Como plantar rosas e ter flores bonitas o ano todo?

Inicio » Agricultura » Como plantar rosas e ter flores bonitas o ano todo?
08/12/2020 Por
Como plantar rosas e ter flores bonitas o ano todo?

Lindas e, ainda por cima, donas de um perfume característico, rosas são as flores mais simples e ricas simbolicamente. Por conta disso, muitas pessoas procuram aprender como plantar rosas para poderem embelezar mais ainda seus jardins e lares.

Além disso, as rosas podem ser também uma fonte de renda, visto que as flores são amplamente dadas como presentes em determinadas datas comemorativas e até encontros românticos. Para quem quer aprender como plantar rosas, basta seguir adiante com a leitura.

Como plantar rosas

O que são rosas?

Rosas são flores famosos no mundo inteiro. Ao saber como plantar rosas, você fica por dentro das melhores técnicas efetivas na hora do cultivo dessas flores. Desse modo, com as técnicas adequadas, é possível plantar e garantir que a roseira irá crescer e florescer da melhor forma possível.

Essas flores belíssimas podem ser encontradas em diferentes formas para venda no mercado, seja em buquê de rosas ou até mesmo flores individuais. Além disso, há bastante busca por esses arranjos, especialmente em ocasiões comemorativas.

Por conta disso, existem algumas coisas que devem ser observadas na hora de plantar rosas. Pontos importantes como o alcance e intensidade dos raios solares e uma terra boa e bem drenada são fundamentais para que a sua roseira seja fértil e bela.

Da mesma forma, vale a pena observar qual a variedade mais adequada a ser plantada, levando em consideração o clima da região em que se vai plantar.

Existem diferentes tipos de rosas. Veja abaixo os principais tipos dessa flor:

  • Rosa miniatura;
  • Trepadeiras;
  • Rosas arbustivas;
  • Grandiflora;
  • Rosa floribunda.

Tendo em vista esses principais tipos e conhecendo melhor sobre, fica fácil aprender como cuidar de rosas. Entretanto, vale lembrar também que é preciso observar e escolher qual o local que se deseja plantar as flores, seja em jardim ou em vasos.

Os detalhes de como plantar rosas

Conforme dito acima, é necessário observar bem onde se deseja plantar a flor rosa. Por conta disso, existem diferentes orientações que devem ser seguidas, pois há diferença entre cultivar em terra ou em vasos de flores.

Além de observar as variedades de rosas, o modo de plantio também tem diferenças no cultivo. Dessa maneira, vamos detalhar como fazer o plantio em vasos e na terra, como no caso dos jardins e demais locais do pátio residencial.

Quando a roseira é plantada diretamente na terra, ela usa toda a sua energia para desenvolver raízes fortes e grandes. Por consequência, os nutrientes que são enviados para os botões são mais escassos. A floração tarda e ainda pode ocorrer de modo deficiente.

Nesse caso, a melhor opção é plantar a muda do arbusto por volta de seis semanas antes do início da estação das flores, a primavera. Dessa forma, você estará fazendo com que a planta mande mais nutrientes para a floração.

Já para entender como plantar rosas em vasos, é preciso adquirir as mudas específicas para isso, sendo que existem no mercado as plantas com cerca de 80 centímetros e já com botões abertos. No entanto, essas flores precisam de 5 horas diárias de sol, preferencialmente na manhã.

Além disso, não suportam frios rigorosos e devem ser cultivadas em locais onde não haja muito vento. Vale sempre lembrar que cada tipo de rosa se comporta de maneiras diferentes, devendo ser observadas as condições climáticas de cada região.

Como plantar rosas

Os cuidados com rosas

Da mesma forma, é necessário observar cuidados específicos que variam conforme o método de cultivo empregado e a região. Um dos principais cuidados com rosas é justamente com a temperatura e a exposição solar.

Em regiões de muito calor, é uma boa ideia cultivar as plantas em locais onde elas peguem sol somente em meio período. Em contrapartida, regiões frias exigem que a planta seja cultivada em locais com bastante sol e, principalmente, protegidos do vento.

Desse modo, plantar diretamente na terra em locais frios pode exigir que as rosas sejam colocadas próximas a uma parede que corte o vento e que, ainda assim, possibilite-a de receber a luz solar por longas horas.

Rosas em vasos já podem ser mais simples, visto que se pode movimentar o vaso a fim de encontrar o melhor lugar para a planta. A premissa é a mesma: evitar o frio intenso e o vento, bem como expor a planta à luz solar, sempre observando o tipo de flor em questão.

As roseiras também devem ser plantadas em locais longe de árvores e arbustos, pois isso pode fazer com que a planta perca nutrientes e não floresça. Além disso, é bom que o local tenha bastante luz solar e boa drenagem, visando evitar o apodrecimento das raízes.

Já no vaso de rosas, é igualmente importante que haja uma boa drenagem e uma rega bem equilibrada. Se não houver uma boa drenagem, isso pode comprometer a vida da planta.

Como plantar rosas

Os tipos de rosas

Os princípios são geralmente os mesmos com poucas diferenças, mas para entender como plantar rosas brancas, é necessário analisar bem a planta e quais condições climáticas favorecem o seu crescimento. Além disso, é importante ter luz solar, boa drenagem e temperatura adequada.

Da mesma forma funciona quando se procura compreender como plantar rosa azul. Isso porque elas são bem semelhantes, apenas sendo necessário observar particularidades de seu tipo. Vale lembrar que uma terra boa é também fator decisivo na floração.

Existem algumas flores específicas que possuem uma vida menor do que outras, que é o caso das chamadas rosas colombianas. Assim sendo, essas flores vivem cerca de três semanas, por isso, possuem flores de tamanho mais avantajado, já que demoram para florescer.

Se você procura saber como plantar rosa colombiana, saiba que o cultivo é similar. No entanto, para conseguir o mesmo efeito que as originais da Colômbia, é preciso que elas sejam plantadas em regiões frias e com bastante luz solar.

Para entender como plantar rosa vermelha, basta seguir os passos das flores de coloração azul e branca. Desse modo, os processos são similares, visto que a maior diferença está no cultivo da planta originária da Colômbia.

Já para saber como plantar rosa do deserto, é necessário oferecê-la um clima mais quente e seco, além de boa exposição solar. Assim sendo, essa planta não tolera o frio e também não se adapta ao excesso de água. Vale observar bem a drenagem. Essa é a mais peculiar entre todas.

Por conta disso, é sempre útil observar bem qual o tipo de planta que será cultivada. Assim, será mais simples entender como plantar rosas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo