Chuchu é sem graça para muitos, mas carrega vários benefícios

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26/08/2019 Por
Chuchu é sem graça para muitos, mas carrega vários benefícios

Conheça todas as coisas boas que o chuchu pode trazer para a sua rotina

Apesar de não ser tão popular entre os brasileiros por conta do sabor, o chuchu pode surpreender as pessoas que buscam por benefícios para a saúde. Este elemento pode ser muito útil em uma série de receitas.

O alimento deixa muitos pratos ainda mais gostosos, como é o caso dos guisados e das sopas. Para te convencer das vantagens de consumir este fruto, separamos as principais informações sobre o chuchu nesse artigo. Acompanhe!

chuchu

O que é chuchu?

Chuchu é classificado como um fruto entre os vegetais, cujo nome científico é Sechium edule. Ele pode ser cultivado em hortas caseiras assim como outros frutos – é o caso do tomate, por exemplo.

O custo-benefício deste alimento chama bastante a atenção, já que não exige muitos custos no cultivo e é extremamente útil para uma série de utilidades. Crescendo de maneira prática, o chuchu tem uma riqueza de nutrientes que impressiona qualquer especialista.

Produção de chuchu no Brasil

O chuchu tem uma melhor produção em regiões e épocas de clima úmido e quente, figurando entre as 10 hortaliças mais consumidas em nosso país.

Em São Paulo, cerca de 100 mil toneladas de chuchu são produzidas anualmente. Toda a produção é distribuída entre 2 mil hectares de plantio – estes, por sua vez, presentes em 21 regiões agrícolas e 56 municípios.

Ainda em São Paulo, a produção de chuchu se concentra na capital e também em regiões do interior como Registro e Bragança Paulista. Vale destacar que o Brasil é o país que mais produz chuchu em todo o mundo.

Nutrientes do chuchu

Entre os principais elementos presentes na composição do chuchu, devemos destacar a presença de alguns nutrientes. Um deles é a fibra dietética, responsável por regular o nível de glicose na corrente sanguínea.

Com a presença deste elemento, há um controle muito maior da frequência cardíaca, evitando problemas de saúde relacionados ao coração. Também há uma drástica redução nos níveis de colesterol, tornando o organismo mais saudável.

O chuchu também pode ser um grande aliado de quem está tentando emagrecer. O alimento aumenta a sensação de saciedade por mais tempo, fazendo com que a fome demore mais tempo para aparecer. Isso também faz com que o sistema digestivo funcione melhor.

Os antioxidantes também são fundamentais no fruto, já que são vitais no combate aos radicais livres. Desta forma, o organismo se torna muito mais resistente. As vitaminas do complexo B, A e C também trazem uma série de benefícios.

Minerais como ferro, magnésio, cálcio, fósforo e zinco também são extremamente úteis na manutenção do corpo, trazendo uma série de vantagens ao organismo.

chuchu

Receitas com chuchu

Muitos não sabem, mas há uma série de receitas em que o chuchu pode aparecer como protagonista. Um dos modos mais simples de se preparar o fruto é o chuchu refogado, que fica pronto em questão de minutos e pode ser um bom complemento do arroz.

Algumas pessoas preferem consumir o chuchu cru, por exemplo. E é importante destacar que não há problema! Mesmo com uma textura mais crocante, você pode come-lo de forma natural. É até positivo, pela questão de conservar todos os nutrientes.

Entre outras formas de aproveitar o fruto, você pode prepara-lo em conserva ou até partir para uma receita mais ousada, preparando um suflê. Também existem várias saladas em que você pode aproveitar o item. Chuchu com ovo e chuchu gratinado também são boas pedidas.

Sabendo que você pode aproveitar o chuchu de mil e uma formas, é hora de pontuar cada benefício que o alimento pode trazer para a sua saúde.

  • Prevenção ao câncer

Por conta da presença dos antioxidantes, o chuchu é um grande parceiro para evitar doenças causadas por problemas na formação celular. Isso acontece porque este tipo de alimento diminui o estresse entre os elementos oxidativos, regulando a produção celular.

O crescimento descontrolado das células é o que faz com que as cancerígenas tomem forma, e é fundamental apostar nos antioxidantes para evitar problemas futuros.

  • Funcionamento dos rins e do intestino

As fibras deste fruto também auxiliam o sistema intestinal, gerando um excelente funcionamento. Consumindo o chuchu regularmente, dificilmente você terá problemas em ir ao banheiro. No entanto, vale destacar que uma alimentação balanceada também auxilia neste sentido.

Por conter muita água, os rins também são extremamente beneficiados pelo alimento. Ele age como uma espécie de diurético, fazendo com que os líquidos possam fluir com facilidade. Dessa forma, também são evitadas doenças nestes órgãos.

  • Combate a anemia

A vitamina B2 e o ferro presentes no fruto fazem com que o corpo fique extremamente fortalecido, o que evita doenças como a anemia.

Os glóbulos vermelhos do sangue passam a ser produzidos com mais intensidade, agindo de forma positiva no organismo. Com isso, os níveis de hemoglobina aumentam consideravelmente.

Além disso, a presença do cobre e do zinco também possuem papel fundamental no processo, pois ajudam o organismo a absorver o ferro de maneira eficiente.

chuchu

  • Saúde da pele

O chuchu traz itens importantes para que os cabelos e a pele continuem fortalecidos. É o caso do zinco, do ácido fólico e da vitamina C. Dessa forma, radicais livres são eliminados e a consistência dos dois elementos se torna intensa.

Também ha um auxílio do fruto no combate ao envelhecimento. Este alimento vai deixar o corpo mais eficiente no combate a oleosidades, eliminando problemas com elasticidade e acnes. Isso também se dá pela presença da vitamina E.

  • Evita a depressão

Com a movimentação do metabolismo estimulada, o alimento também evita com que a fadiga se forme de maneira simples. Isso faz com que o corpo gere menor desânimo e reduza pensamentos negativos.

Por isso, o chuchu é considerado importante na batalha contra a depressão. Os outros nutrientes do alimento também deixam o funcionamento dos órgãos extremamente regulado.

  • Controle da diabetes

Por ter um índice glicêmico extremamente baixo, o chuchu também se tornou vital para o controle das taxas de açúcar no sangue. A presença das fibras fez com que muitas pessoas procurassem o alimento para manter os níveis controlados.

Outros motivos que pesam a favor do chuchu são a diminuição na velocidade da digestão e a menor capacidade de absorver açúcares. Dessa forma, o corpo também sente uma necessidade reduzida de consumir algum doce.

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