Comprar cavalos é uma decisão importante e exige cautela

Inicio » Agronegócio » Comprar cavalos é uma decisão importante e exige cautela
24/07/2020 Por
Comprar cavalos é uma decisão importante e exige cautela

Animal de grande porte e muito querido por grande parte dos seres humanos, os cavalos são animais de responsabilidade e que exigem tempo e cuidado. Por conta disso, indica-se pensar muito bem antes de resolver comprar cavalos.

Antes de comprar cavalos, é preciso que uma série de fatores sejam analisados, como o espaço que será dedicado ao animal, cuidados especiais, higiene, alimentação, gastos, entre outros. Para entender mais sobre o assunto, acompanhe o artigo!

Comprar cavalos

Comprar cavalos

Comprar cavalos é algo muito comum, principalmente para empresários do meio do agronegócio, ou simplesmente para pessoas que são fãs do animal. Ainda que sejam bichos totalmente encantadores, os equinos necessitam de uma série de cuidados minuciosos.

Por conta disso, não é todo mundo que pode comprar cavalos. Sem o espaço adequado e cuidados que são extremamente necessários, o animal poderá sofrer graves consequências, já que perderá sua qualidade de vida e liberdade, coisas de suma importância para o animal.

Ademais, comprar cavalos exige um certo capital. Algumas espécies podem ir de R$ 1.000,00 a mais de R$ 100.000,00. Logicamente, tudo depende da raça do animal e do local onde ele é adquirido.

Mesmo que existam criadouros onde comprar cavalos baratos e, ainda assim, confiáveis, os locais mais caros, geralmente, são os de maior confiabilidade. Por isso, é muito importante saber onde comprar cavalos.

Em suma, seja para comprar cavalos mangalarga ou qualquer outra espécie, é preciso ter imenso senso de responsabilidade para com o animal.

Onde comprar cavalos?

Não somente como comprar cavalos importa, mas também onde comprá-los. É difícil definir um local exato para adquirir o equino, mas algumas características podem, de fato, entregar a reputação e qualidade do local.

Para saber se um local é de confiança, não tenha preguiça e nem medo de pesquisar sobre sua reputação. Atualmente, com diversas plataformas sociais que servem como meio de divulgação profissional, é possível encontrar comentários de outros clientes e avaliá-los.

Visitar o local e averiguar se está tudo em conformidade com o que é estabelecido para o bem-estar animal também é algo que conta pontos. Isso significa que, ver a forma como um animal é tratado, vai garantir uma ideia de como é o dia a dia no local.

Na dúvida, procure sempre se informar com profissionais do ramo que possuem cavalos e já têm experiência com o animal. Assim, é possível chegar até um profissional altamente qualificado e, dessa forma, adquirir o animal.

Mesmo que haja exceções, pode ser um risco sair por aí procurando um local e escolher o mais barato do mercado. O valor sempre vem antes de qualquer preço, por isso é muito importante seguir as recomendações de quem entende do assunto.

Além disso, um local que não trata bem os seus animais poderá vender um equino doente, com traumas emocionais e físicos e que terá sérios problemas de relacionamento com o seu tutor, seja sendo submisso demais ou rebelde demais.

Mesmo que sejam animais livres e imponentes, os cavalos podem adquirir determinados traumas quando tratados de maneira indevida e violenta. Portanto, é extremamente importante estudar a fundo o local para comprar cavalos.

Comprar cavalos

Como comprar cavalos?

Após encontrar o local ideal para comprar os cavalos, é preciso saber o que analisar e como comprar cavalos. Em geral, algumas dicas podem ajudar:

  • Paciência;
  • Aptidão;
  • Preço;
  • Experiência.

Para comprar cavalos, sejam cavalos de raça ou não, é preciso ter paciência. O motivo é que nem sempre o equino será o primeiro que for testado. É preciso pesquisar e experimentar vários animais, tanto para ter um critério de comparação, quanto para saber se é o animal certo. Afinal, é preciso que haja afinidade emocional e física com o equino.

Em seguida, a aptidão é algo de grande importância para o animal. Ou seja, a beleza nem sempre é o mais importante e menos ainda um fator fundamental. Para atender todas as necessidades do tutor, o cavalo precisa ter inteligência.

em relação ao preço, é como citado anteriormente. Quando o cavalo estiver sendo vendido por um valor barato demais, é válido desconfiar. Esse é um dos grandes problemas de comprar cavalos online. Nem sempre é possível saber a verdade sobre seu temperamento e condicionamento físico real.

Por último, procure sempre se informar e buscar conselhos com profissionais experientes. Se possível, levar um amigo que conheça bem sobre o assunto para visitar o cavalo é uma ótima opção para não ser passado para trás. Assim, é possível comprar cavalos de raça com maior segurança e com um aliado experiente ao lado.

Comprar cavalos

Como cuidar de um cavalo?

O cavalo é um animal de grande importância e que precisa ser tratado como tal. Por conta disso, antes de resolver comprar cavalos, é preciso averiguar se alguns requisitos são preenchidos. Um exemplo disso é o tempo.

Para cuidar dos equinos, é preciso ter tempo e muita disposição. Mesmo que não seja um tipo de animal extremamente dependente, o cavalo se apega ao tutor e isso faz com que a presença do mesmo seja indispensável.

Além disso, um cavalo tem um tempo de vida de 25 a 30 anos. Dependendo da raça, do animal e dos cuidados, ele pode viver muito mais, mas, em suma, são animais que precisam de uma rotina de atividades físicas para manter o porte, agilidade e aptidão sempre em alta.

A presença do tutor também é importante para que o cavalo tenha vontade de interagir. É preciso estabelecer uma confiança com o animal e isso pode levar algum tempo.

Importante frisar, também, que o animal precisa de uma rotina regrada de cuidados. Por conta disso, é preciso sempre estar com os exames veterinários em dia, higiene, alimentação balanceada, entre outros. Uma dica valiosa é sempre procurar profissionais experientes para adestrar o animal.

Em geral, muitas pessoas indicam a aquisição de éguas ou cavalos castrados, já que possuem temperamento mais acomodado e tranquilo. No entanto, isso nem sempre é uma regra e, por conta disso, comprar cavalos sem investir em uma boa educação pode ser um grave erro. Vale a pena ficar de olho em todos os aspectos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo