Enxurrada é temida e pode gerar muitos prejuízos para o produtor rural

Inicio » Agronegócio » Enxurrada é temida e pode gerar muitos prejuízos para o produtor rural
20/08/2019 Por
Enxurrada é temida e pode gerar muitos prejuízos para o produtor rural

Ocorrência de enxurrada pode prejudicar ou beneficiar o produtor rural, de acordo com a sua estrutura

A enxurrada é um evento que ocorre de forma natural, geralmente por conta de fortes chuvas e a falta de estrutura para o seu escoamento em determinadas áreas. Em boa parte dos casos, as suas consequências não são nada sutis ou agradáveis, podendo causar uma série de prejuízos para diferentes bens e até para a vida do ser humano.  ser fatais, carregando casas, carros e objetos.

No entanto, não são somente as casas, os carros, os objetos e a vida humana que estão sujeitos à ação de uma enxurrada. E enquanto o resultado deste acontecimento pode ser bastante negativo para uns, na agropecuária as suas consequências podem tanto ser positivas como negativas; dependendo, principalmente, da área de atuação do produtor e do seu nível de estrutura e preparo para eventos do tipo.

Enxurrada que ocasionou no deslocamento de lama

O que é enxurrada?

A enxurrada é caracterizada por uma grande quantidade de água (geralmente da chuva) em movimento. Esse volume é impulsionado com rapidez, força e até certa violência; o que torna a ocorrência dona de um grande poder de destruição. A enxurrada é bastante perigosa e pode causar danos dos mais diversos pelos caminhos em que passar.

Tendo em mente que as enxurradas, geralmente, acontecem em função de mudanças repentinas no clima combinados à falta de estrutura de uma determinada região; não é difícil imaginar que não  há formas de prever o tempo de duração da ocorrência e nem o seu nível de impacto.

Por isso, é importante que cada área específica seja analisada; permitindo que o suporte e a estrutura necessários para minimizar as consequências de uma ocorrência do tipo sejam providenciados.

Em regiões baixas, portanto, o cuidado deve ser redobrado; seja na cidade grande e urbana ou no campo. Isso porque a tendência desse tipo de área é a de receber ainda mais água em uma enxurrada; já que, além do volume normal da ocorrência, ela recebe, também, o volume “escoado”de regiões mais altas.

Consequências da enxurrada

Embora a maioria das enxurradas seja provocada por chuvas em grande volume, também há a ocorrência da enxurrada de lama; que poder acarretar em consequências e prejuízos ainda maiores que os provocados pela força da água.

Exemplos bastante recentes disso são os que aconteceram no Brasil, dentro dos últimos cinco anos, nas cidades de Mariana e Brumadinho, no estado de Minas Gerais. Como resultado da queda de barragens, as cidades foram atingidas por enxurradas de lama de grande volume e intensidade; destruindo parte das cidades, além de moradias, bens diversos e muitas vidas.

Para se ter uma ideia da força da enxurrada desse tipo de ocasião, calcula-se que a velocidade da lama durante a ocorrência em Brumadinho tenha chegado a mais de 76 km por hora.

Nos casos em que a enxurrada é provocada pela água, os danos não podem ser considerados leves. A força da água é suficiente para deslocar árvores, veículos e levar muitas pessoas que possam estar pelo caminho. Mas, além dos estragos já citados, também vale ressaltar os perigos que ela deixa por onde passa.

Perigos da enxurrada

Por conta do seu poder de deslocamento de água e de tudo o que possa estar pela sua frente, a enxurrada também é capaz de levar consigo uma grande quantidade de sujeira e doenças. Transmitida pelo contato direto com a urina de ratos, a leptospirose é uma das doenças que tem sua chance contaminação potencializada em função de enxurradas.

Por isso, é indicado que as pessoas em regiões de enxurradas se protejam para passara pela água acumulada; e isso pode ser feito com a ajuda de acessórios como luvas e galochas, por exemplo.

Febre, dor muscular, enjoo e dores de cabeça são alguns dos sintomas mais clássicos com contágio pela doença e;por isso, é indicado ficar atento a estes sinais depois da exposição à água de enchente ou enxurrada.

Além disso, vale lembrar que a limpeza dos objetos de casa que tenham entrado em contato com essa água também deve ser feita; junto com uma análise criteriosa para definir que tipo de objeto deve ser jogado fora para evitar qualquer perigo futuro.

Enxurrada devastando plantações

Enxurrada e a agricultura

As enxurradas podem ser muito prejudiciais para o setor agrícola, uma vez que a força da água pode destruir cultivos e causar perdas irreparáveis. No entanto, o uso de métodos como a cisterna de enxurrada pode ser uma solução eficaz, desafogando a água de chuva e a transferindo para poços.

A água extraída das enxurradas em campos agrícolas pode ser facilmente reutilizada, contanto que haja uma estrutura pronta para isso. Dessa forma, além de diminuir os prejuízos na plantação, o produtor também economiza gastos com a água; necessária para a continuidade de suas culturas.

A existência desse tipo de estrutura é muito importantes no ambiente agrícola; já que, por não contar com facilitadores do escoamento da água (como bueiros, por exemplo), esse tipo de ambiente só pode contar com o poder de absorção do solo para garantir que a água acumulada desapareça.

Assim, as cisternas se tornam uma ótima opção para o produtor que busca praticidade e eficiência. Além de garantir uma água sem impurezas e em  bom estado de uso para plantações, por exemplo.

Vale ressaltar que as enxurradas em ambientes rurais também têm um grande potencial para a propagação de doenças. Por isso, é fundamental que o produtor tenha o cuidado de higienizar a área e os produtos que tenham contato com esse tipo de ocorrência; evitando o consumo de alimentos contaminados no futuro, por exemplo.

Enxurrada em região rural

Enxurrada na pecuária

Assim como na agricultura, a pecuária também pode sofrer com diferentes tipos de prejuízos causados pela ocorrência de enxurradas. Isso porque, além de poder prejudicar rebanhos inteiros que estejam localizados em áreas sem estrutura; o acontecimento também pode acabar levando doenças ao gado.

Assim, o prejuízo de uma enxurrada é quase certo para o produtor; que pode tanto perder o gado para os problemas da própria enxurrada, como o afogamento em uma enchente, como para as doenças que ela pode trazer consigo.

Cuidados com a enxurrada

Além dos cuidados referente as doenças presentes na água, também é necessário tomar providencias para evitar outros perigos da enxurrada; como a estruturação de um sistema de escoamento em áreas mais baixas ou mesmo a evacuação de moradias localizadas em áreas de risco durante situações de perigo eminente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo