Sobre como plantar morango: a melhor época para plantar a fruta é no fim do verão até o final do outono
Sem dúvida, os locais mais indicados para se aprender como plantar morango em larga escala são Minas Gerais e São Paulo. Atualmente esses estados são os maiores produtores de morango do país. O Rio Grande do Sul também vem se destacando na produção, no entanto, o que chama atenção na sua produção não é a quantidade, mas a qualidade de seus frutos.
Um dos motivos que atraem pessoas a descobrirem como plantar morango é o alto rendimento da plantação. Estima-se que cada hectare seja capaz de produzir até 40 quilos de morango.
O que é morango?
Morango é um pseudo fruto de planta herbácea, rasteira e perene que pertence à família da Rosaceae. Origina-se de um floral que se torna carnoso e suculento, conhecido por ser rico em vitamina C.
Os frutos dessa planta são classificados como aquênios, que recebem o nome popular de “sementes”.
O fruto tem aspecto cilíndrico e superfície vermelha encarnada, repleta de pequenas cavidades que revelam suas sementes. Cobrindo a superfície superior, há uma pequena folha verde.
A planta se propaga de modo vegetativo e as abelhas exercem papel fundamental para a polinização.
Formas de consumo
A comercialização do fruto é feita em sua forma natural, em grande parte, mas também pode ser distribuído congelado, na forma de polpa e polpa desidratada.
O consumo do morango ao seu natural é bem popular, normalmente usado para compor outros alimentos, principalmente sobremesas e bolos. Porém, produtos derivados de suas propriedades, como sucos e iogurtes, são consumidos em larga escala.
São Paulo lidera a produção de morangos no Brasil, registrando anualmente mais de 800 toneladas. Minas Gerais apresenta desempenho semelhante e o Rio Grande do Sul representa a região Sul do país como um dos grandes produtores da fruta.
Como plantar morango?
Antes de fornecer o passo a passo de como plantar morango, é importante conhecer sobre as condições ideais de solo, clima e também dos cuidados para garantir um bom desenvolvimento do cultivo.
Clima e o solo
O clima para a plantação de morango deve ser de temperatura ambiente. Altas temperaturas, como acima de 30 °C, além de inibir a floração, estimulam a produção de estolhos.
Em contrapartida, temperaturas muito baixas, de menos de 9 °C, danificam tanto as flores como os frutos.
Por isso, estados da região Sudeste têm mais facilidade para a produção de morango, pois apesar de conviverem com esses extremos de temperaturas durante o ano, não costumam enfrentar longos períodos de calor abundante, como ocorre no Nordeste, por exemplo, e nem grandes geadas, como ocorre no extremo Sul.
Claro que o clima é apenas um dos aspectos do sucesso da cultura, pois a qualidade do solo conta muito também.
Os solos devem ter textura média e não ter excesso de matéria orgânica e nem de umidade.
Como plantar morango: época de plantio
Quando pensamos sobre como plantar morango, existem duas fases a serem observadas:
- Produção de mudas;
- Produção de frutas.
Quanto à produção de mudas, o período recomendado é de setembro a novembro. Calcula-se que sejam utilizadas de 60 a 80 mil mudas por hectare.
Já a produção de frutos irá depender muito das características do clima da região. Em climas mais quentes, a produção pode se iniciar de fevereiro até final de abril. Já em regiões mais frias, recomenda-se o plantio escalonado até junho para estender a colheita de frutos de boa qualidade.
Como plantar morango: espaçamento
Novamente temos a divisão de mudas e frutos.
O espaçamento é necessário no plantio para impedir que os vegetais se desenvolvam invadindo o território do outro, pois dessa forma prejudicam o florescer e o frutificar das espécies ao lado e o próprio florescer e frutificar.
No caso das mudas, a orientação é estabelecer espaçamento de 1,5 a 3,5 m² por matriz. Tal espaçamento permite a obtenção de 75 a 150 mudas a cada metro quadrado.
Com relação aos frutos, o melhor distanciamento, em canteiros com 2 a 4 fileiras, é de 30 x 30 a 35 cm².
As plantas devem estar dispostas em quadrados.
Como plantar morango em canteiros?
Os canteiros devem ter de 20 a 50 cm de altura conforme a textura do solo. Quanto mais pesado, maior a altura. Para cada 4 fileiras de plantas, a largura precisa ser de pelo menos de 1,2 metros.
Costuma-se diminuir a morte de mudas e propiciar colheitas precoces a prática de enviveiramento durante um mês.
Como plantar morango no vaso?
Veja a seguir o passo a passo de como plantar morango no vaso.
- Escolha um vaso de plástico ou barro;
- Prepare a terra, mas não sem antes verificar a presença de ervas daninhas;
- Sem dúvida, a argila expandida ou seixos são os melhores recursos para garantir a drenagem. Coloque uma das opções no fundo do vaso;
- Sobre as pedras, coloque um tecido geotêxteis, também conhecido como Bidim;
- O próximo passo é preencher o vaso com matéria orgânica, mas preencha pelo menos ¾;
- Agora plante a muda de morango, mas apertando de forma delicada as laterais para a fixação da planta.
No caso de plantação de mais de uma muda, o distanciamento necessário entre cada uma é de 30 cm.
Regue regularmente, mas cuidando para não encharcar nem a terra e nem o vaso. Tenha cuidado para nunca molhar as plantas.
O vaso deve receber luz por pelo menos 6 horas diárias.
Como plantar morango na garrafa pet?
Outra forma de cultivo, popular principalmente em residências, é em garrafa pet.
É uma ação ecológica para evitar o descarte de garrafas plásticas e também um recurso interessante de decoração.
Veja como plantar morango na garrafa pet:
- A garrafa pet escolhida deve ter furos para garantir a drenagem, além de cortes para aeração das raízes. Além disso, é preciso de cortes para se colocar as mudas;
- A garrafa deve ser preenchida com substrato de 50% de serragem;
- Depois, basta colocar as mudas de morango. Coloque-as nos cortes da garrafa para florescer de modo a envolver o recipiente de plástico quando estiverem plenamente desenvolvidas.
Regue uma vez por dia, mas priorize o período da manhã.
Existem outras formas de como plantar morango, como em cano de PVC (posição vertical e horizontal).