Estação de monta: descubra o que é e a sua importância

Inicio » Pecuária » Estação de monta: descubra o que é e a sua importância
06/12/2020 Por
Estação de monta: descubra o que é e a sua importância

Setor de destaque no agro brasileiro, a pecuária leiteira e de corte são atividades desenvolvidas de Norte a Sul. Por isso, aderir a estação de monta, ou período de monta como também é chamado, pode ser uma boa opção para os produtores.

A estação de monta diz respeito a um período em que as fêmeas em período reprodutivo são expostas à fertilização. Ela pode trazer benefícios aos pecuaristas quando bem planejada e com manejo adequado.

Estação de monta

O que é estação de monta?

A estação de monta é uma técnica de manejo que apesar de simples, pode colaborar para elevar e qualificar a taxa de fertilidade das matrizes.

Na estação de monta, as vacas em fase reprodutiva são expostas ao processo de fertilização, seja com inseminação artificial ou natural, junto ao touro. Porém, para aumentar a eficácia e qualidade desse processo, a monta deve ocorrer em um determinado período do ano. Assim, será possível planejar os partos e em seguida os processos de desmame, vacinas, e demais manejos com os bezerros.

Estação de monta de bovinos

Contudo, para aumentar a eficiência reprodutiva, é preciso certo sincronismo entre esses períodos. Dessa forma, o que deve ser levado em consideração na hora de pensar a monta é o período de maior necessidade nutricional das vacas, que é justamente o período de lactação. Nessa fase a vaca necessita mais energia, proteínas, vitaminas e minerais. Esse período deve coincidir com a época onde há mais forragens disponíveis, que é a época de chuvas. Assim, é possível melhorar os índices reprodutivos, tendo em vista que no período de lactação deve haver disponibilidade de nutrientes, para que a atividade seguinte seja bem-sucedida, que é a reprodução.

No período pós-parto, as vacas vão perder um pouco de sua condição corporal mesmo sob boas condições, mas, com este manejo bem feito, estas perdas não resultarão em problemas na reprodução.

Ademais, a adoção desse manejo traz vantagens como:

  • poder adequar a época dos nascimentos, privilegiando a fertilidade das fêmeas futuramente;
  • aumenta a precisão na seleção das matrizes. As vacas que não ficam prenhas no período definido pela monta podem ser separados do plantel;
  • otimização da mão de obra e trabalho na propriedade, pois concentra as atividades num mesmo período de tempo.

Porém, ainda é importante lembrar mais alguns detalhes, como avaliação da fertilidade dos touros utilizados na monta para não comprometer a prenhez e avaliar as condições ginecológicas das vacas antes da estação.

Estação de monta

Estação de monta de ovinos

É possível planejar a monta também para ovinos, como uma técnica para melhorar o manejo e reprodução. A técnica é aplicada na ovinocultura de corte, visando a venda dos animais para abate. Essa produção de carneiros depende da prenhez da ovelha, por isso, é importante dar atenção para este manejo melhorar a eficiência e qualidade na reprodução do rebanho.

Porém, pode ser vantajoso a consultoria de um técnico ou médico veterinário especializado para definir como fazer estação de monta. Assim, é possível fazer um levantamento das características necessárias, desde econômicas ao preço do produto final.

Assim, o manejo da estação de monta tem mais chances de sucesso, trazendo resultados positivos para o produtor.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo