Citricultura é o nome dado ao cultivo de frutas cítricas

Inicio » Agricultura » Citricultura é o nome dado ao cultivo de frutas cítricas
20/04/2020 Por
Citricultura é o nome dado ao cultivo de frutas cítricas

O nome citricultura é dado a uma das produções agrícolas mais comuns e importantes do ponto de vista econômico mundial

A citricultura consiste na produção de laranja, limão, tangerina, entre outras frutas cítricas. Entre elas existem muitas variedades, as quais são consumidas em todos os países e por todo o tipo de público. Por este motivo e pela boa produção dessas frutas no Brasil, o país é um dos maiores exportadores de laranja.

A grande demanda por frutas e produtos derivados da citricultura é muito grande em todas as partes do mundo. A atividade, a partir das exportações, tem contribuído para o desenvolvimento econômico do país, apesar da baixa densidade de produção por área em pomares.

Citricultura

O que é citricultura?

Citricultura é a produção de frutas cítricas, as quais incluem toda variedade de laranjas, limões, tangerinas, limas e cidras. É a partir do cultivo dessas espécies que o estado de São Paulo se tornou responsável pela produção de oitenta por cento do suco de laranja proveniente da citricultura brasileira.

Historicamente, a citricultura no Brasil teve sua iniciação a partir da colonização do continente, tendo suas primeiras sementes cultivadas principalmente nos estados de São Paulo e Bahia pelos estrangeiros.

A atividade começou a ganhar proporções a partir do ano de 1930, quando ganhou o mercado nacional. Desde então tem sido a atividade econômica de destaque no país, proporcionando grande número de exportações de produtos derivados das frutas.

Algumas curiosidades sobre o que é citricultura e a produção atual no Brasil

A safra de laranja bateu seu recorde no Brasil em 2019. Após a safra nada satisfatória dos agricultores em 2018, devido à infestação de doenças na lavoura, em 2019 houve a melhor produção da fruta por hectare.

Apesar do sucesso na colheita, algumas questões nutricionais levantadas a respeito do consumo de suco de laranja podem ter prejudicado a exportação do suco para países como os Estados Unidos e Inglaterra.

Citricultura

Fatores fitossanitários

A doença que amarela os ramos das árvores dos pomares de frutas cítricas teve um surto que causou a queda de produtividade em 2018 no Brasil.

Segundo o Fundo de Defesa da Citricultura brasileiro, o qual foi criado devido aos riscos de infestação nas lavouras, a doença conhecida popularmente pelo nome curioso de “amarelinho” prejudica a circulação de seiva na planta.

Vale ressaltar, ainda, que o vetor do patógeno é um inseto. Além disso, infelizmente a doença não tem cura. Por isso, são necessários o controle das manifestações dos sintomas em concomitância à eliminação  do parasita. Essa doença causa a queda precoce dos frutos e leva a planta à morte.

Citricultura

Projeções futuras para a citricultura

Estima-se que a atividade de citricultura continue aumentando, tendo em vista as novas tecnologias para manejo e controle de doenças voltadas para a lavoura. Isso porque a produção da fruta no clima tropical é bastante vultuosa. No entanto, as condições climáticas propiciam o aparecimento de doenças, como o cancro no fruto cítrico. Portanto, o emprego de recursos que aumentem a densidade de produção das frutas são cada vez mais adotados pelos produtores.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo