Costa brasileira está entre as vinte maiores do mundo

Inicio » Meio Ambiente » Costa brasileira está entre as vinte maiores do mundo
25/06/2019 Por
Costa brasileira está entre as vinte maiores do mundo

Costa também é chamada de orla

Costa, no vocabulário da geografia, é o nome que se dá a linha que separa a terra dos mares. Em suma, equivale ao limite entre o continente e o oceano.

Costa é um termo específico que deve ser empregado apenas para definir regiões de uma ilha ou do continente que fazem limite com o oceano, golfos, baías e praias, por exemplo.

Costa

O que é costa?

A costa diz respeito a área limite entre o oceano e continente. O termo é utilizado para referir às áreas continentais ou de ilhas que se limitam a água salgada e os tributários, como por exemplo, golfo, baía, dunas, praias e marés.

O Brasil, o quinto maior país do mundo em extensão territorial, com mais de 8 milhões de km², é também um dos países com a maior zona costeira. Com mais de 7 mil quilômetros quadrados, o litoral brasileiro é de suma importância para economia, além de abrigar parte da população brasileira.

Tipos de costa

Costa pode ser dividida em dois tipos principais, a costa baixa (praias) e a costa alta (arriba e falésia). A linha da costa alta diz respeito ao relevo alto e formação de rochas bastante resistentes. A linha da costa baixa, por outro lado, se encontra em um relevo baixo e arenoso.

As falésias são exemplo de costa alta que se formam a partir de erosões que aconteceram ao longo de milhões de anos. A alteração do nível marítimo influencia diretamente nesta ação, formando os paredões das praias. Elas podem ainda ser subdivididas em falésias vivas e falésias mortas, sendo que no primeiro caso, elas ainda estão em processo de formação e são influenciadas pelo mar. No segundo caso, contudo, não há mais interferência marítima.

A praia, por sua vez, se trata de uma formação de partículas de minerais ou rocha no formato de areia ou cascalho ao longo da costa marítima. Ou seja, é um exemplo de costa baixa.

Que país tem a maior zona costeira?

Canadá, Indonésia e Groenlândia figuram, respectivamente, entre os 1º, 2º e 3º países com a maior zona costeira. No território canadense, por exemplo, o litoral pode chegar a uma extensão de 202 mil km. Já na Indonésia, a zona litorânea pode ficar em até 55 mil km, enquanto na Groenlândia, a costa litorânea tem aproximadamente 44 mil km de extensão.

Os dados foram baseados na publicação “The World Factbook”, cujo nome em português é “O livro de fatos do mundo”. O material foi elaborado pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, a Cia, e contém informações diversas sobre os países do mundo.

Zona costeira brasileira

No Brasil, o decreto nº 5.300 de 2004, por meio do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro abordou como a costa brasileira e a orla marítima deve ser utilizada e ocupada. Segundo consta no documento, a zona costeira brasileira diz respeito ao espaço geográfico onde interagem ar, mar e terra e abrangem faixas marítimas e terrestre.

A costa do Brasil possui uma extensão de mais de 8 mil e 500 km, levando em consideração, os 17 estados e mais de 400 municípios no qual está distribuída. Uma das faixas costeiras do país, a que se situa entre a foz do rio Oiapoque, no Amapá, até o Chuí, no Rio Grande do Sul, é considerada a maior do mundo.

Costa

É perceptível que a zona costeira brasileira é bastante diversa. Devido a diversidade da nossa orla, muitos ecossistemas são encontrados no país. Recife de corais, dunas, lagoas e manguezais são alguns exemplos. Além disso, graças à riqueza desses habitats, muitas espécies de fauna e flora se desenvolvem na nossa costa.

Há uma curiosidade sobre a nossa zona costeira. O Brasil já reivindicou o aumento de sua área em 900 mil km² junto a Organização das Nações Unidas (ONU). A reivindicação foi aceita. Depois disso, a extensão das águas sob jurisdição do país foi para cerca de 4,5 milhões de milhões km². Inclusive, a Comissão Interministerial sobre os Recursos do Mar denominou a faixa como Amazônia Azul.

O que é a Amazônia Azul?

A Amazônia Azul compreende a uma área cuja extensão é de cerca de 5,7 milhões de km². São nestas faixas oceânicas, a propósito, que estão localizadas as reservas do pré-sal e uma parcela significativa da economia de pesca do país. Além disso, é por meio dessas águas que exportamos quase 100% do nosso comércio.

A denominação desta área como Amazônia Azul tem como objetivo conscientizar a sociedade. Afinal, é uma área de grande importância para o nosso país. Além de manter a população informada sobre o quanto é importante preservar e proteger esse recurso natural.

Exemplos de praias litorâneas brasileiras

Além de ter grande importância para a pesca, o litoral brasileiro também é muito importante para o turismo. Suas belíssimas praias chamam a atenção turistas brasileiros e de todas as nacionalidades. Além disso, a formação da nossa orla deu origem aos mais diversos tipos de praias. Desde as situadas no nordeste, sul e sudeste, até as encontradas nas ilhas costeiras, elas agradam a todos gostos.

No norte, lindos manguezais, campos de dunas e praias com biodiversidade repleta de crustáceos, peixes e aves chamam bastante a atenção. Ainda na região, há a opção de lugares mais exóticos, como é o caso da praia da Princesa, localizada na Ilha de Algodoal.

O Nordeste, por sua vez, chama a atenção pelas suas praias urbanas. Um exemplo é a praia da Lagoinha, que fica a cerca de 120 km da capital cearense. Além dessas, a região conta também com praias famosas internacionalmente. Entre elas, a Praia de Cumbuco, também em Fortaleza, e as praias de Porto de Galinhas, em Pernambuco, e Pipa, no Rio Grande do Norte.

No sul, apesar do litoral menos extenso, os turistas podem usufruir de belas praias. Entre elas, Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e as da Ilha do Mel, no Paraná. Já no sudeste, uma boa dica para fugir do agito dos grande centros urbanos é aproveitar as Dunas de Itaúnas, no Espírito Santo.

Costa

Costa brasileira é repleta de ilhas

Ilhas oceânicas, costeiras e fluviais também fazem parte da costa litorânea brasileira. As ilhas oceânicas se encontram mais distantes do litoral. Uma das mais conhecidas é o arquipélago de Fernando de Noronha. Noronha, inclusive, foi transformado em um parque nacional marinho para garantir sua preservação.

As ilhas costeiras, por sua vez, estão mais próximas ao litoral. Podem se destacar tanto pelo turismo quanto pela importância ecológica. São exemplos de ilhas costeiras Itaparica, na Bahia e Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Por fim, temos as ilhas fluviais, cujo maior exemplo é a ilha de Marajó.

A costa litorânea brasileira, apesar de toda a extensão territorial e importância econômica e ecológica sofre diversas ameaças. Dentre elas, podemos citar o avanço da população em direção as estas zonas, causado pelo crescimento dos centros urbanos. Além disso, essas áreas sofrem com o avanço de atividades agrícolas e industriais mal planejadas. Diante deste cenário, devemos nos conscientizar melhor a respeito do nosso litoral e como preservá-lo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo