Cursos a distância ajudam a adquirir e a aprimorar habilidades

Inicio » Agronegócio » Cursos a distância ajudam a adquirir e a aprimorar habilidades
20/10/2020 Por
Cursos a distância ajudam a adquirir e a aprimorar habilidades

Cursos a distância trazem vantagens como autonomia no aprendizado e flexibilidade de horários. Posto que os cursos a distância oferecem inúmeros benefícios, você aprimorará e desenvolverá características profissionais e pessoais que farão toda a diferença junto ao mercado de trabalho.

Com a finalidade de atingir a excelência em sua área de atuação, o sucesso nos cursos a distância depende, em grande medida, de você mesmo. Ou por outra, sua capacidade de organização é crucial para o prosseguimento dos estudos, planejando o seu cronograma e sistematizando o seu aprendizado.

Cursos a distância

O que são cursos a distância?

Os cursos a distância representam uma modalidade de ensino que vem ganhando um número cada vez maior de adeptos. Sob o mesmo ponto de vista, antes de iniciar os seus estudos, é indispensável contar com um acesso de qualidade à internet, além de alguns conhecimentos elementares de informática.

Assim como a sua navegação nas plataformas digitais disponibilizadas é consideravelmente simples, bastará conhecer o mínimo a respeito da utilização da internet e do computador (como digitar mensagens em chats, acessar sites, editar textos, enviar e-mails, ligar a máquina, etc).

Com a finalidade de desenvolver os seus conhecimentos adequadamente, é recomendável ter um local preparado previamente, a fim de acompanhar o seu curso. Ou por outra, este local pode ser um escritório, quarto ou sala.

No momento em que estiver selecionando o ambiente para estudar, assegure-se:

  • da existência de espaço;
  • pouca circulação de terceiros;
  • silêncio;
  • boa luminosidade, para que você organize os seus materiais de estudos.

Acima de tudo, lembre-se de que a sala de aula será um ambiente virtual. Anteriormente, quanto mais utilizá-lo, tanto melhor será a sua adaptação às ferramentas disponíveis.

Assim, tenha em mente que as exigências em cursos a distância são iguais ou, até mesmo, superiores em relação às modalidades presenciais. Por certo, ao estudar em casa, a sua disciplina terá que ser redobrada!

Outrossim, as aulas também podem ocorrer diretamente nas plataformas digitais dos cursos escolhidos. De acordo com a programação adotada, elas podem ser transmitidas ao vivo ou gravadas. Depende do caso.

Isto é, além de conteúdos transmitidos em tempo real, as provas também podem ocorrer online, sendo monitoradas por cronômetros que, eventualmente, definirão o tempo máximo para a conclusão de cada exame.

Cursos a distância

Cursos de suinocultura

Os cursos de suinocultura voltam-se, entre outros aspectos, a conscientizar os alunos da importância de garantir a eficiência na produtividade das criações de suínos, demonstrando como definir focos de atenção, gerenciar custos, mensurar resultados e comparativos. É provável que os temas que envolvam o impacto econômico da reposição também adquiram grande destaque.

A saber, os alunos deverão conhecer, por exemplo, quanto custa exatamente uma leitoa, considerando todos os momentos do seu ciclo de vida: desde a sua seleção até chegar na primeira cobertura. Em outras palavras, você poderá aprender como programar e calcular a reposição, incluindo elementos como a mortalidade de plantel nesses centros de custos.

Assim que a distribuição prevista dos ciclos em um plantel for dominada pelo aluno, será possível progredir para o desenvolvimento de alertas em ampliações e situações de alojamento.

Do mesmo modo, os desempenhos reprodutivos da OP1 e o seu impacto junto à produtividade das granjas poderá ser explicado por meio de discussões baseadas em dados das granjas atendidas.

Contudo, as monitorias são ensinadas a partir:

  • do gerenciamento estratégico relacionado ao descarte de matrizes;
  • das diferentes classificações entre descartes involuntários e voluntários;
  • dos requisitos necessários para classificar matrizes aptas;
  • dos momentos para intervenções corretivas;
  • de avaliações ajustadas à realidade da produção.

Embora a gestão assertiva de dias não produtivos deva ser abordada, o estudante não perderá de vista a importância desse indicador. Bem como adquirirá os referenciais imprescindíveis para discernir entre mitos e verdades, sabendo como gerir o DNP, maximizando a renda do sistema de produção.

Só para exemplificar, a situação atual e a análise de informações das granjas brasileiras em comparação com as americanas podem ser, no curso, articuladas aos impactos econômicos advindos da mortalidade das matrizes.

Cursos a distância

Objetivos centrais dos cursos de suinocultura

A fim de instruir os estudos sobre as diversas formas de desperdícios e os pontos cegos existentes, a utilização de ferramentas que possibilitem controles de fácil compreensão pelas equipes tende a ser associada aos impactos dos desempenhos reprodutivos nas conversões de plantel.

Ademais, discussões relativas a ações corretivas e preventivas são incorporadas à importância da observação dos devidos cuidados com gestações coletivas, consumo de água e o diagnóstico dos fatores de risco.

Aliás, a capacitação dos futuros profissionais é, dessa maneira, evidenciada como um dos principais objetivos dos cursos, a partir do momento em que os estudantes elevam, paulatinamente, sua compreensão da produção de suínos enquanto negócio.

Posto que a intenção do curso passa, também, por preparar os estudantes para focarem em gargalos que realmente impactam financeiramente na produção de suínos, os cursos a distância devem apresentar os indicadores centrais de produtividade a serem monitorados para otimizar a lucratividade.

Com o propósito de assegurar a viabilidade dos negócios, a gestão de equipes é enfocada, a partir de ferramentas práticas e úteis, desde um ponto de vista da gestão visual de metodologias e dados que assegurem a rotina a manutenção de manejos implantados.

Nesse sentido, os alunos conhecem os modelos de remuneração variável, baseando-se em resultados auditáveis. Com o fim de atingir esses objetivos, são apresentados, em profundidade, temas como:

  • O atendimento às demandas de transporte, diminuindo os custos e os tempos de espera;
  • A logística mais adequada ao transporte de suínos;
  • A eficiência na utilização de mão de obra em jornadas de 8 horas de trabalho diário;
  • A gestão de tempo das equipes.

Cursos de agronegócio

Os cursos de agronegócio estão em alta. Só para ilustrar, lembre-se de que a expansão das atividades agrícolas e sua consequente modernização vem exigindo, no Brasil, novas competências e habilidades dos profissionais que atuam na área.

Por analogia, caso você aproveitar essa excelente oportunidade (uma das mais indicadas entre os cursos a distância), é possível encontrar formações com durações variáveis, porém, focadas nas mais práticas questões dessa profissão.

Em síntese, esses cursos a distância costumam se concentrar nas partes técnicas e operacionais do agronegócio, para que os estudantes ingressem rapidamente no mercado, destacando-se com qualificações voltadas às efetivas necessidades dessa indústria. Sem dúvida, vale a pena ficar de olho no mercado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo