Saber como plantar repolho pode render bons exemplares do vegetal

Inicio » Agricultura » Saber como plantar repolho pode render bons exemplares do vegetal
20/07/2020 Por
Saber como plantar repolho pode render bons exemplares do vegetal

Desde a antiguidade, os processos de como plantar repolho evoluíram para acompanhar a demanda

Certamente, ele é um dos vegetais mais antigos empregados em nossa alimentação. Até porque o repolho apresenta poderosas vantagens nutricionais. Nesse sentido, as novas técnicas de como plantar repolho têm ajudado a acompanhar a necessidade de tanta produtividade.

Sem falar que esse alimento ainda tem a versatilidade de ser altamente adaptável a diversos climas, regiões e inúmeras receitas. Por isso, se você quiser aprender como plantar repolho, este artigo traz ótimas dicas.

como plantar repolho

O que é repolho?

Repolho é um poderoso vegetal rico em uma série de nutrientes benéficos à nossa saúde. Entre eles, podemos destacar sua alta quantidade de fibras alimentares, as quais ajudam a melhorar a digestão e o trânsito intestinal.

Além de ser cultivado há milhares de anos, o repolho também é conhecido como uma hortaliça rica em nutrientes, como vitaminas. Enfim, após sua introdução nas Américas, seu cultivo no Brasil ganhou força com os imigrantes.

Investindo na plantação de repolho

Em linhas gerais, uma plantação de repolho tem início a partir de sementes, que podem ser implantadas no solo. Por outro lado, o vegetal pode ser cultivado a partir de mudas com pelo menos quinze centímetros de altura.

Em relação à profundidade, o nível adequado fica em torno de dois centímetros, tendo a germinação iniciada em menos de sete dias. Já para o espaçamento, recomendamos cerca de quarenta centímetros, dependendo apenas da variedade que você quiser colher.

Enfim, lembre-se de que o solo precisa ser rico em matéria orgânica, fértil, reter muita umidade e ser bem drenado. Nesse sentido, a irrigação do solo de uma plantação de repolho requer alta disponibilidade de água, precisando ser irrigado com frequência para manter uma umidade adequada.

como plantar repolho

Aprendendo como plantar repolho em vaso

Com um simples passo a passo, você também pode aprender como plantar repolho em vaso, seja na sua casa, sítio ou pomar. Para isso, acompanhe as etapas a seguir:

  1. Deixe as sementes de molho em água potável e gelada por cerca de um dia;
  2. Depois, jogue fora as sementes que boiarem;
  3. Na hora do plantio, aposte na técnica da sementeira, usando rolinhos de papel higiênico;
  4. Utilize uma mistura de 30% de vermiculita e 70% de húmus de minhoca;
  5. Cubra cerca de três sementes com um centímetro dessa mistura;
  6. Mantenha as sementeiras úmidas por até duas semanas;
  7. Ao atingir cerca de dez centímetros, faça o replantio no local definitivo;
  8. Procure deixar suas mudas em luz solar direta;
  9. Faça apenas uma rega ao dia;
  10. Mantenha uma adubação regular a cada vinte dias.

como plantar repolho

Aumentando a produção de repolho por hectare

Apesar da pouca popularidade no mercado, existem alguns cultivares de repolho que apresentam alta estabilidade tanto na adaptação climática quanto nos níveis de umidade e na produção por hectare. Em outras palavras, em relação à produção de repolho por hectare, é preciso analisar o solo para que o rendimento se adéque às suas necessidades mercadológicas.

Sem contar que algumas sementes vendidas no mercado são mais resistentes a doenças e ainda podem atingir um rendimento que pode chegar a mais de vinte mil plantas por hectare. Enfim, de acordo com especialistas em como plantar repolho, esses números podem ser atingidos de forma estratégica entre agricultores e consultores especializados.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo