Cursos com certificado permitem trabalhar melhor no campo

Inicio » Agronegócio » Cursos com certificado permitem trabalhar melhor no campo
20/10/2020 Por
Cursos com certificado permitem trabalhar melhor no campo

Cursos com certificado possibilitam ao estudante adquirir maiores chances de sucesso junto ao mercado de trabalho. Os cursos com certificado não podem ser resumidos, apenas, a uma comprovação de conhecimentos obtidos. Assim como se trata de uma excelente forma de obter novas oportunidades, eles propiciam uma grande vantagem no momento de buscar um emprego qualificado no campo.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, um excelente exemplo, a partir dos programas de especialização em agronegócio ou em agronomia, de como os cursos com certificado podem impactar positivamente na sua carreira. Boa leitura!

Cursos com certificado

Cursos de especialização em agronomia

A identidade profissional dos agrônomos é considerada muito eclética. Em outras palavras, os estudantes entram em contato direto com conhecimentos oriundos das ciências econômicas, exatas, biológicas e, ainda, sociais.

Anteriormente, é preciso ressaltar que esse tipo de capacitação mais ampla pode capacitar os futuros profissionais para intervirem em processos que envolvem atividades com animais e plantas.

Com fim de obter uma formação completa, ao se especializar em agronomia, você aprenderá, também, princípios essenciais da gestão de pessoas. Acima de tudo, um dos principais requisitos para atuar nessa área é, justamente, o interesse multidisciplinar.

Como resultado, o agrônomo especializado é capaz de realizar funções em todas as fases do agronegócio. Se acaso desejar, ele poderá atuar desde a preparação de um rebanhou ou lavoura até os processos industrializados de produção, distribuição e armazenamento de produtos.

Ao passo que os conhecimentos obtidos otimizam o cultivo e o preparo do solo, essa intervenção qualificada se traduz em benefícios às colheitas de grãos, ao abate, reprodução e alimentação de rebanhos, etc. Só para exemplificar, os agrônomos atuam em contextos industriais gerenciando a comercialização e a produção dos mais diversos tipos de mercadorias.

Enquanto exista a possibilidade de trabalhar tanto em grandes indústrias urbanas ou em propriedades rurais, o interesse pela produção e pela vida no campo é de suma importância para todos que pretendem seguir nessa carreira.

Ou seja, os produtos de suas atividades sempre terão uma vinculação direta com as questões relativas à terra. Com efeito, para lidar com condições variáveis (desde a alta tecnologia presente nas grandes indústrias até a simplicidade das atividades desempenhadas nas pequenas propriedades), a adaptabilidade e flexibilidade do agrônomo são características imprescindíveis.

Mercado de trabalho

Sem dúvida, o mercado de trabalho recebe melhor, de modo geral, os profissionais que se mostram aplicados aos seus estudos, lidam adequadamente com dados e números estatísticos e desenvolvem proficiência na resolução de problemas.

De maneira idêntica, o agrônomo especializado é o profissional responsável pela solução e identificação de quaisquer desafios relativos à produção rural. Isto é, na atualidade, ter interesse em inovações tecnológicas, mantendo-se constantemente atualizado, é um valioso requisito na área agronômica.

Só que os profissionais devem saber articular seus conhecimentos, a fim de incrementar a produtividade e a qualidade da criação de animais, das plantações e das produções agropecuárias sob a sua intervenção.

Inegavelmente, em uma área de tamanha abrangência quanto a agronomia, existem muitas oportunidades de atuação para os profissionais especializados. Do mesmo modo, além das diversas funções em que eles podem atuar, os agrônomos tendem a ser absorvidos por um mercado aquecido no Brasil.

Em princípio há, no Brasil, uma profunda tradição ruralista, consolidando essa produção como a nossa principal atividade econômica. De tal sorte que, no Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) há quase 300 mil profissionais ativamente registrados.

Igualmente, o país é um exportador importante de produtos agropecuários, tais como carne bovina, grãos de soja, laranja, açúcar, café, entre outros. Todavia, as reservas de terra existentes e a disponibilidade de nossos recursos naturais fazem com que os ambientes sejam propícios ao crescimento da pecuária e da agricultura.

Assim, os investimentos provados e governamentais garantem um pujante desenvolvimento tecnológico no setor, fazendo com que o país se fortaleça nos cenários competitivos globais.

Bem como os elementos supracitados, o profissional encontrará um mercado bastante promissor, inclusive, em termos salariais. Conforme mencionado, aqueles que investem continuamente em aprimoramentos e especializações são valorizados ainda mais, pois o mercado demanda uma visão inovadora.

Cursos com certificado

Área de atuação

A saber, a gama de oportunidades na profissão é bem ampla. Os agrônomos podem trabalhar nas cidades ou no campo, em instituições privadas ou públicas e, também, construir carreiras autônomas como consultores. Entre essas possibilidades, destacam-se:

Iniciativa privada

Nas empresas particulares, a administração das propriedades rurais reflete o contexto principal da atuação profissional dos agrônomos. Em contrapartida, eles podem exercer suas funções em locais como abatedouros, granjas e fazendas, a partir do gerenciamento de todas as fases da produção animal e vegetal.

Por conseguinte, as funções realizadas estão vinculadas, sobretudo, à:

  • Melhoramento genético;
  • A nutrição animal;
  • Mecanização de processos;
  • Administração rural;
  • Processamento dos produtos agropecuários;
  • Utilização de fertilizantes;
  • Combate a pragas;
  • Manejo do solo.

Nesse hiato, os agrônomos podem ocupar postos em indústrias agropecuárias. Em tais espaços, são realizadas atividades de distribuição, armazenamento e fabricação de produtos. Nesse sentido, os profissionais usam seus conhecimentos visando assegurar a produtividade e a qualidade.

Cursos com certificado

Terceiro setor e serviço público

Por menos que pareça, à primeira vista, a relevância dos cursos com certificado revela-se, também, para os profissionais que almejam, de uma forma ou de outra, ingressar no setor público.

Primeiramente, fora dos setores privados, os agrônomos podem atuar junto a projetos sociais relacionados ao campo, como a concessão de créditos rurais para os produtores de grande, médio ou pequeno porte.

De tal forma, há vagas em instituições governamentais (por exemplo, no Ministério da Agricultura, além de secretarias municipais e estaduais), em ONGs (Organizações Não Governamentais) e cooperativas. Logo após conhecerem as oportunidades disponíveis, muitos agrônomos optam pelo serviço público, com especial destaque para a área de fiscalização.

Trabalho autônomo

Antes que você verifique as opções anteriores, é altamente recomendável analisar a viabilidade de abrir um próprio negócio, em detrimento dos postos de trabalho mais formais.

Com o intuito de atingir bons resultados na carreira e o consequente sucesso financeiro, vale destacar que prestar serviços de consultoria vem se mostrando uma alternativa bastante interessante aos agrônomos que passaram por bons cursos com certificado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo