Entenda como plantar pêssego e obter boas frutas para comercialização

Inicio » Agricultura » Entenda como plantar pêssego e obter boas frutas para comercialização
13/07/2020 Por
Entenda como plantar pêssego e obter boas frutas para comercialização

De pequenos latifúndios a pomares caseiros, é possível obter uma boa produção ao aprender como plantar pêssego

Seja para ter contato com a natureza, decoração, degustação ou para ganhar uma renda extra, investir no cultivo de árvores frutíferas é possível até mesmo em casa. Afinal, no quintal ou em vasos, é possível aprender como plantar pêssego de forma adequada e simples.

Embora grandes produtores tenham técnicas mais sofisticadas para aumento da produtividade, você pode aprimorar a variedade da sua horta, pomar ou jardim. Para isso, acompanhe a seguir algumas de nossas dicas para saber como plantar pêssego até mesmo no seu sítio!

como plantar pêssego

O que é pêssego?

Pêssego é uma fruta de caroço que tem origens chinesas e é muito consumida pela sua doçura. Pelo seu aspecto, ele tem um cheiro característico e a casca com uma textura aveludada, o que significa que a sua polpa é bem suculenta, a exemplo de frutos como a ameixa e a nectarina.

Em linhas gerais, entre as melhores características do pêssego, podemos destacar que:

  • Apresenta altos níveis de vitaminas, antioxidantes, fibras, carboidratos e minerais;
  • Ajuda a aumentar a imunidade;
  • Faz bem para a pele e para o intestino;
  • Possui poucas calorias;
  • Mesmo quem tem diabetes pode apreciar pêssegos;
  • É usado em várias receitas, como salgadas ou doces;
  • Pode ser consumido em calda ou in natura.

como plantar pêssego

Novas mudas de pêssego para a produção de doces

A produção rural de frutíferas ganha uma nova opção para quem quer investir e saber como plantar pêssego. Afinal, depois de uma década de pesquisa, um centro da Embrapa no Rio Grande do Sul lançou uma variedade de mudas de pêssego batizada de kampai.

Como características do fruto, ela chega a ser diferenciada em relação às demais, como a alta durabilidade, uma polpa mais adocicada e a pouca necessidade de climas frios. Nesse sentido, a variedade deve agradar ao mercado do país, pois elas são extremamente doces.

Além do mais, sua maturação é ainda mais precoce e ainda possui ótima adaptabilidade a regiões que englobam climas subtropicais, como Santa Catarina e grande parte do Sudeste.

como plantar pêssego

Como plantar pêssego em vaso

Como primeira regra, ao aprender como plantar pêssego em vaso, note que sua implantação adequada requer vasos com cerca de oitenta centímetros, tanto de profundidade quanto de largura. Aliás, para que sua plantação seja ideal, impermeabilize o objeto e evite o uso de terra empedrada ou dura.

Nesse sentido, a orientação é você inserir camadas de argila ou argila expandida e pedrinhas, para que haja uma drenagem eficiente e desenvolvimento saudável da raiz. Além do mais, outras dicas são essenciais ao aprender como plantar pêssego.

Uma delas tem relação com a adubação, visto que o processo faz a diferença no resultado do plantio. Para isso, invista em adubos ricos em fósforo e de liberação lenta, a exemplo de produtos indicados para árvores frutíferas. Sem contar que ainda é possível adicionar húmus de minhoca e técnicas de inserção de terra vegetal.

Enfim, para uma rega eficiente, realize-a três vezes na semana, mas evitando que a terra fique muito encharcada.

Para finalizar essas dicas de como plantar pêssego, as mudas da fruta precisam de boa luz solar, como um mínimo de quatro horas diárias.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo