Ameixa preta e as diferentes vantagens do seu consumo para o corpo

Inicio » Agricultura » Ameixa preta e as diferentes vantagens do seu consumo para o corpo
14/10/2019 Por
Ameixa preta e as diferentes vantagens do seu consumo para o corpo

Ameixa preta é rica em nutrientes e também é uma excelente fonte de fibras, podendo atuar como uma substituta para o açúcar

Quem tem problemas com intestino preguiçoso bem sabe o quanto a ingestão de fibras é importante para estimular o funcionamento do órgão. Este consumo não só é feito com cápsulas de fibras, como também por frutas, como por exemplo, a ameixa preta.

A ameixa preta ainda apresenta outras propriedades, graças a presença de potássio e antioxidantes. Além de que, a fruta sana as dificuldades do mau funcionamento intestinal.

ameixa pretaO que é ameixa preta?

A ameixa preta é uma fruta arredondada com caroço produzida por árvores de família das Rosáceas. Primeiramente, pontuamos que as diferenças entre as ameixas vêm principalmente do fitoquímico, o pigmento que a fruta contém.

Quais são os tipos de ameixa?

Existem mais de 100 tipos de ameixa, sendo que as mais conhecidas são:

  • Ameixa preta: é uma variedade rica em antioxidantes antocianinas, ou seja, em substâncias que favorecem a saúde. Entre seus principais benefícios, estão proporcionar maior longevidade às células, além de contribuir para o bom funcionamento do coração e artérias.
  • Ameixa vermelha: essa variação da fruta contém flavonoides de ação anti-inflamatória. Dessa forma, ela consegue reduzir o risco de câncer. Além disso, a variedade é muito boa para a pele.
  • Ameixa amarela: é um outro exemplo de  mais uma variedade amiga da pele. Ela ainda possui carotenoides, consequentemente, contribui para a visão, bem como para a saúde das mucosas e sistema imunológico.

Quais são os benefícios da ameixa preta?

Além de ser uma velha conhecida de quem tem problemas intestinais, devido a presença de fibras, a ingestão da variedade auxilia na formação do bolo fecal, além de dar a sensação de saciedade.

Outros benefícios da ameixa preta são, ser fonte de vitaminas do complexo B, C, A, K e ser rica em fibras solúveis e insolúveis, cobre, ferro, potássio, magnésio e cálcio. Além disso, ela atua na redução das taxas de calorias, colesterol e gorduras.

ameixa preta

Consumir a ameixa preta fresca é vantajoso para nosso organismo. Isso porque ela contém antioxidantes, auxilia na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares. Da mesma maneira que auxilia a defesa do organismo e contribui com a formação dos glóbulos vermelhos do sangue.

Cuidados com o consumo dessa variedade

Conforme observamos no decorrer deste artigo, não há nenhum malefício em consumir a fruta. No entanto, algumas aplicações podem resultar em efeitos indesejados.

O chá de ameixa preta, por exemplo, aumenta a ingestão do consumo de açúcar, ao mesmo tempo em que reduz a absorção das fibras. Além disso, o consumo da água de ameixa eleva a absorção de açúcares. Isso porque, normalmente, é necessária um maior volume da fruta no seu preparo.

Outro efeito indesejado é que, não havendo mastigação, o processo digestivo é alterado; contribuindo para fermentação e a formação de gases.

Vale lembrar que, ao guardar a semente da ameixa preta, se torna possível plantar sua própria ameixoeira; seja na terra ou em vasinhos.

Como consumir a ameixa preta?

Esse tipo de ameixa pode ser encontrado tanto in natura quanto seco. A fruta in natura possui os nutrientes em sua integralidade, especialmente na casca, onde se concentra o maior teor de fibras.

A ameixa preta seca, por sua vez, é desidratada, o que significa menor quantidade de água. Por outro lado, tem alta concentração de açúcar, não sendo então recomendada para diabéticos.

Outra consequência que o processo de desidratação traz é a perda da vitamina C. A vantagem da fruta seca, no entanto, está na potencialização do efeito laxativo. Por isso, costuma ser usada no chá e na água de ameixa consumidos para este fim.

ameixa preta

Ameixa preta engorda?

A fruta in natura não tem nenhuma contraindicação para quem quer emagrecer, pois tem baixo nível calórico. A fim de se ter uma ideia, cada unidade tem apenas 30 calorias, levando a crer que, de fato, ajuda no emagrecimento. A ameixa seca, se consumida com moderação, é uma aliada na perda de peso.

Contudo, por ter maior índice de açúcar, pode ser transformada em vilã. Sendo assim, a ameixa preta emagrece? Não, apenas auxilia no processo, quando é consumida com moderação.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo