Como fazer batata chips? Veja o passo a passo simples

Inicio » Agronegócio » Como fazer batata chips? Veja o passo a passo simples
29/10/2020 Por
Como fazer batata chips? Veja o passo a passo simples

Saber como fazer batata chips garante uma receita de sucesso, principalmente, entre as crianças. Por mais que seja importante, cozinhar para crianças pode se tornar um verdadeiro dilema. Semelhantemente, é necessário que elas se alimentem com pratos nutritivos e saudáveis. Por exemplo, saber como fazer batata chips será, certamente, uma ótima solução.

Por consequência das próprias características inerentes à infância, as crianças tendem a preferir biscoitos recheados, sanduíches, salgadinhos e outras comidas industrializadas. Contudo, elas não recusarão uma travessa deliciosa preparada por quem aprender como fazer batata chips.

Como fazer batata chips

O que é batata chips?

A batata chips (termo originário da língua inglesa que significa “lasca” ou “fatia”, em tradução livre) consiste em um produto de preparação culinária das fatias onduladas e finas de batatas que podem ser cozidas ou fritas até ficarem crocantes.

Com o propósito de servirem como aperitivos, acompanhamentos ou petiscos, as variações clássicas desse prato são salgadas e fritas. Opções adicionais são preparadas com distintos ingredientes e aromas, englobando aditivos artificiais, queijos, especiarias e ervas.

Breve histórico da batata chips

A mais antiga receita conhecida de batata chips está presente na obra “The Cook’s Oracle”, de William Kitchiner, originalmente publicada em 1871. A fim de que a receita se popularizasse, o livro rapidamente se tornou um dos mais vendidos nos Estados Unidos e a Inglaterra.

Assim como a versão de uma edição do início do século XIX (mais precisamente, no ano de 1822) a receita foi traduzida por aqui como “batatas fritas em aparas ou em fatias”.

No entanto, há uma lenda relacionada à criação das batatas chips na cidade de Saratoga Springs, estado de Nova York, algumas décadas mais tarde. Em primeiro lugar, até o último quartel do século XIX, a versão popular dessa história atribuía a criação da receita ao chef do Moon’s Lake House Restaurant, George Crum.

Dessa forma, em agosto de 1853, esse chef teria resolvido agradar a um de seus clientes insatisfeitos, que costumavam devolver as suas batatas fritas, alegando que elas eram demasiadamente grossas.

Antes de mais nada, era preciso solucionar esse problema, então Crum teria cortado batatas em fatias muito finas. Na sequência, fritou-as até que ficassem crocantes, temperando-as com bastante sal.

Assim que a receita se popularizou, passou a ser chamada de “Saratoga chips”. Surpreendentemente, no início do século passado, as batatas chips começaram a ser produzidas industrialmente.

De acordo com os fabricantes, isso facilitaria o consumo doméstico. Do mesmo modo, as batatas eram, inicialmente, embaladas em latas ou barris, deixando as que ficavam no fundo mais rançosas e quebradiças.

Similarmente, visando resolver esse novo problema, a empresária californiana Laura Scudder começou a embalar os produtos em sacos fabricados a partir de papéis parafinados. Eventualmente, esse material seria substituído pelo onipresente plástico.

Como fazer batata chips

Batata chips assada

Caso você deseje preparar um petisco ou lanche simples e bem fácil de fazer, a batata chips assada é uma alternativa excelente. Para essa receita, será necessário um quilo de batatas, sal, azeito e temperos (como orégano, tomilho, alecrim, pimenta do reino) a gosto.

Ao passo que, em posse dos ingredientes, você deverá higienizar adequadamente as batatas. Depois de remover as cascas, corte em lâminas, tomando cuidado para não as despedaçar.

Utilize papel toalha para secar bem as suas fatias de batata. Em seguida, coloque-as em uma assadeira previamente untada com azeite e um pouco de sal. Este deverá ser salpicado junto com os temperos que você escolheu.

Se preferir, pode ser vantajoso espalhar um pouquinho a mais de azeite. Finalizado esse processo leve-as a um forno preaquecido (180 °C) por cerca de trinta minutos ou, então, até verificar que elas já estão crocantes.

Batata chips caseira

Para preparar batata chips caseira, serão necessárias oito batatas grandes, além de óleo de girassol (ou de milho) para fritar, ketchup e maionese para servir. Apesar de ser um prato bastante simples e saboroso, o modo de preparo deve ser seguido à risca.

Mesmo que você tenha uma boa experiência em preparar esse tipo de prato, lembre-se de descascar e cortar as batatas em fatias redondas (com, no máximo, um centímetro de espessura).

Ainda que tenha seguido os passos anteriores corretamente, assegure-se, ainda, de cortar cada uma das fatias em rodelas finas. A seguir, você deve espalhar as fatias cortadas, em um pano de prato bem limpo, secando-as ao máximo.

Anteriormente, forre duas assadeiras com papel toalha. Encha, com óleo, cerca de um terço de uma panela bem grande, aquecendo-a em fogo médio. Assim que um cubo de pão fritar, escurecendo dentro de um minuto, o seu óleo estará apropriado para receber as batatas.

Coloque cuidadosamente uma porção das rodelas, fritando por cerca de cinco minutos, para que elas não grudem. É altamente recomendável que elas fiquem macias e não douradas.

Antes que tudo fique pronto, você deve retirar com uma escumadeira e espalhar os chips em uma assadeira coberta com papel toalha. De tal forma que o processo deverá ser repetido até que tudo esteja frito.

Anteriormente, lembre-se de que, se for preciso, basta adicionar mais óleo à sua panela. Retorne ao fogo, utilizando um cubo de pão como teste (ele deve dourar, no máximo, em quarenta e cinco segundos).

Semelhantemente, você deve fritar as batatas novamente, por cerca de três minutos, até que elas fiquem douradas e crocantes. Ainda mais importante, retire tudo com a sua escumadeira, transferindo para outras assadeiras, para que elas se mantenham aquecidas.

Porque, assim que estiverem prontas, você deverá retirar sua panela do fogo, deixando-a em local seguro até que esfrie. Em suma, bastará servir as batatas com ketchup, maionese ou outros molhos preferidos pelas crianças.

Como fazer batata chips

Batata chips frita

Essa receita de batata chips frita é bem fácil de ser feita: basta acompanhar o nosso passo a passo para ter um prato com batatas crocantes e sequinhas. Desse modo, experimente e se delicie com esse belo acompanhamento de refeições!

Os ingredientes incluem seis batatas de tamanho médio, óleo para a fritura e sal. Em seguida, descasque suas batatas e corte em rodelas. Logo após, coloque-as em uma panela de água com sal a gosto e 1 colher de óleo, levando ao fogo por dez minutos.

Conforme as batatas chegarem ao ponto, desligue o fogo para as escorrer. Disponha as rodelas em um papel toalha, a fim de que a água seja absorvida totalmente e elas fiquem sequinhas após a fritura, demonstrando que você já sabe como fazer batata chips.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo