Ciclo biológico é um conjunto de transformações importantes

Inicio » Veterinária » Ciclo biológico é um conjunto de transformações importantes
10/08/2020 Por
Ciclo biológico é um conjunto de transformações importantes

O ciclo de vida e reprodução de todas as espécies compõem o ciclo biológico desde organismos unicelulares até os gigantes da Terra

O ciclo biológico tem início desde a geração do embrião até a sua morte. Ademais, alguns organismos têm grandes expectativas de vida (anos) e outros podem ter apenas horas. É importante saber como ocorre o ciclo de vida e reprodução por diversos motivos, desde aplicação ao cultivo de espécies, até mesmo para controle de populações.

As fases de desenvolvimento do ciclo biológico incluem o período de maturação sexual do indivíduo. As formas que ocorrem estas transformações no indivíduo são diferentes de espécie para espécie. Sendo assim, as plantas, os animais, e demais modos de vida na terra têm diferentes ciclos de vida.

Ciclo biológico

O que é ciclo biológico?

Ciclo biológico é o processo de nascimento do indivíduo, o qual deve se desenvolver, se reproduzir até que chegue ao fim. Como o ciclo biológico dos animais e de todas as formas de vida na Terra, o objetivo é perpetuar a espécie. Por este motivo, o ciclo biológico deve considerar o tipo de reprodução: sexuada ou assexuada.

Porém, alguns organismos podem se reproduzir das duas maneiras. Há algumas vantagens nos dois tipos de reprodução que podem ser utilizadas a favor do cultivo de espécies vegetais e criação de animais.

A reprodução sexuada possibilita a variabilidade genética dentro da população, o que é fundamental para trabalhos de melhoramento genético na atividade pecuarista, por exemplo. Já a propagação assexuada é empregada em culturas vegetais para manter o padrão da espécie, como a clonagem de Eucalyptus.

Estudos a respeito de o que é ciclo biológico de parasitas animais facilitam o manejo adequado de substâncias (vermífugos) para controle e desverminação, tanto para animais domésticos quanto os criados para abate.

Ciclo biológico

Exemplo de ciclo biológico

Para controle de verminoses, é fundamental conhecer a fase para eliminação do parasita. Dessa forma, a partir do conhecimento a respeito do ciclo biológico da Teníase, é possível encontrar meios de evitar a contaminação.

O homem torna-se hospedeiro por meio do consumo da carne de suínos. Neste caso, os ovos do parasita entram em contato com o animal por meio das fezes do homem, quando despejadas de maneira inadequada no meio.

O animal ingere os ovos que então são depositados no músculo, onde aguardam ser ingeridos pelo seu hospedeiro definitivo. Outrossim, o suíno é considerado hospedeiro intermediário, pois não há reprodução sexuada do parasita em seu organismo.

Ciclo biológico

O parasita se reproduz após atingir a maturação sexual no intestino do seu hospedeiro definitivo, onde se desenvolve. As tênias são hermafroditas, ou seja, possuem os dois aparelhos reprodutores – feminino e masculino – no mesmo indivíduo.

Os ovos são fecundados e desenvolvidos no interior das proglotes (segmentos do parasita). Após o desenvolvimento dos ovos, a proglote se destaca e libera-os no lúmen intestinal. Logo, recomeça o ciclo reprodutivo de novas solitárias.

Uso de vermífugo

Diversos vermífugos são utilizados para a realização dos processos dentro do ciclo biológico. Os principais são o Mebendazol, Albendazol, Niclosamida e Praziquantel para expulsar o verme definitivamente do corpo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo