Cooperativa Integrada é grupo jovem e de forte importância econômica

Inicio » Agronegócio » Cooperativa Integrada é grupo jovem e de forte importância econômica
30/08/2019 Por
Cooperativa Integrada é grupo jovem e de forte importância econômica

A Cooperativa Integrada emprega mais de mil e setecentos colaboradores em cidades de São Paulo e Paraná

Um dos principais produtos da Cooperativa Integrada é o beneficiamento de milho. Com o grão são produzidos diversos produtos, desde alimentos para consumo humano até ração para animais.

A Cooperativa Integrada, apesar de ser relativamente nova, representa uma importante empresa dentro do segmento e movimenta bilhões de reais em transações.

cooperativa integrada

O que é cooperativa integrada?

Cooperativa Integrada é o nome de uma organização fundada em Londrina, no Paraná. Também chamada de Integrada Cooperativa Agroindustrial, o grupo nasceu em 1995, através da iniciativa de um grupo de agricultores.

Hoje, então, o grupo já possui mais de 15 regionais, sendo que os principais produtores estão nos estados do Paraná e São Paulo. São 49 cidades que fazem parte da cooperativa, que conta com mais de 1.700 colaboradores.

A Integrada Cooperativa, portanto, registrou um crescimento de 24%. Assim, é considerada a maior empresa do segmento de Londrina, sendo que sua meta para 2020 é alcançar o faturamento de R$4 bilhões.

Outro ponto importante sobre o grupo é que, além de seu trabalho com a fruticultura e os grãos, a cooperativa também cresce no setor agroindustrial.

Produtos da Cooperativa Integrada

Além de atuar na venda de insumos, assim como na assistência técnica, a cooperativa também trabalha com outros produtos. A maior parte do faturamento da empresa, portanto, vem da comercialização de grãos como:

  • Milho
  • Trigo
  • Café
  • Soja

Além disso, a cooperativa também é responsável pela produção de rações e alimentos para pets. Alguns de seus produtos mais conhecidos, portanto, são:

cooperativa integrada

  • Ração Rinthy: os alimentos produzidos para gatos e cães englobam um grande leque, desde filhotes, animais adultos e até produtos para idades avançadas. Cada opção de ração possui características específicas, com nível de proteína indicada para cada fase da vida do animal.
  • Ração Brusky: a linha Brusky Premium é desenvolvida para cães em fase adulta. A sua fórmula, então, é composta por prebióticos, ômegas 3 e 6, e fibras.

Outros produtos comercializados pela cooperativa

O grupo atua, ainda, sobre a produção e comercialização de diferentes insumos. Um exemplo disso é a linha de defensivos agrícolas disponível através de parcerias. Outras ofertas disponíveis na cooperativa, então, são:

  • Sementes
  • Fertilizantes
  • Defensivos
  • Foliares

Outra facilidade oferecida pela cooperativa é a venda de maquinários agrícolas. No Paraná, por exemplo, é possível encontrar lojas que comercializam equipamentos para plantio, assim como pulverizadores.

Os agricultores também podem contar com serviço de manutenção de maquinário, lubrificantes, óleos e outros implementos.

cooperativa integrada

As unidades industriais da Integrada

O grupo possui três unidades industriais principais divididas em: produção de milho, sucos e rações.
Cada unidade é especializada em seu ramo. Na produção de sucos, então, a cooperativa tem a capacidade de produzir mais de dois milhões de caixas de suco de laranja por ano.

Já os produtos fabricados na unidade de milho, portanto, são destinados a diferentes setores: indústria de alimentos, cereais, produção de pães, massas e biscoitos.

A cooperativa integrada também produz gordura vegetal e rações a base do grão, além de investir em bebidas e na indústria cervejeira.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo