Coalhada seca é um prato árabe cujo consumo pode trazer benefícios

Inicio » Agronegócio » Coalhada seca é um prato árabe cujo consumo pode trazer benefícios
07/07/2020 Por
Coalhada seca é um prato árabe cujo consumo pode trazer benefícios

Coalhada seca é essencial na rotina alimentar

Produto muito prático e rápido de fazer, a coalhada seca é a mais nova queridinha de muitas pessoas que buscam por uma alimentação saudável, prática e rápida. Além disso, como não exige uma grande quantidade de ingredientes, muitas pessoas se veem mais engajas em preparar o alimento.

A coalhada seca também é uma opção que pode ser degustada em qualquer lugar. Por não ser um alimento pesado e volumoso, tem a grande vantagem de ser preparada em casa e ser consumida na academia, no serviço, entre outros lugares.

Coalhada seca

O que é coalhada seca?

Coalhada seca é uma especiaria árabe produzida com iogurte, sal e leite fervido. Ela tem sido, inclusive, muito utilizada por pessoas que estão em uma ingestão controlada de calorias e procuram uma alternativa saborosa e que supra as vontades e necessidades de consumo do indivíduo.

Logo, a coalhada seca também é uma ótima opção para degustar com nachos, bolachas, pães sem glúten e demais alimentos que criam uma ótima mistura de sabores junto à coalhada.

Também é muito importante frisar que é um produto que estimula o mercado do agronegócio. Como utiliza o leite, faz com que produtores lácteos se sintam mais engajados em produzir e vender, afinal, a coalhada seca ou tradicional tem sido consumida em grande escala em diversos locais do Brasil.

Assim, quanto maior a necessidade de consumo do alimento, maior a quantidade de leite que deve ser produzida. Dessa forma, traz ótimos e satisfatórios lucros para todos que trabalham dentro do agronegócio.

Assim, é possível entender de forma mais clara o que é coalhada seca e quais seus benefícios para produtores e consumidores.

Calorias da coalhada seca

Mesmo que em uma ingestão controlada de gorduras e demais alimentos prejudiciais à saúde, é preciso consumir a coalhada somente até ficar satisfeito. Afinal, tudo aquilo que é em excesso pode trazer sérios problemas à saúde e surtir o efeito contrário ao esperado.

Justamente por isso, é extremamente importante manter uma quantidade pequena a média de coalhada por dia. Até mesmo porque é um alimento que rende bastante e tem tempo para ser consumido.

As calorias da coalhada seca variam de acordo com as calorias dos produtos escolhidos para o preparo da mesma. Afinal, quanto mais baixas forem as calorias, melhores serão os resultados. Porém, a coalhada não terá um efeito tão nutritivo se somente o iogurte tiver em torno de 500 calorias, por exemplo.

Além disso, os produtos escolhidos também ajudam a determinar se a coalhada seca engorda ou não. Os outros alimentos que se ingere durante o dia também farão grande diferença. Por isso, mesmo que esteja consumindo a coalhada seca para emagrecer com sabor e saúde, não extrapole nos outros alimentos.

Coalhada seca

Tipos de coalhada

Primeiramente, as coalhadas podem ser incrementadas de diversas formas, sendo encontradas até mesmo em sabor adocicado. Os tipos de coalhada que fazem muito sucesso são:

  • Coalhada com hortelã;
  • Seca com creme de pepino;
  • Coalhada em bolas.

A coalhada com hortelã consiste em ficar o máximo de tempo possível na geladeira, aproximadamente 24 horas. Depois, basta temperar com hortelã, sal e azeite.

Em contrapartida, a coalhada seca com creme de pepino é de origem puramente grega. Além disso, o objetivo dela é somente acrescentar pepino, alho, sal e azeita na coalhada seca. Com essa mistura, ela fica parecendo exatamente as maioneses temperadas encontradas em hamburguerias.

Já a coalhada servida em bolinhas lembra muito os ovos de codorna em conserva. Para isso, é preciso deixá-la escorrendo por 4 ou 5 dias e, depois desse período, é só moldar em bolinhas, utilizando uma colher como auxílio.

Como fazer coalhada seca

Para saber finalmente como fazer coalhada seca, basta seguir a receita da seguinte forma:

  • 2 litros de leite integral;
  • 1 pote de iogurte natural;
  • Pano de algodão novo e nunca usado.

Para seguir com essa receita de coalhada seca, basta acrescentar o leite em uma panela, levar ao fogo e aguardar até ferver. Retire do fogo e aguarde até que amorne. Quando atingir 38 °C, o leite está pronto.

Outrossim, após verificar a temperatura do leite, adicione o iogurte e misture muito bem, sem pressa e com muita atenção.

Após ter feito isso, é preciso tampar a panela e envolvê-la com uma toalha de mesa para colocar em um local que não pegue vento. Nesse local, a mistura deve ficar de 8 a 12 horas.

Assim, ao dar o tempo necessário, desembrulhe a panela e, em um pote de vidro onde caiba a mistura, coloque o pano de algodão sobre uma peneira e despeje todo o iogurte.

É muito importante evitar que o soro não entre em contato com a peneira para garantir que o queijo fique perfeito.

Em seguida, procure uma panela de recipiente alto. Depois, cubra novamente e guarde na geladeira. Na geladeira, é preciso deixar a mistura de 4 a 15 horas, a depender da cremosidade desejada. Quanto mais tempo ela ficar guardada, mais cremosa ficará.

Logo, ao atingir o tempo de sua preferência, retire toda a coalhada da peneira, lave o pano e devolva o soro na geladeira.

Em um recipiente lavado, seco e sem nenhum pó, despeje a coalhada. É preferível distribuí-la em diversos potes de vidro. Ademais, esses potes preferencialmente devem estar esterilizados.

Na hora de degustar do alimento, é importante utilizar, indispensavelmente, talheres limpos. Isso porque a coalhada não pode entrar em contato com nenhum tipo de contaminação.

Coalhada seca

A importância para a saúde

A coalhada seca, quando consumida de forma regrada e correta, pode ajudar, e muito, a limpar o intestino, desinchar o corpo e prover vitaminas necessárias para o organismo. Com isso, se torna um alimento de grande auxílio para a saúde humana.

Porém, é sempre importante lembrar de que a coalhada seca somente terá esse efeito quando consumida de forma correta e sem exageros. Além disso, é possível testar receitas diferentes e deixá-la muito menos calórica.

Afinal, a coalhada seca permite colocar em prática diversas ideias e tentativas de receitas. Logo, o melhor é aproveitar e encontrar algum sabor que mais se encaixa com aquilo que procura de acordo com o seu paladar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo