Rosas vermelhas têm grande significado e poder no mercado brasileiro

Inicio » Agronegócio » Rosas vermelhas têm grande significado e poder no mercado brasileiro
16/06/2020 Por
Rosas vermelhas têm grande significado e poder no mercado brasileiro

Icônico símbolo de amor no ocidente, rosas vermelhas ainda representam que a paixão do consumidor pela flor vai longe

Um dos maiores símbolos ligados ao amor, as rosas vermelhas ainda conferem paixão e beleza. Com esse poder de carregar fortes significados relativos à vida romântica, elas até saem da vida real para enriquecer artes como a literatura, poesia e filmes.

Isso porque, há milhares de anos, a civilização vem encontrando relatos diversos das rosas vermelhas. Tanto na época de cultivo quanto nos gestos de amor e carinho, são presença certa até em jardins decorativos. Aliás, nas datas especiais, elas aquecem a economia e são um símbolo de sucesso do nosso agronegócio.

Rosas vermelhas

O que são rosas vermelhas?

Rosas vermelhas são fonte de grande simbologia para boa parte da sociedade ocidental. Por serem até mesmo símbolo da deusa do amor, elas tendem a carregar significados fortes como beleza, paixão, amor e consumação.

Além do mais, essas flores também têm relação com a alma, o coração e a vida. Graças ao tom, as rosas vermelhas ainda são ligadas a temas como o fogo. De certo, podemos garantir que essa flor não apenas é uma das mais antigas, mas também uma das mais populares.

Mesmo que você encontre várias outras cores, é justamente a vermelha que vai chamar mais atenção e ser a mais cobiçada. Acima de tudo porque elas demonstram a grande paixão que pode haver entre duas pessoas.

Por outro lado, rosas vermelhas ainda denotam devoção e respeito. Por exemplo, se você oferecer um buquê de rosas vermelhas a uma amiga, será um presente dado como ato de cortesia.

Rosas vermelhas caem bem em datas especiais como:

  • Dia dos Namorados;
  • Aniversários de casamento;
  • Aniversários de namoro;
  • Ocasiões românticas.

Enfim, quando o assunto é amor, ainda vale destacar que rosas vermelhas são a opção mais querida no quesito decoração de casamento. Afinal, elas também são as favoritas das noivas ao entrarem com buquês nas cerimônias.

Rosas vermelhas

Conheça alguns tipos de rosas vermelhas

Claro que, além de rosas vermelhas, você pode encontrar outras alternativas de tipos de rosas para cultivar e até produzir para revenda.

Começando pelo tipo Samourai, saiba que ela é a rosa mais cultivada no país. Com uma textura que lembra veludo, seus botões são ovalados e possuem pouco espinho. Isso garante seu uso na decoração e criação de arranjos florais, sem contar o perfume suave.

Para elaborar belos presentes e curtir ocasiões românticas, a rosa Freedom tem um vermelho puro e brilhante e poucos espinhos.

Já o tipo Carola pode ter mais espinhos, mas as pétalas são aveludadas e os botões graúdos. Além do mais, ela já foi uma das rosas vermelhas mais produzidas no Brasil, apesar da baixa produção em climas amenos.

Com origens sul-americanas, o tipo Baccara pode não ter fragrância, mas é linda pelo tom vermelho escuro. Tão escuro que ela também é conhecida como a “rosa negra”, já que suas flores costumam abrir de forma lenta, apresentando suas cores e sombras.

Com um leve aroma, a variedade Darcey é outro tipo bem popular nos jardins em geral. Com um rosa intenso, essa rosa apresenta alta resistência a pragas e climas severos.

Enfim, a Black Magic é um tipo de rosa negra importada popular nos dias de hoje, apesar de seu aroma forte e cor escura. De certo, esses devem ser os motivos para elas serem consideradas próprias para os fins de relacionamentos e horas de despedidas.

Aprenda como cuidar e como plantar rosa vermelha

Claro que todas as flores precisam de vários cuidados. Por isso, é preciso ressaltar nossas dicas de como plantar rosa vermelha, pois algumas variedades precisam mais atenção que outras.

De qualquer forma, o importante é que quem planta ou ganha uma rosa quer mantê-la florida e viva pelo máximo de tempo possível. Até porque, além de lindas, elas também são muito perfumadas e delicadas.

Por isso que é sempre bom saber de alguns cuidados e técnicas especiais. Então, selecionamos e listamos abaixo alguns cuidados e dicas básicas para o cultivo de rosas vermelhas. Tudo para as suas flores ficarem sempre lindas. Acompanhe!

  • Uma roseira precisa ser plantada em um solo argiloso e rico em húmus;
  • Cada cova precisa ter cerca de 30cm de profundidade para que você possa obter melhores resultados;
  • O preenchimento deve ser feito devagar, com terra em torno da raiz;
  • Até começar a floração, regue sempre que o sol estiver bem forte;
  • Depois desse período, faça a rega apenas em fases de seca;
  • Aplique fungicidas assim que uma folha apontar, para evitar doenças.

Rosas vermelhas

A flor rosa no mercado do agronegócio

A flor rosa nos tons avermelhados apresenta ótima aceitação em qualquer lugar do mundo. Aliás, quem sabe bem disso é o estado do Ceará. Isso porque a maior parte da sua produção é toda comercializada no mercado interno.

Mesmo estando em uma área de clima semiárido, ele conseguiu pesquisar e identificar quais e onde estão os microclimas mais favoráveis ao cultivo de flores belíssimas. Assim, apenas nos últimos anos, o Ceará começou a se consolidar como um dos grandes polos produtores desse agronegócio.

De acordo com recentes estudos, esse estado ficou na terceira posição em relação aos mercados que ofertam artigos de floricultura para os mercados internos. Sejam locais ou regionais, apenas na última década, o número que denota os produtores locais mais que dobrou.

Prova disso foi o alto crescimento da cadeia produtiva, chegando a quase duzentos por cento. Isso está provado conforme uma avaliação realizada recentemente pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Com essa presença marcante em relação ao mercado, demais estados da região Nordeste começaram a seguir as ações do governo cearense. Afinal, ao longo dos últimos anos, a região tem incentivado amplamente o cultivo e a produção de flores devido a políticas que visam maior investimento em treinamento e tecnologia.

Ainda de acordo a Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento local, além da procura pelas rosas vermelhas, outros fatores ajudaram nas vendas. Como bons exemplos, então, podemos citar o clima favorável e a demanda aquecida.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo