Estábulo é uma construção agrícola para abrigar os animais

Inicio » Pecuária » Estábulo é uma construção agrícola para abrigar os animais
04/06/2019 Por
Estábulo é uma construção agrícola para abrigar os animais

O estábulo pode ser construído de diferentes formas e tamanhos, entretanto, seu objetivo principal é oferecer abrigo para a criação

O estábulo é muito utilizado em fazendas que criem gado e cavalos, por exemplo. Neste local os animais descansam, recebem alimentação e são medicados.

O estábulo é um lugar de segurança para a criação, sendo que as acomodações e o conforto ajudam a diminuir o nível de stress dos animais.

Estábulo

O que é um estábulo?

Estábulo é uma edificação agrícola que serve de moradia para os animais domésticos, principalmente bovinos e equinos. Nessa construção os animais podem se abrigar do mal tempo, descansam, recebem alimentos e são medicados.

Também é no estábulo que podem ser guardados os mantimentos e instrumentos de trabalho dos animais, como os arreios dos cavalos, por exemplo.

A origem da palavra

O significado de estábulo, conforme o dicionário da língua portuguesa, explica que é um local coberto utilizado para abrigar o gado. Também se refere a um estabelecimento onde se abrigam os cavalos e seus arreios.

A palavra, então, vem do latim “stabulum” e pode ser utilizada através de alguns sinônimos. Muitas pessoas também se referem a estas construções por meio de outras denominações, como:

  • Cavalariça
  • Estrebaria
  • Cocheira

Estábulo

Tipos de estábulo

O estábulo, portanto, pode ser construído de diversas formas, modernas ou com estilo mais antigo. Existem construções bastante simples, mas que suprem as necessidades dos animais, assim como prédios modernos com equipamentos automatizados.

Acredita-se que os estábulos surgiram, então, com a domesticação dos animais. Assim, quando o homem começou a criar cavalos e bois, foi necessário a construção de um local para que os animais ficassem abrigados e seguros.

Além disso, o estábulo também tinha a função de proteger o gado e os cavalos dos predadores naturais. Assim, a construção foi sendo aprimorada e tomando diversas características, conforme a região onde foi construída.

O que são baias?

As baias são espaços individuais construídas dentro de um estábulo. São muito utilizadas em estábulos para cavalos, por exemplo. São espaços onde os animais podem se alimentar e dormir de forma individual, sem dividirem o espaço com outros indivíduos. Assim, ele se sente confortável e em segurança. Geralmente o cavalo reconhece sua própria baia e consegue voltar para ela sozinho, sem ser guiado por uma pessoa, por exemplo.

A baia, seja para cavalos, caprinos ou suínos, deve ter o espaço necessário para que os animais consigam se movimentar, alcançar o alimento e a água sem esforço, e deitar para dormir. Isso auxilia no bem-estar da criação e, um ambiente confortável, diminui o nível de stress.

Estábulo

Diferenças entre as construções agrícolas

Algumas pessoas utilizam os termos curral e estábulo como sinônimos. Entretanto, alguns especialistas alegam que o curral seria uma construção diferente. Isso porque, nela, os animais não ficam protegidos do tempo.

O curral, então, seria um local aberto com delimitações, para que os animais não fujam. Ele tem o objetivo de cercar os animais, mas não necessariamente servir como um abrigo da chuva ou do sol – ao contrário dos objetivos do estábulo, que pode ser visto como um local de “moradia” para a criação.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo