Chá de canela traz uma série de benefícios para o organismo

Inicio » Agronegócio » Chá de canela traz uma série de benefícios para o organismo
28/08/2019 Por
Chá de canela traz uma série de benefícios para o organismo

Chá de canela combate o mau hálito e tem diversas propriedades interessantes

Chá de canela não é apenas delicioso, como também um aliado do seu organismo. O chá de canela tem sido usado para acelerar a perda de peso, melhorar a imunidade e prevenir doenças crônicas.

Descubra tudo o que o chá de canela tem a oferecer e sirva-se de uma xícara de saúde condimentada.

Chá de canela

O que é chá de canela?

Chá de canela é uma bebida feita a partir da infusão de casca de canela em água quente. De fato, este chá é popular no mundo inteiro, ganhando variações regionais de combinação e sabor.

No Chile, o chá é conhecido como té con canela, onde um pau de canela é infundido em água quente junto às folhas de chá preto.

Na Coreia, o chá de canela é chamado de gyepi-cha e é misturado ao chá de gengibre. O chá de canela coreano, por sua vez, usa apenas casca da canela chinesa ou canela cassia. Dessa forma, o chá coreano é adoçado com mel ou açúcar e servido com um enfeite de jujubas.

De onde vem a canela?

A canela pode ser composta a partir de uma variedade de diferentes espécies de canela. Entretanto, a mais comum é conhecida como caneleira verdadeira.

A árvore é nativa do Sri Lanka e apenas a casca interior é usada para preparar chás. Além disso, outra favorita popular é a canela Saigon, comumente cultivada no Vietnã.

Como preparar chá de canela?

A casca de canela geralmente vem na forma de paus de canela. No entanto, o chá também pode ser preparado usando casca de canela esmagada ou sachês de chá de canela. Em alguns casos, o preparo ainda pode contar com canela em pó e extrato de canela.

Chá de canela

Perfil de sabor

Em suma, a canela é um tempero amadeirado que empresta sabor doce e saboroso a infusões de chá. O chá emite um aroma incrível que estimula os sentidos, oferecendo um efeito de calor e aconchego.

O chá natural é de cor dourada, enquanto o fabricado assume tons escuros de castanho. Sem dúvida, uma mistura deliciosa que apresenta notas de mel, resina e especiarias desde o primeiro gole até a última gota.

Mas você sabe para que serve chá de canela? A bebida tem inúmeros benefícios para saúde, e alguns deles você conhece abaixo.

Benefícios do chá de canela

Vamos ver, a seguir, alguns dos principais benefícios do chá de canela.

  • Uma bomba de antioxidantes

O chá de canela, como tantos outros chás de ervas, contém diversos antioxidantes que oferecem benefícios para a saúde.

A casca de canela contém catequinas e procianidinas, que possuem propriedades antioxidantes. Isto é, substâncias que protegem o corpo do estresse oxidativo causado pelos radicais livres. Os radicais livres, por sua vez, têm sido associados a doenças crônicas, como problemas cardíacos e câncer.

Além disso, os radicais livres estão intimamente ligados ao envelhecimento precoce. A casca de canela, por outro lado, contém polifenóis e flavonoides, ou seja, propriedades que se encarregam da eliminação de radicais livres do organismo.

  • Protege a saúde do coração

Incluir o chá de canela à rotina pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas. Hoje, a doença cardiovascular é um dos principais assassinos a nível mundial.

Os antioxidantes e compostos anti-inflamatórios no chá podem ajudar a prevenir problemas cardíacos, sejam eles causados ​​por níveis elevados de colesterol ou triglicerídeos.

Além disso, um estudo publicado apontou que o chá pode melhorar os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina. O estudo consistiu na participação de sessenta pacientes com diabetes tipo 2. Os participantes foram divididos em seis grupos. Três receberam placebo, enquanto os outros três receberam doses variadas de canela por um período de quarenta dias.

Os resultados foram benéficos para os times da canela. De fato, foi comprovado que os três grupos experimentaram uma diminuição nos níveis de lipídios e colesterol total.

  • Reforça a saúde do seu cérebro

Estudos recentes demonstraram que o consumo de chá de canela também pode acarretar benefícios na saúde e capacidade mental. Isto é, beber chá de canela pode ajudar a proteger o cérebro de doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer.

De fato, um estudo descobriu que a caneleira verdadeira inibe o surgimento de certas características da doença de Alzheimer, incluindo a tau. Tau são proteínas que se tornam defeituosas e despertam sintomas químicos impróprios, como a temida demência.

Do mesmo modo, um estudo realizado em animais, publicado em 2014, descobriu que a canela ajuda a proteger os neurônios. Além disso, seu consumo tende a melhorar a função motora em camundongos com Parkinson. Isto é, a canela ajudou a promover a produção de dopamina, ajudando assim a normalizar os neurotransmissores.

Chá de canela

  • Promove a diminuição das inflamações

O chá ainda pode ajudar a diminuir a inflamação, responsável pelo aumento dos riscos de problemas cardiovasculares, incluindo coágulos sanguíneos e ataques cardíacos. A inflamação também pode causar ou agravar os sintomas de dor e danificar o tecido humano.

Para tanto, estudos descobriram que a caneleira verdadeira é um dos alimentos anti-inflamatórios mais poderosos existentes. Os pesquisadores apontaram o aldeído cinâmico como o principal agente por trás desses benefícios para a saúde.

  • Aumenta a imunidade

Como muitos chás, o chá de canela pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico e afastar agentes patogênicos.

De fato, estudos mostram que a canela pode inibir o crescimento e disseminação de bactérias como Salmonela e Candida albicans. Além disso, o chá possui propriedades antibacterianas que ajudam a afastar as bactérias que causam o mau hálito.

Não menos importante, o chá é um poderoso combatente para os vírus da gripe e do resfriado comum.

  • Alivia a dor de estômago e indigestão

A indigestão pode causar cólicas estomacais, constipação, diarreia e dor de estômago acompanhada de dor de cabeça. A canela, por sua vez, possui uma substância chamada catequina. A propriedade ajuda com desconforto no estômago, inchaço, gases e indigestão.

Diante de todos esses benefícios, o chá de canela, ainda, reduz o ácido gástrico, responsável por causar o refluxo. Para obter melhores resultados, é aconselhado adicionar mel à mistura.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo