Escondidinho de carne moída: como fazer essa delícia?

Inicio » Agronegócio » Escondidinho de carne moída: como fazer essa delícia?
20/10/2020 Por
Escondidinho de carne moída: como fazer essa delícia?

Escondidinho de carne moída é de fácil preparo. O escondidinho de carne moída é um prato popular no país. Embora seja uma das receitas mais consumidas no Brasil, o escondidinho pode ser feito com uma enorme variedade de carnes como, por exemplo, frango, peixe, carne seca, camarão, carne de porco, entre outros.

Além disso, o prato pode acompanhar uma série de purês feitos de batata, mandioca ou batata doce. A receita original é o escondidinho de carne moída feito com batata amassada, sendo um prato delicioso e de preparo simples. Conheça a seguir a origem do prato e descubra como preparar essa receita de maneira descomplicada e saborosa.

Escondidinho de carne moída

O que é escondidinho de carne moída?

Escondidinho de carne moída é um prato muito popular no Brasil, em especial nos estados nordestinos do país. Além da carne moída, a receita é preparada com purê de mandioca – conhecida também como macaxeira ou aipim – e temperado com queijo coalho gratinado e manteiga de garrafa.

Embora a origem do escondidinho não seja precisa, muitos especialistas indicam que a receita surgiu, muito provavelmente, no Nordeste do Brasil. Apesar de ser muito popular na região, a iguaria é apreciada igualmente ao longo dos demais estados brasileiros.

Origem do escondidinho

Uma das receitas mais populares e simples de escondidinho é aquela que leva uma camada de carne moída entre demais camadas de purê de mandioca, também chamada no Brasil de aipim, acolá, macaxeira e acá.

A ideia da iguaria está mesmo em esconder a camada de carne como se fosse um recheio surpresa para aquele que degusta a saborosa combinação.

Na cultura do Nordeste, a carne nas receitas ultrapassa o simples paladar. De fato, ter carne à mesa significa ter acesso à comida de qualidade, poderes, status e fartura, tendo, assim, um valor propriamente cultural.

Assim sendo, o modo como a carne é encarada na região explica o porquê ela fica escondida na mistura, como um gran finale.

A receita de escondidinho original, que leva mandioca e carne seca, é relativamente uma novidade. Isso pode ser constatado devido à receita não constar na literatura tradicional da cozinha brasileira.

No entanto, acredita-se que a mistura desses ingredientes seja antiga. Afinal de contas, a carne de sol faz parte da cultura do Nordeste. Isto é, misturá-las à mandioca e seus derivados é considerado parte de uma tradição, uma vez que se tratam de dois típicos produtos da região nordestina.

A partir disso, o acréscimo de manteiga de garrafa e queijo coalho dispensa explicações.

Escondidinho de carne moída

Clássico contemporâneo

Pode-se dizer que o escondidinho de carne moída é uma receita contemporânea que já nasceu com um status tradicional de clássico. Sem dúvida, a receita é tão deliciosa e precisa que conquistou inúmeras variações e adeptos em todos os cantos do Brasil.

No escondidinho, é possível esconder de um tudo, desde legumes a frutos do mar, passando por bacalhau, frango, camarão e costela.

Além disso, há também variedades quando o assunto é a cobertura para a camada de purê que acompanha a carne do prato. Neste caso, é possível encontrar ingredientes como, por exemplo, inhame, abóbora, mandioquinha, batata-doce e purê de batata tradicional.

De fato, essa brincadeira de esconde-esconde não tem nenhum segredo, afinal, é de preparo bastante descomplicado.

Em suma, basta um refogado de qualidade com legumes ou carne de sua preferência, acompanhado de uma cobertura com algum purê que case bem com os demais ingredientes. Em seguida, é só levar a travessa para o forno e deixá-la gratinar pelo tempo necessário para o queijo derreter ou ficar no ponto desejado pelo cozinheiro.

Se você faz parte do time de cozinheiros que gosta de usar a criatividade na cozinha, é possível incrementar o seu escondidinho com os mais diversos tipos de queijo. Entretanto, é indicado ter algum cuidado e atenção ao separar os ingredientes a serem combinados.

Independente daquilo que você for esconder no recheio do escondidinho, é de suma importância que a mistura como um todo seja consistente. Desse modo, contrasta com a deliciosa cremosidade do seu purê.

Se você ainda não sabe como fazer escondidinho de carne moída, confira abaixo uma receita tradicional, saborosa e muito simples! Se você é um iniciante na cozinha, não se preocupe, pois o prato não apresenta grandes dificuldades na hora do preparo. Veja tudo abaixo!

Como fazer escondidinho de carne moída?

A receita de escondidinho de carne moída pode se revelar mais simples do que a maioria imagina. De fato, por se tratar de uma deliciosa combinação, muitos são levados a acreditar que seu preparo é complicado e destinado às mãos mais experientes.

No entanto, provaremos a seguir como um escondidinho de carne moída com batata pode ser uma ótima escolha para os dias mais frios que estão chegando. Pegue o seu bloquinho e anote os ingredientes, pois você não vai querer perder essa delícia!

Escondidinho de carne moída

Receita de escondidinho de carne moída

Ingredientes de escondidinho de carne moída com batata

  • 1 kg de batata de sua preferência;
  • 200 g de queijo coalho;
  • 2 dentes de alho;
  • 500 g de carne moída;
  • 1 cebola;
  • 1 fiozinho de azeite;
  • Tempero verde a gosto;
  • Pimenta branca e sal a gosto;
  • 2 colheres de manteiga de garrafa;
  • 1 copo e meio de leite.

Modo de preparo

Primeiramente, comece descascando as batatas e cortando ao meio. Em seguida, cozinhe as batatas descascadas e cortadas ao meio com sal e água.

Após estarem devidamente cozidas, amasse as batatas e adicione a manteiga e o leite. Mexa a mistura pacientemente até obter uma consistência de purê cremoso e homogêneo. Reserve o seu purê de batata enquanto prepara a sua carne moída.

Comece o cozimento adicionando os dentes de alho, a cebola e o fiozinho de azeite em uma panela de tamanho adequado. Feito isso, refogue devidamente a carne moída, temperando com cheiro verde, pimenta branca e sal a gosto. Cozinhe a sua carne moída até a água secar e depois reserve como fez com o purê.

Cubra o refratário ou travessa com purê de batatas, uma camada de queijo coalho e uma camada de carne moída. Em seguida, adicione mais uma camada generosa de purê de batatas e finalize a combinação com mais queijo coalho. Além disso, você pode polvilhar a última camada do prato com queijo ralado.

Por fim, leve a travessa ou refratário até um forno para que o queijo do seu escondidinho de carne moída derreta. Retire o recipiente quando o queijo estiver gratinado e douradinho. Depois, é só servir e se deliciar com essa receita descomplicada e cheia de sabor e tradição!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo