte, porém, com um amargor e sabor bem mais acentuado de lúpulo.

Brahma Extra Lager

De aroma maltado, além de baixa fermentação e leve acidez, a bebida ainda apresenta um sabor bem característico de banana. Além disso, sua coloração é bastante clara e dourada.

Bohemia Puro Malte

Uma das mais apreciadas pelos brasileiros, além de uma das mais antigas, a bebida é elaborada com malte e lúpulo 100% importados.

Eisenbahn Pilsen Puro Malte

Uma das mais vendidas no Brasil, a bebida apresenta uma coloração clara e dourada. Por outro lado, possui um amargor típico do lúpulo, porém, com sabor adocicado característico do malte.

Serra Malte

Outra marca bastante conhecida no Brasil, além de ser uma das mais consumidas. É uma bebida mais encorpada, pois possui mais malte em sua composição, em relação às outras.

Wäls Bohemian Pilsner

Eleita a melhor cerveja do mundo pelo World Beer Awards em 2015, a bebida possui um sabor bastante amargo, além de aroma frutado.

Cacildis Premium Lager

A Cacildis é uma cerveja bastante leve que apresenta quatro tipos de lúpulo em sua elaboração, assim como três tipos de malte. É considerada uma bebida intensamente refrescante.

Heineken

Mais uma marca muito conhecida e consumida no Brasil, além de ser uma das puro malte mais célebres do planeta, a Heineken é sinônimo de uma bebida refrescante e extremamente leve.

Paulistânia

Cerveja artesanal de São Paulo, criada para homenagear a cidade, a Paulistânia Marco Zero é elaborada com malte e lúpulo importados. Bebida de baixa fermentação, é bastante refrescante, além de aromática.

Estrella Galícia

Produzida com 100% malte, a bebida apresenta média graduação alcoólica. Além disso, possui moderado amargor de lúpulo, porém, é leve e refrescante.

Cerveja puro malte

Petra

Bebida encorpada, de coloração dourada e notas acentuadas de lúpulo, a Petra é elaborada com cevada maltada, além de água extremamente pura.

Proibida

Elaborada com 100% de malte de cevada, a bebida apresenta baixa fermentação, coloração dourada, além de aroma adocicado de caramelo e de frutas.

Proibida Puro Malte Leve

De baixo teor alcoólico, 4.3, a bebida é produzida com puro malte, além de um processo diferenciado de manipulação de lúpulos. De coloração dourada e espuma muito cremosa, a cerveja é extremamente refrescante, ideal para os dias mais quentes.

Baden Baden Cristal

A bebida apresenta baixo amargor, sabor frutado e é elaborada com 100% com malte de cevada.

Imperial Ouro

Elaborada 100% com malte e lúpulo alemães, é produzida em conformidade com a Lei de Pureza Alemã. A bebida é encorpada e de coloração dourada.

A cerveja puro malte, de acordo com nutricionistas, proporciona mais benefícios à saúde em relação às demais cervejas. Isso porque o malte é fonte de vitaminas e minerais como, por exemplo, potássio, que regula a pressão arterial. Além disso, fortalece os músculos, assim como previne a anemia por ser rico em ácido fólico.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo