Cranberry é uma fruta benéfica para o sistema imunológico, digestivo e ajuda a prevenir infecções do trato urinário
O cranberry é uma frutinha vermelha que vem conquistando cada vez mais espaço devido a seus benefícios e propriedades. Ela é indicada, inclusive, para tratar infecções urinárias.
O cranberry é encontrado, principalmente, em países como Estados Unidos, Chile e Canadá. Essa planta também é muito confundida com o mirtilo pela sua aparência e, por isso, também é chamada de mirtilo-vermelho.
O que é cranberry?
Também conhecido como oxicoco ou arando-vermelho, o cranberry (Vaccinium macrocarpom) é uma fruta vermelha, redonda e bem pequena que apresenta diversos benefícios para o organismo. Isso porque a fruta é rica em nutrientes, como por exemplo, vitaminas A, C e E.
Além disso, é uma espécie rasteira que dá frutos uma única vez por ano. No entanto, sua produção pode render milhares de quilos anualmente; sendo que os meses de setembro e outubro são os mais indicados para sua colheita.
As frutas crescem em locais que remetem aos brejos e pântanos, inundados com areia, cascalho, argila ou turfa. Sendo assim, é comum observar nos lugares onde o fruto é cultivado a presença de “piscinas” vermelhas.
Origem do cranberry
A fruta é originária da América do Norte e é muito popular entre os estadunidenses no Dia de Ação de Graças. Os próprios índios norte-americanos já faziam o seu uso, antes mesmo da chegada dos portugueses, como alimento e também como corante para as vestimentas.
Embora seja cada vez mais popular no Brasil, ainda é difícil encontrar a fruta cranberry. Isso porque o seu cultivo no país não é muito viável, já que ela não se adapta bem às nossas condições climáticas. Dessa forma, a fruta é mais encontrada em forma de suco, cápsulas ou polpas.
Propriedades do cranberry
O cranberry é uma fruta conhecida, principalmente, por suas propriedades. Ele é rico em diferentes nutrientes, incluindo os seguintes:
- vitaminas A, C e K
- fósforo
- potássio
- cálcio
- fibras
- zinco
- magnésio
Benefícios do cranberry
O cranberry é uma fruta muito versátil e rica em nutrientes e, por isso, é muito útil para o fortalecimento do organismo de quem a consome.
Entre os principais e mais vantajosos benefícios do cranberry podemos citar:
- Previne infecções urinárias, como a cistite: isso porque a quantidade elevada de antioxidantes presentes no organismo impedem a ação de bactérias no trato urinário;
- Ajuda a saciar a fome, além de que melhora a digestão;
- Devido a presença elevada de antioxidantes e vitaminas, a fruta é recomendada para tratar a pele;
- E é graças a grande quantidade de antioxidantes, que o cranberry é ainda indicado para quem sofre com problemas, como por exemplo, diabetes tipo 2, câncer e escorbuto;
- Conta com polifenóis em sua composição, que impedem que as plaquetas se acumulem e reduzam a pressão arterial por meio de estruturas anti-inflamatórias;
- A fruta ainda inibe o acúmulo das bactérias nos dentes;
- O consumo da fruta ainda auxilia na prevenção de gastrite e úlceras;
- Auxilia na melhoria do sistema imunológico, pois previne resfriados e gripes;
- Evita o envelhecimento precoce, uma vez que é rica em antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres.
Cranberry emagrece?
Sim. No entanto, o simples consumo da fruta não leva ao emagrecimento; mas, por ser pouco calórica, auxilia no processo de perda de peso.
A cranberry seca é muito nutritiva e é uma ótima opção para quem pretende trocar doces e outras guloseimas por alimentos mais saudáveis durante as refeições. Vale citar que é recomendado buscar auxílio médico para saber quantas gramas de cranberry desidratado devem ser consumidas.
Isso porque o consumo excessivo da fruta não é recomendado, porque a alta presença de frutose pode fazer mal ao organismo.
Onde encontrar cranberry?
O cranberry in natura pode ser encontrado em lojas e supermercados especializados na venda de produtos naturais. Por outro lado, sua versão desidratada pode ser encontrada em comércios físicos ou online destinados a venda de produtos de nutrição.
O cranberry em cápsula, por sua vez, pode ser adquirido em farmácias, na internet e em lojas físicas. Vale lembrar que, no Brasil, é mais fácil achar a versão desta fruta em cápsulas. O preço da fruta, no entanto, irá variar conforme a forma em que é encontrada.
O suco de cranberry também é outra boa forma de consumir a fruta. Caso tenha interesse em desfrutar dos benefícios da fruta, adquira a sua polpa e prepare um delicioso suco. A seguir, um passo a passo simples de preparo do líquido.
Para o suco, serão necessários um copo americano de cranberry, uma colher de mel, e um copo de água. O próximo passo é bater o cranberry com a água no liquidificador, e em seguida, adicionar o mel para adoçá-lo; garantindo que a receita continue mais saudável pela ausência de açúcar ou adoçantes industrializados na sua composição.
Além do suco, existem outras receitas com cranberry. Dentre elas, destacam-se o bolo feito a partir de cranberries desidratados e a famosa geleia; que pode ser fabricada tendo como base a fruta in natura, ou mesmo, congelada.
Consumir a fruta tem alguma contraindicação?
Apesar de ser bastante benéfico para o organismo, é preciso moderação ao consumir o cranberry. Isso porque o recomendado pelos médicos é o consumo máximo de cerca de 100 gramas da fruta in natura.
Duas cápsulas da fruta ou mesmo um copo de suco por dia são o equivalente da dose diária recomendada, e seguros o suficiente para evitar a manifestação de qualquer problema ocasionado pelo seu consumo excessivo.
O consumo da fruta é contraindicado, apenas, para quem sofre com problemas relacionados ao cálculo renal, para quem tem alergia a medicamentos como a aspirina, ou para quem usa algum diluidor de sangue.
Nestes casos, o cranberry pode contribuir para o desenvolvimento de quadros de hemorragias e reações adversas com medicamentos, entre outros.
Além disso, o consumo – obviamente – também não é indicado para as pessoas que foram alérgicas a algum dos componentes do cranberry. Por isso, pode ser recomendado para os que têm histórico de alergias desse tipo procurar um médico antes de consumir a fruta.