Diferentes tipos de rosas têm ótimo mercado e popularidade no Brasil

Inicio » Agronegócio » Diferentes tipos de rosas têm ótimo mercado e popularidade no Brasil
16/06/2020 Por
Diferentes tipos de rosas têm ótimo mercado e popularidade no Brasil

Anualmente, movimenta-se no mundo 60 bilhões de dólares no comércio de flores, incluindo vários tipos de rosas

O Brasil é responsável pela exportação anual de 13,5 milhões de dólares de flores. Os vários tipos de rosas se destacam nesses números por ser a espécie de flor mais popular. O estado de São Paulo é o principal produtor e exportador de flores no Brasil. Em 2018, a produção do centro financeiro do país somou 62,3% do valor total exportado por todos os estados. Isso representa uma produção de 8,41 milhões de dólares.

A variedade de tipos de rosas permite escolha mais precisa para se presentear uma pessoa, conforme a personalidade que apresenta. Também reduz o riso de inadequação para ocasiões específicas.

tipos de rosas

O que é rosa?

Rosa é uma flor que brota de um arbusto identificado na família das Rosaceae, popularmente conhecido como “roseira”. Conta com milhares de híbridos e variedades, muitas delas com espinhos e panículas.

É uma das flores mais populares do mundo. É cultivada há milênios, desde a antiguidade.

Carrega vários simbolismos na cultura ocidental, sendo símbolo de amor, paixão, romantismo, alma, perfeição, além de beleza e sensualidade.

Tal popularidade a faz ser procurada amplamente pelo público.

Há muitas variedades de rosas, cada qual com características únicas e beleza própria.

Em seguida, falaremos sobre 4 espécies de rosas que vale a pena conhecer.

A rosa do deserto

É um dos tipos de rosas vistas como exótica, porque as flores da rosa do deserto têm formato de sino e cores que variam do branco ao violeta, bem como tonalidades de rosa e vermelho.

Origina-se da região sul da Arábia e da África Oriental.

É conhecida como a flor capaz de proporcionar clareza mental, tolerância e mais amor por estar ligada à deusa grega da lua Selene, por ser classificada como espécie de “selenita”, palavra que se origina de “Selena”.

tipos de rosas

As rosas vermelhas

As rosas vermelhas são vistas como as “rainhas das flores”. É o tipo de rosa mais tradicional. Por isso, é indicada para presentear pessoas mais tradicionais que não ligam para a antiguidade de determinadas tradições.

Por ser a mais popular, muitos dos significados normalmente atribuídos à rosa na cultura ocidental se devem à rosa vermelha. Sem dúvida, um dos tipos de rosas que não podem faltar em qualquer comércio de floricultura.

As folhas são simples, partidas em 5 e 7 lóbulos de bordos denteados.

A rosa branca

A rosa branca é procurada mais costumeiramente como erva medicinal, bem como para ocasiões que transmitam paz, leveza e harmonia. É aplicada para tratar de problemas oculares e candidíase vaginal. Também é usada como ingrediente culinário em conservas, corantes e confeitos.

Essa rosa é aveludada e apresenta cheiro muito agradável, facilitando, assim, a polinização de insetos.

tipos de rosas

As rosas amarelas

As rosas amarelas, assim como as vermelhas, gozam de grande popularidade. Têm formas idênticas às primas mais famosas e chamam bastante atenção pelo brilho do tom amarelo.

É um dos tipos de rosas que representam amor, alegria, desejo e amizade, contudo, não há um consenso sobre a origem desses significados que lhe são atribuídos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo