A composição do leite conta com elementos como água e proteínas

Inicio » Agronegócio » A composição do leite conta com elementos como água e proteínas
03/10/2020 Por
A composição do leite conta com elementos como água e proteínas

A composição do leite fornece nutrientes essenciais ao corpo humano e é uma importante fonte de energia na dieta, pois contém proteínas e gorduras de alta qualidade.

Além disso, a composição do leite pode contribuir significativamente para a ingestão de nutrientes necessária para a produção de cálcio, magnésio, selênio, riboflavina, vitamina B12 e ácido pantotênico. Por isso, o leite é tão importante na alimentação, independente da dieta que você decida seguir.

composição do leite

Qual é a composição do leite?

A composição do leite animal pode variar amplamente entre diferentes raças e durante variados estágios da lactação.

O leite, bem como os produtos lácteos, são alimentos densos em nutrientes. Desse modo, seu consumo pode adicionar diversidade às dietas vegetarianas, por exemplo.

Além disso, a composição animal pode desempenhar um papel importante nas dietas de crianças em populações com ingestão muito baixa de gordura e acesso limitado a outros alimentos de origem animal.

Compreenda, a seguir, mais detalhes sobre o que compõe o leite, seja o materno, o animal ou a versão em pó.

composição do leite

Colostro

Nos primeiros dias após o nascimento, um tipo especial de leite – chamado colostro – é excretado, rico em gorduras e proteínas.

O colostro também contém importantes anticorpos de combate à infecção que fortalecem o sistema imunológico do jovem mamífero. Assim, a transição do colostro para o leite verdadeiro ocorre poucos dias após o nascimento.

De fato, todo o leite produzido pelos animais contém carboidratos (lactose), proteínas (caseína, albumina, globulina e componentes proteicos), gorduras (triglicerídeos), minerais e vitaminas (cálcio, fósforo e outros). Contudo, o principal componente é a água. O leite de vaca, por exemplo, contém uma quantidade de água semelhante ao leite humano – cerca de 87%.

Em suma, as espécies de animais leiteiros, tal como sua raça, idade e dieta, juntamente ao estágio de lactação, paridade (número de partos), sistema de criação, ambiente físico e estação do ano, influenciam a cor, sabor e composição do leite, permitindo, assim, a produção de uma variedade de produtos lácteos.

composição do leite

Leite de vaca

A gordura na composição do leite de vaca constitui em aproximadamente 3 a 4% do conteúdo sólido do leite de vaca, com cerca de 3,5% proteínas e 5% lactose.

No entanto, a composição química bruta do leite de vaca varia de acordo com a raça. Por exemplo, o teor de gordura é geralmente mais alto em Bos indicus do que em B. taurus.

Leite em pó

O leite em pó consiste no próprio leite, apenas. Ou seja, são os sólidos do leite com quantidade insignificante de água e em forma de pó. A única diferença entre a composição do leite e a do leite em pó é que o teor de umidade do primeiro é de 89%, enquanto a do segundo gira em torno de 1-2%.

Esta é a razão pela qual o leite em pó é mais caro que o leite, ou seja, a composição do leite em pó é mais “pura”. Por exemplo, o leite desnatado possui 9% de gorduras insaturadas e 0,5% de gordura total. Assim sendo, 1 kg de leite desnatado fornece apenas 90 a 100 gramas de leite em pó desnatado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo