Como plantar girassol? Saiba como cuidar dessa bela flor

Inicio » Agricultura » Como plantar girassol? Saiba como cuidar dessa bela flor
20/10/2020 Por
Como plantar girassol? Saiba como cuidar dessa bela flor

Ao aprender como plantar girassol, você poderá cultivar uma das mais belas flores do mundo. Verdadeira paixão do célebre pintor Vincent Van Gogh, essas flores tendem a ocupar o topo das listas de preferência das pessoas. Ao descobrir como plantar girassol, você também certamente se encantará com sua capacidade de seguir os movimentos solares ao longo do dia.

Em contraste com quem acredita que a planta é apenas um “rostinho bonito”, além de sua exuberante beleza, ela tem bastante história. Sob o mesmo ponto de vista, depois que você souber como plantar girassol, fará parte de uma tradição de mais de 2 mil anos, iniciada pelos índios norte-americanos.

Como plantar girassol

O que é girassol?

Visto que a peculiaridade do movimento giratório de sua inflorescência (sempre rumo à posição do Sol) inspirou o nome dessa flor, ela tem sido utilizada em larga escala na produção de óleos e grãos.

No momento em que a beleza do girassol, cujo nome científico é Helianthus anuus, passou a ser amplamente apreciada, a flor passou a ser cada vez mais usada em arranjos decorativos e ornamentações de jardins.

Ainda assim, as dimensões da planta, que podem chegar a cerca de 1,80 m, nem sempre atendem às necessidades desse tipo de consumo. Bem como foi necessário diversificar as técnicas de cultivo, com o melhoramento genético, desenvolveram-se versões menores e mais compactas, que podem ser comercializadas e cultivadas em vasos.

No entanto, a Empresa Brasileira da Pesquisa Agropecuária (Embrapa) elabora cultivares ornamentais estéreis. Então, ao serem produzidos em grandes quantidades, o pólen denso e pesado da planta pode cair facilmente da flor, sujando o local e causando alergia em alguns indivíduos.

Da mesma forma, há outra frente de pesquisadores da entidade que se dedicam ao desenvolvimento de sementes que possam gerar exemplares com diferentes tonalidades de pétalas, além do tradicional amarelo.

Por certo, a planta apresenta boa adaptação climática, sendo tolerante às secas, embora deva ser cultivada nos locais com maiores disponibilidades de irrigação. Apesar de seu sistema radicular (aprofundando-se no solo), o girassol conta com uma alta absorção de nutrientes e de água.

Dessa forma, a planta é consideravelmente sensível a determinados elementos, tais como a compactação do solo. Os grãos podem ser usados para o consumo animal, a obtenção de farinhas (para produzir pães ou outros alimentos) e a extração de óleos. Vale lembrar, ainda, que a plantação de girassol poderá servir de base à produção do mel de abelhas.

As possibilidades de cultivo do girassol

Enquanto arbusto, o girassol apresenta textura herbácea e é anual, isto é, nascendo, crescendo, se desenvolvendo, dando sementes e flores, morrendo dentro de um ano. Devido a esse período reduzido, não é comum encontrar girassóis plantados em quintais e casas.

Se acaso você conseguir encontrá-los facilmente, provavelmente será como arranjos e flores de corte. Pois, essa é uma planta relativamente simples de cuidar, uma vez que pode ser cultivada dentro de casa, seja diretamente na terra ou em vasos.

Isto é, para cultivar no interior de casa, as plantas mais recomendadas são os chamados “girassóis anões”, que é o menor tipo dessa planta. Em contrapartida, para o cultivo em vasos, o melhor é optar por plantas de, no máximo, 40 centímetros de diâmetro ou largura.

Enquanto os maiores possam chegar aos quatro metros de altura, eles devem ser plantados no solo, pois neste local há mais espaço para o pleno desenvolvimento de suas raízes.

Com a finalidade de encontrar a diversidade dessa planta, é possível encontrá-la, também, em tonalidades alaranjadas e avermelhadas. Como seu próprio nome indica, os girassóis devem ser cultivados em pleno sol, à medida que a planta aprecia bastante essa condição.

Sem dúvida, é necessário ter cuidados em relação ao tamanho. De fato, quanto menor for a sua planta, tanto menor será o tempo necessário de exposição direta à luminosidade natural.

Como plantar girassol

Como plantar girassol?

Adquira as suas sementes na variedade preferida. Porquanto, é necessário recordar de verificar as dimensões que as plantas atingirão, para escolher os melhores locais para elas.

Ainda mais necessário: não se esqueça de que, conforme mencionado, a variedade anã atinge, em média, trinta centímetros. As gigantes, por sua vez, podem chegar a quase cinco metros.

Entretanto, se você deseja plantar em um vaso, é altamente recomendável colocar fibras de palmeira, cascalhos ou pedras ao fundo, visando facilitar a drenagem e preencher o restante com substrato de qualidade.

Só para ilustrar, se você decidir plantar no solo, o melhor a fazer é selecionar uma localidade bem drenada e com muitos compostos orgânicos. De conformidade com as características biológicas da planta, cada semente deverá ser posicionada a cerca de três centímetros de profundidade.

Se bem que, no caso de plantar mais do que uma, o espaçamento deverá ter, pelo menos, 10 centímetros de distância – tanto entre as sementes quanto em relação às bordas do vaso.

Nesse meio tempo, você pode tampar as sementes e regar. Não apenas essas dicas poderão ser úteis, como também é fundamental que você procure plantar o seu girassol diretamente onde ele crescerá, pois a planta tende a não se dar bem em replantios.

Como plantar girassol

Cuidados necessários

Nesse sentido, embora seja bastante resistente, a planta também necessita de alguns cuidados adicionais e da devida atenção, por parte do cultivador, para que cresça rapidamente e sem maiores problemas.

Iluminação

Primeiramente, como a planta que requer exposição diária à luz do sol, mesmo as menores demandam um mínimo de 4 horas recebendo diretamente essa luminosidade.

Conforme as características de cada pessoa que deseja cultivas girassóis, convém mencionar que, no caso de um apartamento sem varanda, por exemplo, ou locais em que a incidência de luz solar é intensa, temos algumas das melhores alternativas para deixar a flor.

Irrigação

De fato, os girassóis são plantas que precisam mais de água do que as suas congêneres. Assim, tal necessidade não deve ser negligenciada, sobretudo durante seu crescimento.

Portanto, para ter como plantar girassol com o máximo de sucesso, você deve regar, no mínimo, de 2 em 2 dias. Ainda assim, não se esqueça de que o fato da planta precisar de água não significa que ela deve ser encharcada. Para tanto, o teste do dedo é crucial para avaliar a umidade do solo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo